APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção de pessoas que atuam como artistas e que também possuem outra profissão, a respeito da aprendizagem e desenvolvimento de competências por meio das artes. Iniciou-se da ideia que atualmente o desempenho dos profissionais precisa ser capaz de responder às problemáticas diversas que emergem no contexto organizacional, exigindo o constante desenvolvimento de competências. Considerou-se neste estudo a possibilidade de o meio artístico contribuir à aprendizagem e à formação destas competências. Nesse sentido, em relação ao método, escolheu-se como campo de estudo um festival de artes da cidade de Porto Alegre, sendo realizadas 21 entrevistas semiestruturadas com profissionais participantes deste festival, com experiência artística e que tivessem outra profissão além das artes. Os resultados apontaram que as artes podem representar um recurso capaz de promover o desenvolvimento de competências em outras profissões, como a capacidade de improvisação, criatividade e flexibilidade. |
id |
UNOESC-4_257c95754d42d74461ec4f701b094399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3444 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGOEste trabalho teve por objetivo analisar a percepção de pessoas que atuam como artistas e que também possuem outra profissão, a respeito da aprendizagem e desenvolvimento de competências por meio das artes. Iniciou-se da ideia que atualmente o desempenho dos profissionais precisa ser capaz de responder às problemáticas diversas que emergem no contexto organizacional, exigindo o constante desenvolvimento de competências. Considerou-se neste estudo a possibilidade de o meio artístico contribuir à aprendizagem e à formação destas competências. Nesse sentido, em relação ao método, escolheu-se como campo de estudo um festival de artes da cidade de Porto Alegre, sendo realizadas 21 entrevistas semiestruturadas com profissionais participantes deste festival, com experiência artística e que tivessem outra profissão além das artes. Os resultados apontaram que as artes podem representar um recurso capaz de promover o desenvolvimento de competências em outras profissões, como a capacidade de improvisação, criatividade e flexibilidade.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 121-154RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 121-1542179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444/pdf_23Flach, LeonardoMedeiros, Igor Baptista de OliveiraFigueiredo, Marina DantasOltramari, Andrea Poletoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:15Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3444Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:15RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
title |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO Flach, Leonardo |
title_short |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
title_full |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
title_sort |
APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS POR MEIO DAS ARTES: ATIVIDADE PROFISSIONAL E VIVÊNCIA ARTÍSTICA EM DIÁLOGO |
author |
Flach, Leonardo |
author_facet |
Flach, Leonardo Medeiros, Igor Baptista de Oliveira Figueiredo, Marina Dantas Oltramari, Andrea Poleto |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Igor Baptista de Oliveira Figueiredo, Marina Dantas Oltramari, Andrea Poleto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flach, Leonardo Medeiros, Igor Baptista de Oliveira Figueiredo, Marina Dantas Oltramari, Andrea Poleto |
description |
Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção de pessoas que atuam como artistas e que também possuem outra profissão, a respeito da aprendizagem e desenvolvimento de competências por meio das artes. Iniciou-se da ideia que atualmente o desempenho dos profissionais precisa ser capaz de responder às problemáticas diversas que emergem no contexto organizacional, exigindo o constante desenvolvimento de competências. Considerou-se neste estudo a possibilidade de o meio artístico contribuir à aprendizagem e à formação destas competências. Nesse sentido, em relação ao método, escolheu-se como campo de estudo um festival de artes da cidade de Porto Alegre, sendo realizadas 21 entrevistas semiestruturadas com profissionais participantes deste festival, com experiência artística e que tivessem outra profissão além das artes. Os resultados apontaram que as artes podem representar um recurso capaz de promover o desenvolvimento de competências em outras profissões, como a capacidade de improvisação, criatividade e flexibilidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444/pdf_23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 121-154 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 121-154 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256150819897344 |