OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão, Gisela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rolim Ensslin, Sandra, Nascimento, Sabrina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823
Resumo: Com este estudo objetivou-se investigar os conhecimentos básicos sobre os Ativos Intangíveis (AIs) dos estudantes de Ciências Contábeis (Bacharelado) de uma instituição de ensino superior pública de Santa Catarina. A amostra é composta por 366 estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 20 perguntas abertas e fechadas aplicado em sala de aula em agosto de 2008. Os resultados evidenciam que 64% dos alunos não tiveram oportunidade de discutir o assunto AIs em sala de aula. Quando indagados sobre as definições simplórias apresentadas para os Ativos, observou que 47% entendiam que estes devem gerar “benefícios econômicos futuros” para a organização. Entretanto, 92% dos alunos conhecem o termo AIs, porém, 40% deles afirmaram que não estudaram esse assunto nas matérias obrigatórias do currículo, e, ainda, apenas 38 alunos responderam corretamente o exemplo prático de escrituração de AIs. Constatou-se, também, que 52% dos alunos desconhecem as normas que regulamentam a criação do subgrupo Intangível, e 92% dos entrevistados consideram o conhecimento dessa temática relevante. Conclui-se que os alunos entrevistados consideram essa temática relevante e gostariam que ela fosse abordada com maior ênfase no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, principalmente com as novas mudanças na legislação que consubstancia o tema.Palavras-chave: Futuros bacharéis em ciências contábeis. Ativos Intangíveis. Instituição de ensino superior pública. Levantamento ou survey.
id UNOESC-5_074d5740d113b911474d6fe5961c3170
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6823
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?Com este estudo objetivou-se investigar os conhecimentos básicos sobre os Ativos Intangíveis (AIs) dos estudantes de Ciências Contábeis (Bacharelado) de uma instituição de ensino superior pública de Santa Catarina. A amostra é composta por 366 estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 20 perguntas abertas e fechadas aplicado em sala de aula em agosto de 2008. Os resultados evidenciam que 64% dos alunos não tiveram oportunidade de discutir o assunto AIs em sala de aula. Quando indagados sobre as definições simplórias apresentadas para os Ativos, observou que 47% entendiam que estes devem gerar “benefícios econômicos futuros” para a organização. Entretanto, 92% dos alunos conhecem o termo AIs, porém, 40% deles afirmaram que não estudaram esse assunto nas matérias obrigatórias do currículo, e, ainda, apenas 38 alunos responderam corretamente o exemplo prático de escrituração de AIs. Constatou-se, também, que 52% dos alunos desconhecem as normas que regulamentam a criação do subgrupo Intangível, e 92% dos entrevistados consideram o conhecimento dessa temática relevante. Conclui-se que os alunos entrevistados consideram essa temática relevante e gostariam que ela fosse abordada com maior ênfase no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, principalmente com as novas mudanças na legislação que consubstancia o tema.Palavras-chave: Futuros bacharéis em ciências contábeis. Ativos Intangíveis. Instituição de ensino superior pública. Levantamento ou survey.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823Unoesc & Ciência - ACSA; v. 6 n. 2 (2015): Unoesc & Ciência - ACSA; 245-2562178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823/5116Copyright (c) 2015 GISELA TRISTÃO, Sandra Rolim Ensslin, Sabrina Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTristão, GiselaRolim Ensslin, SandraNascimento, Sabrina2015-11-27T14:40:02Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6823Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2015-11-27T14:40:02Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
title OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
spellingShingle OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
Tristão, Gisela
title_short OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
title_full OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
title_fullStr OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
title_full_unstemmed OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
title_sort OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
author Tristão, Gisela
author_facet Tristão, Gisela
Rolim Ensslin, Sandra
Nascimento, Sabrina
author_role author
author2 Rolim Ensslin, Sandra
Nascimento, Sabrina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tristão, Gisela
Rolim Ensslin, Sandra
Nascimento, Sabrina
description Com este estudo objetivou-se investigar os conhecimentos básicos sobre os Ativos Intangíveis (AIs) dos estudantes de Ciências Contábeis (Bacharelado) de uma instituição de ensino superior pública de Santa Catarina. A amostra é composta por 366 estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 20 perguntas abertas e fechadas aplicado em sala de aula em agosto de 2008. Os resultados evidenciam que 64% dos alunos não tiveram oportunidade de discutir o assunto AIs em sala de aula. Quando indagados sobre as definições simplórias apresentadas para os Ativos, observou que 47% entendiam que estes devem gerar “benefícios econômicos futuros” para a organização. Entretanto, 92% dos alunos conhecem o termo AIs, porém, 40% deles afirmaram que não estudaram esse assunto nas matérias obrigatórias do currículo, e, ainda, apenas 38 alunos responderam corretamente o exemplo prático de escrituração de AIs. Constatou-se, também, que 52% dos alunos desconhecem as normas que regulamentam a criação do subgrupo Intangível, e 92% dos entrevistados consideram o conhecimento dessa temática relevante. Conclui-se que os alunos entrevistados consideram essa temática relevante e gostariam que ela fosse abordada com maior ênfase no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, principalmente com as novas mudanças na legislação que consubstancia o tema.Palavras-chave: Futuros bacharéis em ciências contábeis. Ativos Intangíveis. Instituição de ensino superior pública. Levantamento ou survey.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823/5116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 GISELA TRISTÃO, Sandra Rolim Ensslin, Sabrina Nascimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 GISELA TRISTÃO, Sandra Rolim Ensslin, Sabrina Nascimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 6 n. 2 (2015): Unoesc & Ciência - ACSA; 245-256
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221126865977344