A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/7266 |
Resumo: | O objetivo neste trabalho foi identificar a percepção da imagem do farmacêutico, a qual foi subdivida em quatro dimensões: cognitiva, funcional, simbólica e emocional, baseadas nos modelos de Lindqvist (1974) e Stern, Zinkhan e Jaju (2001). Fez-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas com 23 stakeholders (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, discentes e docentes de Farmácia, farmacêuticos, usuários, entre outros) relacionados à profissão de farmacêutico. Os resultados indicam que para a dimensão funcional não há uma imagem específica do farmacêutico quanto aos aspectos tangíveis, pois a inseparabilidade exerce maior relevância na prestação de serviços. Para a dimensão cognitiva, os resultados apontam que não existe uma percepção clara de em que consiste a profissão e nem de suas atribuições. Na dimensão emocional a imagem do farmacêutico diz respeito às emoções evocadas antes, durante e após a prestação de um serviço. A dimensão simbólica mostrou que o farmacêutico tem significados que são representações assistencialistas e que remetem ao profissional como fonte confiável de informação. Os resultados obtidos nesse estudo podem ser empregados como norteadores para futuras ações estratégicas pelos conselhos regionais de farmácia de cada unidade federativa do Brasil e, principalmente, do Conselho Federal de Farmácia para um melhor posicionamento da imagem do profissional farmacêutico no mercado, podendo gerar maior satisfação no exercício da atividade pelo farmacêutico e uma possível valorização desse profissional para a sociedade. Ao final, faz-se uma análise comparativa entre a imagem do farmacêutico e as imagens de outros profissionais.Palavras-chave: Imagem. Imagem profissional. Farmacêutico. Dimensões da imagem. Profissional de saúde. Professional image: a study about the pharmacist Abstract The objective in this work was to identify the Pharmacist image perception, which was subdivided into four dimensions: cognitive, functional, symbolic and emotional, based on Lindqvist’s (1974) and Stern, Zinkhan and Jaju’s (2001) models. There was an exploratory research through interviews with 23 stakeholders (physicians, nurses, speech therapist, physical therapist, occupational therapist, Pharmacy students and teachers, Pharmacists, users, etc.) related to the Pharmacist profession. The results indicate that for the functional dimension there is a specific image pharmacist about the tangible aspects because the inseparability exerts greater relevance in the services provision. For the cognitive dimension, the results indicate that there is not a clear perception of what the profession is nor of its duties. In the emotional dimension of the Pharmacist image comes to emotions evoked before, during and after the service provision. The symbolic dimension showed that the Pharmacist has meanings that are welfare representations and that refer to the professional as a reliable information source. The results can be used as guidelines for future strategic actions by regional pharmacy councils in each federal unit in Brazil and especially of the Federal Pharmacy Council for better positioning of the pharmaceutical professional image in the market and it can generate better satisfaction in the activity performance by the Pharmacist and a possible valorization of this professional to society. At the end, is held it a comparative analysis between the pharmacist’s image and other professions als’ ones.Keywords: Image. Professional image. Pharmacist. Image dimensions. Healthcare professional. |
id |
UNOESC-4_05761a35b22c9aeae4332d4197194d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/7266 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO O objetivo neste trabalho foi identificar a percepção da imagem do farmacêutico, a qual foi subdivida em quatro dimensões: cognitiva, funcional, simbólica e emocional, baseadas nos modelos de Lindqvist (1974) e Stern, Zinkhan e Jaju (2001). Fez-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas com 23 stakeholders (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, discentes e docentes de Farmácia, farmacêuticos, usuários, entre outros) relacionados à profissão de farmacêutico. Os resultados indicam que para a dimensão funcional não há uma imagem específica do farmacêutico quanto aos aspectos tangíveis, pois a inseparabilidade exerce maior relevância na prestação de serviços. Para a dimensão cognitiva, os resultados apontam que não existe uma percepção clara de em que consiste a profissão e nem de suas atribuições. Na dimensão emocional a imagem do farmacêutico diz respeito às emoções evocadas antes, durante e após a prestação de um serviço. A dimensão simbólica mostrou que o farmacêutico tem significados que são representações assistencialistas e que remetem ao profissional como fonte confiável de informação. Os resultados obtidos nesse estudo podem ser empregados como norteadores para futuras ações estratégicas pelos conselhos regionais de farmácia de cada unidade federativa do Brasil e, principalmente, do Conselho Federal de Farmácia para um melhor posicionamento da imagem do profissional farmacêutico no mercado, podendo gerar maior satisfação no exercício da atividade pelo farmacêutico e uma possível valorização desse profissional para a sociedade. Ao final, faz-se uma análise comparativa entre a imagem do farmacêutico e as imagens de outros profissionais.Palavras-chave: Imagem. Imagem profissional. Farmacêutico. Dimensões da imagem. Profissional de saúde. Professional image: a study about the pharmacist Abstract The objective in this work was to identify the Pharmacist image perception, which was subdivided into four dimensions: cognitive, functional, symbolic and emotional, based on Lindqvist’s (1974) and Stern, Zinkhan and Jaju’s (2001) models. There was an exploratory research through interviews with 23 stakeholders (physicians, nurses, speech therapist, physical therapist, occupational therapist, Pharmacy students and teachers, Pharmacists, users, etc.) related to the Pharmacist profession. The results indicate that for the functional dimension there is a specific image pharmacist about the tangible aspects because the inseparability exerts greater relevance in the services provision. For the cognitive dimension, the results indicate that there is not a clear perception of what the profession is nor of its duties. In the emotional dimension of the Pharmacist image comes to emotions evoked before, during and after the service provision. The symbolic dimension showed that the Pharmacist has meanings that are welfare representations and that refer to the professional as a reliable information source. The results can be used as guidelines for future strategic actions by regional pharmacy councils in each federal unit in Brazil and especially of the Federal Pharmacy Council for better positioning of the pharmaceutical professional image in the market and it can generate better satisfaction in the activity performance by the Pharmacist and a possible valorization of this professional to society. At the end, is held it a comparative analysis between the pharmacist’s image and other professions als’ ones.Keywords: Image. Professional image. Pharmacist. Image dimensions. Healthcare professional.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/726610.18593/race.v15i3.7266RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 15 No. 3 (2016): RACE_v. 15_n_3_set./dez. 2016; 1007-1034RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 15 n. 3 (2016): RACE_v. 15_n_3_set./dez. 2016; 1007-10342179-49361678-648310.18593/race.v15i3reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/7266/pdfCopyright (c) 2016 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Claudiney LuisMoura, Luiz Rodrigo CunhaSouki, Gustavo Quiroga2019-07-10T20:07:57Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/7266Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:07:57RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
title |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
spellingShingle |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO Ferreira, Claudiney Luis |
title_short |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
title_full |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
title_fullStr |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
title_full_unstemmed |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
title_sort |
A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO |
author |
Ferreira, Claudiney Luis |
author_facet |
Ferreira, Claudiney Luis Moura, Luiz Rodrigo Cunha Souki, Gustavo Quiroga |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Luiz Rodrigo Cunha Souki, Gustavo Quiroga |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Claudiney Luis Moura, Luiz Rodrigo Cunha Souki, Gustavo Quiroga |
description |
O objetivo neste trabalho foi identificar a percepção da imagem do farmacêutico, a qual foi subdivida em quatro dimensões: cognitiva, funcional, simbólica e emocional, baseadas nos modelos de Lindqvist (1974) e Stern, Zinkhan e Jaju (2001). Fez-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas com 23 stakeholders (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, discentes e docentes de Farmácia, farmacêuticos, usuários, entre outros) relacionados à profissão de farmacêutico. Os resultados indicam que para a dimensão funcional não há uma imagem específica do farmacêutico quanto aos aspectos tangíveis, pois a inseparabilidade exerce maior relevância na prestação de serviços. Para a dimensão cognitiva, os resultados apontam que não existe uma percepção clara de em que consiste a profissão e nem de suas atribuições. Na dimensão emocional a imagem do farmacêutico diz respeito às emoções evocadas antes, durante e após a prestação de um serviço. A dimensão simbólica mostrou que o farmacêutico tem significados que são representações assistencialistas e que remetem ao profissional como fonte confiável de informação. Os resultados obtidos nesse estudo podem ser empregados como norteadores para futuras ações estratégicas pelos conselhos regionais de farmácia de cada unidade federativa do Brasil e, principalmente, do Conselho Federal de Farmácia para um melhor posicionamento da imagem do profissional farmacêutico no mercado, podendo gerar maior satisfação no exercício da atividade pelo farmacêutico e uma possível valorização desse profissional para a sociedade. Ao final, faz-se uma análise comparativa entre a imagem do farmacêutico e as imagens de outros profissionais.Palavras-chave: Imagem. Imagem profissional. Farmacêutico. Dimensões da imagem. Profissional de saúde. Professional image: a study about the pharmacist Abstract The objective in this work was to identify the Pharmacist image perception, which was subdivided into four dimensions: cognitive, functional, symbolic and emotional, based on Lindqvist’s (1974) and Stern, Zinkhan and Jaju’s (2001) models. There was an exploratory research through interviews with 23 stakeholders (physicians, nurses, speech therapist, physical therapist, occupational therapist, Pharmacy students and teachers, Pharmacists, users, etc.) related to the Pharmacist profession. The results indicate that for the functional dimension there is a specific image pharmacist about the tangible aspects because the inseparability exerts greater relevance in the services provision. For the cognitive dimension, the results indicate that there is not a clear perception of what the profession is nor of its duties. In the emotional dimension of the Pharmacist image comes to emotions evoked before, during and after the service provision. The symbolic dimension showed that the Pharmacist has meanings that are welfare representations and that refer to the professional as a reliable information source. The results can be used as guidelines for future strategic actions by regional pharmacy councils in each federal unit in Brazil and especially of the Federal Pharmacy Council for better positioning of the pharmaceutical professional image in the market and it can generate better satisfaction in the activity performance by the Pharmacist and a possible valorization of this professional to society. At the end, is held it a comparative analysis between the pharmacist’s image and other professions als’ ones.Keywords: Image. Professional image. Pharmacist. Image dimensions. Healthcare professional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/7266 10.18593/race.v15i3.7266 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/7266 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v15i3.7266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/7266/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 15 No. 3 (2016): RACE_v. 15_n_3_set./dez. 2016; 1007-1034 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 15 n. 3 (2016): RACE_v. 15_n_3_set./dez. 2016; 1007-1034 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v15i3 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256152024711168 |