Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720 |
Resumo: | O estudo apresenta dados de uma rede de supermercados varejistas na região central do Rio Grande do Sul, baseado em entrevistas com os dirigentes e pesquisas em fontes secundárias. Em face das informações obtidas constatou-se que várias dessas empresas, após passarem por uma crise econômica na década de 90, foram induzidas a iniciar estudos para busca de alternativas estratégicas de sobrevivência no mercado. A partir disso, várias empresas passaram a gerenciar seus negócios e por meio da Organização de Redes, conseguiram determinar as estratégias de compra e venda de produtos em conjunto. Conforme a análise dos dados, a rede em estudo apresentou uma estratégia de negócio estruturada, buscando cada vez mais obter competitividade no mercado.Palavras-chave: Redes de Empresas. Competitividade. Estratégia. |
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Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porteO estudo apresenta dados de uma rede de supermercados varejistas na região central do Rio Grande do Sul, baseado em entrevistas com os dirigentes e pesquisas em fontes secundárias. Em face das informações obtidas constatou-se que várias dessas empresas, após passarem por uma crise econômica na década de 90, foram induzidas a iniciar estudos para busca de alternativas estratégicas de sobrevivência no mercado. A partir disso, várias empresas passaram a gerenciar seus negócios e por meio da Organização de Redes, conseguiram determinar as estratégias de compra e venda de produtos em conjunto. Conforme a análise dos dados, a rede em estudo apresentou uma estratégia de negócio estruturada, buscando cada vez mais obter competitividade no mercado.Palavras-chave: Redes de Empresas. Competitividade. Estratégia.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 4 No. 1 (2005): RACE_v. 4_n_1_jan./dez. 2005; 21-32RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 4 n. 1 (2005): RACE_v. 4_n_1_jan./dez. 2005; 21-322179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720/4781Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos Camfield, Claudio EduardoPolacinski, ÉdioPentiado Godoy, LeoniRamos Camfield, Luis HenriqueCoradini Bianchi, Renata2019-07-10T20:09:27Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8720Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:09:27RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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