Evidenciação contábil de empresas catarinenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oro, Ieda Margarete
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Vandaelis dos, Tenroller, Andreia, da Rocha, Mauro Vendruscolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o nível de evidenciação obrigatório e não obrigatório das Sociedades Anônimas de capital fechado de Santa Catarina. A fundamentação teórica baseou-se na evidenciação contábil e nos objetivos da contabilidade para os usuários. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de levantamento de dados documental, com abordagem quantitativa. O universo corresponde a 301 Sociedades Anônimas de capital fechado. Constatou-se que as empresas pesquisadas realizaram as publicações de forma completa e incompleta; para fins de amostra, foram consideradas 55 que publicaram simultaneamente com as demonstrações financeiras, o Relatório da Administração, Notas explicativas e Parecer de auditoria. A coleta de dados foi realizada com formulários especificamente elaborados para este estudo. Para análise dos dados, optou-se pela análise estatística de quartis. Os resultados revelam que todas as empresas pesquisadas realizaram a publicação das demonstrações obrigatórias previstas pela Lei 6.404/76. Quanto às demonstrações não obrigatórias, essas foram evidenciadas por um grupo pequeno de empresas. Em relação à observância ao Parecer de Orientação 15/87 da CVM, o item mais presente diz respeito à descrição dos negócios, produtos e serviços. Na análise dos quartis, observou-se a predominância do nível ruim e regular superior ao nível bom e ótimo.Palavras-chave: Evidenciação. Informações obrigatórias e não obrigatórias. Demonstrações financeiras. Sociedades Anônimas de capital fechado. 
id UNOESC-5_4ca04f376792f83e17950943ddb2c362
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/177
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling Evidenciação contábil de empresas catarinensesO objetivo deste estudo é analisar o nível de evidenciação obrigatório e não obrigatório das Sociedades Anônimas de capital fechado de Santa Catarina. A fundamentação teórica baseou-se na evidenciação contábil e nos objetivos da contabilidade para os usuários. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de levantamento de dados documental, com abordagem quantitativa. O universo corresponde a 301 Sociedades Anônimas de capital fechado. Constatou-se que as empresas pesquisadas realizaram as publicações de forma completa e incompleta; para fins de amostra, foram consideradas 55 que publicaram simultaneamente com as demonstrações financeiras, o Relatório da Administração, Notas explicativas e Parecer de auditoria. A coleta de dados foi realizada com formulários especificamente elaborados para este estudo. Para análise dos dados, optou-se pela análise estatística de quartis. Os resultados revelam que todas as empresas pesquisadas realizaram a publicação das demonstrações obrigatórias previstas pela Lei 6.404/76. Quanto às demonstrações não obrigatórias, essas foram evidenciadas por um grupo pequeno de empresas. Em relação à observância ao Parecer de Orientação 15/87 da CVM, o item mais presente diz respeito à descrição dos negócios, produtos e serviços. Na análise dos quartis, observou-se a predominância do nível ruim e regular superior ao nível bom e ótimo.Palavras-chave: Evidenciação. Informações obrigatórias e não obrigatórias. Demonstrações financeiras. Sociedades Anônimas de capital fechado. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177Unoesc & Ciência - ACSA; v. 1 n. 1 (2010): Unoesc & Ciência - ACSA; 39-522178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177/29Oro, Ieda MargareteSantos, Vandaelis dosTenroller, Andreiada Rocha, Mauro Vendruscoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-03T17:18:50Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/177Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2010-08-03T17:18:50Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidenciação contábil de empresas catarinenses
title Evidenciação contábil de empresas catarinenses
spellingShingle Evidenciação contábil de empresas catarinenses
Oro, Ieda Margarete
title_short Evidenciação contábil de empresas catarinenses
title_full Evidenciação contábil de empresas catarinenses
title_fullStr Evidenciação contábil de empresas catarinenses
title_full_unstemmed Evidenciação contábil de empresas catarinenses
title_sort Evidenciação contábil de empresas catarinenses
author Oro, Ieda Margarete
author_facet Oro, Ieda Margarete
Santos, Vandaelis dos
Tenroller, Andreia
da Rocha, Mauro Vendruscolo
author_role author
author2 Santos, Vandaelis dos
Tenroller, Andreia
da Rocha, Mauro Vendruscolo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oro, Ieda Margarete
Santos, Vandaelis dos
Tenroller, Andreia
da Rocha, Mauro Vendruscolo
description O objetivo deste estudo é analisar o nível de evidenciação obrigatório e não obrigatório das Sociedades Anônimas de capital fechado de Santa Catarina. A fundamentação teórica baseou-se na evidenciação contábil e nos objetivos da contabilidade para os usuários. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de levantamento de dados documental, com abordagem quantitativa. O universo corresponde a 301 Sociedades Anônimas de capital fechado. Constatou-se que as empresas pesquisadas realizaram as publicações de forma completa e incompleta; para fins de amostra, foram consideradas 55 que publicaram simultaneamente com as demonstrações financeiras, o Relatório da Administração, Notas explicativas e Parecer de auditoria. A coleta de dados foi realizada com formulários especificamente elaborados para este estudo. Para análise dos dados, optou-se pela análise estatística de quartis. Os resultados revelam que todas as empresas pesquisadas realizaram a publicação das demonstrações obrigatórias previstas pela Lei 6.404/76. Quanto às demonstrações não obrigatórias, essas foram evidenciadas por um grupo pequeno de empresas. Em relação à observância ao Parecer de Orientação 15/87 da CVM, o item mais presente diz respeito à descrição dos negócios, produtos e serviços. Na análise dos quartis, observou-se a predominância do nível ruim e regular superior ao nível bom e ótimo.Palavras-chave: Evidenciação. Informações obrigatórias e não obrigatórias. Demonstrações financeiras. Sociedades Anônimas de capital fechado. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177/29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 1 n. 1 (2010): Unoesc & Ciência - ACSA; 39-52
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218514643320832