Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moura Carpes, Aletéia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Scherer, Flavia Luciane, de Moura Carvalho, Bruno, de Moura Carpes, Giselle, Beuron, Thiago Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268
Resumo: Visando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações. Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica.
id UNOESC-4_77ae6918b073eba983b632a1f6286ed7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2268
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantesVisando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações. Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-170RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-1702179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268/pdfde Moura Carpes, AletéiaScherer, Flavia Lucianede Moura Carvalho, Brunode Moura Carpes, GiselleBeuron, Thiago Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2268Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:01RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
title Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
spellingShingle Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
de Moura Carpes, Aletéia
title_short Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
title_full Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
title_fullStr Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
title_full_unstemmed Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
title_sort Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
author de Moura Carpes, Aletéia
author_facet de Moura Carpes, Aletéia
Scherer, Flavia Luciane
de Moura Carvalho, Bruno
de Moura Carpes, Giselle
Beuron, Thiago Antonio
author_role author
author2 Scherer, Flavia Luciane
de Moura Carvalho, Bruno
de Moura Carpes, Giselle
Beuron, Thiago Antonio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moura Carpes, Aletéia
Scherer, Flavia Luciane
de Moura Carvalho, Bruno
de Moura Carpes, Giselle
Beuron, Thiago Antonio
description Visando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações. Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-170
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-170
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256150677291008