O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12236 |
Resumo: | A mulher dos dias de hoje está inserida no mercado de trabalho em diversas funções que antes eram consideradas exclusivamente masculinas. Atualmente, mais de 35% das mulheres brasileiras são responsáveis pelo sustento dos lares, e 65% destas colaboram com os custos de suas famílias. A participação das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil e no mundo, não é um fato novo, pois ela foi marcante desde a industrialização, com a indústria têxtil e, também, na agricultura. Nos dias de hoje, a mulher tem um papel muito importante no mercado de trabalho. O setor supermercadista é um dos que mais empregam mulheres e, acima de tudo, oferece oportunidades concretas de crescimento profissional que talvez ainda sejam desconhecidas pela maioria das pessoas. É significativa a crescente participação das mulheres na força de trabalho na América Latina nas últimas décadas. Neste artigo teve-se o objetivo de identificar o perfil das mulheres que trabalham no Supermercado X. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa de campo.Palavras-chave: Mulheres. Trabalho. Perfil profissional. Supermercados. |
id |
UNOESC-5_531489889c4b92d12fe4699739b83696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/12236 |
network_acronym_str |
UNOESC-5 |
network_name_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO XA mulher dos dias de hoje está inserida no mercado de trabalho em diversas funções que antes eram consideradas exclusivamente masculinas. Atualmente, mais de 35% das mulheres brasileiras são responsáveis pelo sustento dos lares, e 65% destas colaboram com os custos de suas famílias. A participação das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil e no mundo, não é um fato novo, pois ela foi marcante desde a industrialização, com a indústria têxtil e, também, na agricultura. Nos dias de hoje, a mulher tem um papel muito importante no mercado de trabalho. O setor supermercadista é um dos que mais empregam mulheres e, acima de tudo, oferece oportunidades concretas de crescimento profissional que talvez ainda sejam desconhecidas pela maioria das pessoas. É significativa a crescente participação das mulheres na força de trabalho na América Latina nas últimas décadas. Neste artigo teve-se o objetivo de identificar o perfil das mulheres que trabalham no Supermercado X. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa de campo.Palavras-chave: Mulheres. Trabalho. Perfil profissional. Supermercados.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12236Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 2 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 247-2562178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12236/pdfCopyright (c) 2016 Andreia Palharin GABRIEL, Tania Maria dos Santos NODARIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Andreia PalharinNodari, Tania Maria dos Santos2016-12-02T18:44:18Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/12236Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2016-12-02T18:44:18Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
title |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
spellingShingle |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X Gabriel, Andreia Palharin |
title_short |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
title_full |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
title_fullStr |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
title_sort |
O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X |
author |
Gabriel, Andreia Palharin |
author_facet |
Gabriel, Andreia Palharin Nodari, Tania Maria dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Nodari, Tania Maria dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Andreia Palharin Nodari, Tania Maria dos Santos |
description |
A mulher dos dias de hoje está inserida no mercado de trabalho em diversas funções que antes eram consideradas exclusivamente masculinas. Atualmente, mais de 35% das mulheres brasileiras são responsáveis pelo sustento dos lares, e 65% destas colaboram com os custos de suas famílias. A participação das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil e no mundo, não é um fato novo, pois ela foi marcante desde a industrialização, com a indústria têxtil e, também, na agricultura. Nos dias de hoje, a mulher tem um papel muito importante no mercado de trabalho. O setor supermercadista é um dos que mais empregam mulheres e, acima de tudo, oferece oportunidades concretas de crescimento profissional que talvez ainda sejam desconhecidas pela maioria das pessoas. É significativa a crescente participação das mulheres na força de trabalho na América Latina nas últimas décadas. Neste artigo teve-se o objetivo de identificar o perfil das mulheres que trabalham no Supermercado X. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa de campo.Palavras-chave: Mulheres. Trabalho. Perfil profissional. Supermercados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12236 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12236/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andreia Palharin GABRIEL, Tania Maria dos Santos NODARI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andreia Palharin GABRIEL, Tania Maria dos Santos NODARI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 2 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 247-256 2178-3446 2178-5872 reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
collection |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1809218515135102976 |