Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winck, César Augustus
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Machado, João Armando Dessimon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1972
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o comércio de carne de frango e derivados entre o Brasil e a China, considerando o mercado atual e as perspectivas para os próximos anos. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e a análise de dados secundários de diversas fontes, associadas à Teoria da Orientação para o Mercado e à Teoria de Cadeias de Valor, segundo o modelo proposto por Grunert et al. (2005). Atualmente, a China é a principal parceira comercial do Brasil no mercado internacional, mas considerando a carne de frango e derivados, em que o Brasil é o maior exportador mundial e a China o segundo maior consumidor, ainda não se estabeleceu relação comercial efetiva. Para que o comércio de produtos da avicultura entre os dois países se concretize, é necessário ampliar os acordos comerciais uni e bilaterais, definir as exigências higiênico-sanitárias, determinar a demanda chinesa e a oferta de frango brasileiro a ser negociada, e garantir a manutenção dos preços competitivos nas negociações. Considerando-se as teorias utilizadas, conclui-se que o Brasil apresenta plenas condições para se firmar como um dos principais fornecedores de carne de frango para a China, mas para isso devem ocorrer ajustes nas negociações e acordos comerciais entre os dois países. Palavras-chave: Carne de frango. Orientação para o mercado. Brasil. China. Agronegócio.
id UNOESC-4_74883d49cb49a9fc51c96ce6e4500c38
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1972
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinêsO objetivo deste estudo foi analisar o comércio de carne de frango e derivados entre o Brasil e a China, considerando o mercado atual e as perspectivas para os próximos anos. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e a análise de dados secundários de diversas fontes, associadas à Teoria da Orientação para o Mercado e à Teoria de Cadeias de Valor, segundo o modelo proposto por Grunert et al. (2005). Atualmente, a China é a principal parceira comercial do Brasil no mercado internacional, mas considerando a carne de frango e derivados, em que o Brasil é o maior exportador mundial e a China o segundo maior consumidor, ainda não se estabeleceu relação comercial efetiva. Para que o comércio de produtos da avicultura entre os dois países se concretize, é necessário ampliar os acordos comerciais uni e bilaterais, definir as exigências higiênico-sanitárias, determinar a demanda chinesa e a oferta de frango brasileiro a ser negociada, e garantir a manutenção dos preços competitivos nas negociações. Considerando-se as teorias utilizadas, conclui-se que o Brasil apresenta plenas condições para se firmar como um dos principais fornecedores de carne de frango para a China, mas para isso devem ocorrer ajustes nas negociações e acordos comerciais entre os dois países. Palavras-chave: Carne de frango. Orientação para o mercado. Brasil. China. Agronegócio.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1972RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 241-268RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 241-2682179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1972/pdfWinck, César AugustusMachado, João Armando Dessimoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:13Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1972Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:13RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
title Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
spellingShingle Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
Winck, César Augustus
title_short Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
title_full Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
title_fullStr Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
title_full_unstemmed Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
title_sort Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês
author Winck, César Augustus
author_facet Winck, César Augustus
Machado, João Armando Dessimon
author_role author
author2 Machado, João Armando Dessimon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Winck, César Augustus
Machado, João Armando Dessimon
description O objetivo deste estudo foi analisar o comércio de carne de frango e derivados entre o Brasil e a China, considerando o mercado atual e as perspectivas para os próximos anos. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e a análise de dados secundários de diversas fontes, associadas à Teoria da Orientação para o Mercado e à Teoria de Cadeias de Valor, segundo o modelo proposto por Grunert et al. (2005). Atualmente, a China é a principal parceira comercial do Brasil no mercado internacional, mas considerando a carne de frango e derivados, em que o Brasil é o maior exportador mundial e a China o segundo maior consumidor, ainda não se estabeleceu relação comercial efetiva. Para que o comércio de produtos da avicultura entre os dois países se concretize, é necessário ampliar os acordos comerciais uni e bilaterais, definir as exigências higiênico-sanitárias, determinar a demanda chinesa e a oferta de frango brasileiro a ser negociada, e garantir a manutenção dos preços competitivos nas negociações. Considerando-se as teorias utilizadas, conclui-se que o Brasil apresenta plenas condições para se firmar como um dos principais fornecedores de carne de frango para a China, mas para isso devem ocorrer ajustes nas negociações e acordos comerciais entre os dois países. Palavras-chave: Carne de frango. Orientação para o mercado. Brasil. China. Agronegócio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1972
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1972/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 10 No. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 241-268
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 10 n. 2 (2011): RACE_v. 10_n_2_jul./dez. 2011; 241-268
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425245949952