OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823 |
Resumo: | Com este estudo objetivou-se investigar os conhecimentos básicos sobre os Ativos Intangíveis (AIs) dos estudantes de Ciências Contábeis (Bacharelado) de uma instituição de ensino superior pública de Santa Catarina. A amostra é composta por 366 estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 20 perguntas abertas e fechadas aplicado em sala de aula em agosto de 2008. Os resultados evidenciam que 64% dos alunos não tiveram oportunidade de discutir o assunto AIs em sala de aula. Quando indagados sobre as definições simplórias apresentadas para os Ativos, observou que 47% entendiam que estes devem gerar “benefícios econômicos futuros” para a organização. Entretanto, 92% dos alunos conhecem o termo AIs, porém, 40% deles afirmaram que não estudaram esse assunto nas matérias obrigatórias do currículo, e, ainda, apenas 38 alunos responderam corretamente o exemplo prático de escrituração de AIs. Constatou-se, também, que 52% dos alunos desconhecem as normas que regulamentam a criação do subgrupo Intangível, e 92% dos entrevistados consideram o conhecimento dessa temática relevante. Conclui-se que os alunos entrevistados consideram essa temática relevante e gostariam que ela fosse abordada com maior ênfase no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, principalmente com as novas mudanças na legislação que consubstancia o tema.Palavras-chave: Futuros bacharéis em ciências contábeis. Ativos Intangíveis. Instituição de ensino superior pública. Levantamento ou survey. |
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