É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2938 |
Resumo: | Em razão dos permanentes dilemas entre o capital e a educação, em especial quanto às questões ambientais, o sistema educacional emerge como repositório de soluções, mediante a ação competente dos docentes, visando adotar procedimentos que conciliem os interesses acadêmicos com os da sociedade, em um dialético processo intra e extraterritório. Para provocar a repaginação da consciência do discente, em destaque o de Administração, transportando-o para a efetividade ecológica e garantindo que sua conduta, enquanto futuro gestor, contribua para assegurar às futuras gerações um meio ambiente menos turbulento, ao professor cabe reunir, em sua estadia acadêmica, um conjunto de habilidades que assegure essa transformação paradigmática e cognitiva. Essa dinâmica – que concilia a intenção do professor e as expectativas dos discentes – funda-se em um permanente processo de inovação pedagógica, implicando a adoção de metodologias genuínas, negociadas e re-evolucionárias na relação ensino-aprendizagem, a partir da inexorável percepção do docente de que a sua competência – habilidades, conhecimentos, atitudes, valores, intenções, aptidões – constitui o repertório basilar para a incorporação – com sentido conteudístico, nexo temporal e perspectiva funcionalista – dos saberes relacionados à temática ambiental. |
id |
UNOESC-4_64c6856877d16db3c572ea89ff55ae1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2938 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICOEm razão dos permanentes dilemas entre o capital e a educação, em especial quanto às questões ambientais, o sistema educacional emerge como repositório de soluções, mediante a ação competente dos docentes, visando adotar procedimentos que conciliem os interesses acadêmicos com os da sociedade, em um dialético processo intra e extraterritório. Para provocar a repaginação da consciência do discente, em destaque o de Administração, transportando-o para a efetividade ecológica e garantindo que sua conduta, enquanto futuro gestor, contribua para assegurar às futuras gerações um meio ambiente menos turbulento, ao professor cabe reunir, em sua estadia acadêmica, um conjunto de habilidades que assegure essa transformação paradigmática e cognitiva. Essa dinâmica – que concilia a intenção do professor e as expectativas dos discentes – funda-se em um permanente processo de inovação pedagógica, implicando a adoção de metodologias genuínas, negociadas e re-evolucionárias na relação ensino-aprendizagem, a partir da inexorável percepção do docente de que a sua competência – habilidades, conhecimentos, atitudes, valores, intenções, aptidões – constitui o repertório basilar para a incorporação – com sentido conteudístico, nexo temporal e perspectiva funcionalista – dos saberes relacionados à temática ambiental.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2938RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 331-362RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 331-3622179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2938/pdf_35Guimarães, Jairo Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:25Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2938Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:25RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
title |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
spellingShingle |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO Guimarães, Jairo Carvalho |
title_short |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
title_full |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
title_fullStr |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
title_sort |
É A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ANTES UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA? UM ENSAIO NO TERRITÓRIO ACADÊMICO |
author |
Guimarães, Jairo Carvalho |
author_facet |
Guimarães, Jairo Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Jairo Carvalho |
description |
Em razão dos permanentes dilemas entre o capital e a educação, em especial quanto às questões ambientais, o sistema educacional emerge como repositório de soluções, mediante a ação competente dos docentes, visando adotar procedimentos que conciliem os interesses acadêmicos com os da sociedade, em um dialético processo intra e extraterritório. Para provocar a repaginação da consciência do discente, em destaque o de Administração, transportando-o para a efetividade ecológica e garantindo que sua conduta, enquanto futuro gestor, contribua para assegurar às futuras gerações um meio ambiente menos turbulento, ao professor cabe reunir, em sua estadia acadêmica, um conjunto de habilidades que assegure essa transformação paradigmática e cognitiva. Essa dinâmica – que concilia a intenção do professor e as expectativas dos discentes – funda-se em um permanente processo de inovação pedagógica, implicando a adoção de metodologias genuínas, negociadas e re-evolucionárias na relação ensino-aprendizagem, a partir da inexorável percepção do docente de que a sua competência – habilidades, conhecimentos, atitudes, valores, intenções, aptidões – constitui o repertório basilar para a incorporação – com sentido conteudístico, nexo temporal e perspectiva funcionalista – dos saberes relacionados à temática ambiental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2938 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2938/pdf_35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 331-362 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 331-362 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220425317253120 |