Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Camfield, Claudio Eduardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Polacinski, Édio, Pentiado Godoy, Leoni, Ramos Camfield, Luis Henrique, Coradini Bianchi, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720
Resumo: O estudo apresenta dados de uma rede de supermercados varejistas na região central do Rio Grande do Sul, baseado em entrevistas com os dirigentes e pesquisas em fontes secundárias. Em face das informações obtidas constatou-se que várias dessas empresas, após passarem por uma crise econômica na década de 90, foram induzidas a iniciar estudos para busca de alternativas estratégicas de sobrevivência no mercado. A partir disso, várias empresas passaram a gerenciar seus negócios e por meio da Organização de Redes, conseguiram determinar as estratégias de compra e venda de produtos em conjunto. Conforme a análise dos dados, a rede em estudo apresentou uma estratégia de negócio estruturada, buscando cada vez mais obter competitividade no mercado.Palavras-chave: Redes de Empresas. Competitividade. Estratégia.
id UNOESC-4_74048a90d226268f83c8efeaeb186c66
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8720
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porteO estudo apresenta dados de uma rede de supermercados varejistas na região central do Rio Grande do Sul, baseado em entrevistas com os dirigentes e pesquisas em fontes secundárias. Em face das informações obtidas constatou-se que várias dessas empresas, após passarem por uma crise econômica na década de 90, foram induzidas a iniciar estudos para busca de alternativas estratégicas de sobrevivência no mercado. A partir disso, várias empresas passaram a gerenciar seus negócios e por meio da Organização de Redes, conseguiram determinar as estratégias de compra e venda de produtos em conjunto. Conforme a análise dos dados, a rede em estudo apresentou uma estratégia de negócio estruturada, buscando cada vez mais obter competitividade no mercado.Palavras-chave: Redes de Empresas. Competitividade. Estratégia.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 4 No. 1 (2005): RACE_v. 4_n_1_jan./dez. 2005; 21-32RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 4 n. 1 (2005): RACE_v. 4_n_1_jan./dez. 2005; 21-322179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720/4781Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos Camfield, Claudio EduardoPolacinski, ÉdioPentiado Godoy, LeoniRamos Camfield, Luis HenriqueCoradini Bianchi, Renata2019-07-10T20:09:27Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8720Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:09:27RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
title Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
spellingShingle Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
Ramos Camfield, Claudio Eduardo
title_short Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
title_full Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
title_fullStr Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
title_full_unstemmed Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
title_sort Formação de redes associativas: sua importância e contribuições para o aumento da competitividade em empresas de pequeno porte
author Ramos Camfield, Claudio Eduardo
author_facet Ramos Camfield, Claudio Eduardo
Polacinski, Édio
Pentiado Godoy, Leoni
Ramos Camfield, Luis Henrique
Coradini Bianchi, Renata
author_role author
author2 Polacinski, Édio
Pentiado Godoy, Leoni
Ramos Camfield, Luis Henrique
Coradini Bianchi, Renata
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Camfield, Claudio Eduardo
Polacinski, Édio
Pentiado Godoy, Leoni
Ramos Camfield, Luis Henrique
Coradini Bianchi, Renata
description O estudo apresenta dados de uma rede de supermercados varejistas na região central do Rio Grande do Sul, baseado em entrevistas com os dirigentes e pesquisas em fontes secundárias. Em face das informações obtidas constatou-se que várias dessas empresas, após passarem por uma crise econômica na década de 90, foram induzidas a iniciar estudos para busca de alternativas estratégicas de sobrevivência no mercado. A partir disso, várias empresas passaram a gerenciar seus negócios e por meio da Organização de Redes, conseguiram determinar as estratégias de compra e venda de produtos em conjunto. Conforme a análise dos dados, a rede em estudo apresentou uma estratégia de negócio estruturada, buscando cada vez mais obter competitividade no mercado.Palavras-chave: Redes de Empresas. Competitividade. Estratégia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/8720/4781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 4 No. 1 (2005): RACE_v. 4_n_1_jan./dez. 2005; 21-32
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 4 n. 1 (2005): RACE_v. 4_n_1_jan./dez. 2005; 21-32
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220426617487360