Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268 |
Resumo: | Visando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações. Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica. |
id |
UNOESC-4_77ae6918b073eba983b632a1f6286ed7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2268 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantesVisando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações. Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-170RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-1702179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268/pdfde Moura Carpes, AletéiaScherer, Flavia Lucianede Moura Carvalho, Brunode Moura Carpes, GiselleBeuron, Thiago Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2268Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:01RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
title |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
spellingShingle |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes de Moura Carpes, Aletéia |
title_short |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
title_full |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
title_fullStr |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
title_full_unstemmed |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
title_sort |
Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes |
author |
de Moura Carpes, Aletéia |
author_facet |
de Moura Carpes, Aletéia Scherer, Flavia Luciane de Moura Carvalho, Bruno de Moura Carpes, Giselle Beuron, Thiago Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Scherer, Flavia Luciane de Moura Carvalho, Bruno de Moura Carpes, Giselle Beuron, Thiago Antonio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moura Carpes, Aletéia Scherer, Flavia Luciane de Moura Carvalho, Bruno de Moura Carpes, Giselle Beuron, Thiago Antonio |
description |
Visando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações. Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-170 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 139-170 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256150677291008 |