CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sehnem, Alyne
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2551
Resumo: O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990 com o pesquisador Robert Putnam. O desenvolvimento desta pesquisa se inspirou inicialmente nas abordagens de Putnam e seu trabalho nas regiões da Itália. Além da abordagem do capital social foram analisados aspectos referentes aos indicadores de desenvolvimento local e econômico das regiões pesquisadas. Esta pesquisa objetivou mensurar os níveis de capital social de três Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina (SDRs). Esse processo ocorreu por meio da realização de pesquisa qualitativa nos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional sediadas nos municípios de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A escolha dessas microrregiões para a realização do estudo ocorreu não somente pelas particularidades do processo de colonização e desenvolvimento da região Extremo-Oeste catarinense que conferem atributos significativos e diferenciais para a região a ser analisada, mas também por pertencerem a tal agrupamento de municípios: a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). Para atingir o objetivo do trabalho foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com caráter quantitativo, utilizando o método, de pesquisa do tipo survey. O questionário aplicado à população observou uma amostra proporcional ao número de habitantes de cada município. Os resultados desta pesquisa demonstram que o objetivo geral foi confirmado, uma vez que foi possível visualizar a relação existente entre os indicadores de desenvolvimento regional e o capital social nas regiões analisadas. Palavras-chave: Capital social. Desenvolvimento local. Itapiranga. São Miguel do Oeste. Dionísio Cerqueira.
id UNOESC-5_07a03531f718f1ad5a1812727f841f3b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2551
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSEO conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990 com o pesquisador Robert Putnam. O desenvolvimento desta pesquisa se inspirou inicialmente nas abordagens de Putnam e seu trabalho nas regiões da Itália. Além da abordagem do capital social foram analisados aspectos referentes aos indicadores de desenvolvimento local e econômico das regiões pesquisadas. Esta pesquisa objetivou mensurar os níveis de capital social de três Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina (SDRs). Esse processo ocorreu por meio da realização de pesquisa qualitativa nos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional sediadas nos municípios de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A escolha dessas microrregiões para a realização do estudo ocorreu não somente pelas particularidades do processo de colonização e desenvolvimento da região Extremo-Oeste catarinense que conferem atributos significativos e diferenciais para a região a ser analisada, mas também por pertencerem a tal agrupamento de municípios: a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). Para atingir o objetivo do trabalho foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com caráter quantitativo, utilizando o método, de pesquisa do tipo survey. O questionário aplicado à população observou uma amostra proporcional ao número de habitantes de cada município. Os resultados desta pesquisa demonstram que o objetivo geral foi confirmado, uma vez que foi possível visualizar a relação existente entre os indicadores de desenvolvimento regional e o capital social nas regiões analisadas. Palavras-chave: Capital social. Desenvolvimento local. Itapiranga. São Miguel do Oeste. Dionísio Cerqueira.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2551Unoesc & Ciência - ACSA; v. 4 n. 1 (2013): Unoesc & Ciência - ACSA; 31-522178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2551/pdfSehnem, Alyneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-20T15:18:18Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2551Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2015-11-20T15:18:18Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
title CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
spellingShingle CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
Sehnem, Alyne
title_short CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
title_full CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
title_fullStr CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
title_full_unstemmed CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
title_sort CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM TRÊS SDRs DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
author Sehnem, Alyne
author_facet Sehnem, Alyne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sehnem, Alyne
description O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990 com o pesquisador Robert Putnam. O desenvolvimento desta pesquisa se inspirou inicialmente nas abordagens de Putnam e seu trabalho nas regiões da Itália. Além da abordagem do capital social foram analisados aspectos referentes aos indicadores de desenvolvimento local e econômico das regiões pesquisadas. Esta pesquisa objetivou mensurar os níveis de capital social de três Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina (SDRs). Esse processo ocorreu por meio da realização de pesquisa qualitativa nos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional sediadas nos municípios de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A escolha dessas microrregiões para a realização do estudo ocorreu não somente pelas particularidades do processo de colonização e desenvolvimento da região Extremo-Oeste catarinense que conferem atributos significativos e diferenciais para a região a ser analisada, mas também por pertencerem a tal agrupamento de municípios: a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). Para atingir o objetivo do trabalho foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com caráter quantitativo, utilizando o método, de pesquisa do tipo survey. O questionário aplicado à população observou uma amostra proporcional ao número de habitantes de cada município. Os resultados desta pesquisa demonstram que o objetivo geral foi confirmado, uma vez que foi possível visualizar a relação existente entre os indicadores de desenvolvimento regional e o capital social nas regiões analisadas. Palavras-chave: Capital social. Desenvolvimento local. Itapiranga. São Miguel do Oeste. Dionísio Cerqueira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2551
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2551/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 4 n. 1 (2013): Unoesc & Ciência - ACSA; 31-52
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221126526238720