IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Santo, Lais Fernanda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos Junior, Silvio, Cazella, Carla Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931
Resumo: O objetivo com esta pesquisa foi descrever algumas percepções da Lei n. 12619/2012, que regulamenta a jornada de trabalho dos motoristas profissionais. Delimitado pelas opiniões de motoristas e empresários do Município de Chapecó, SC, neste estudo buscou-se avaliar de que maneiras os limites impostos sobre a jornada dos motoristas afeta as transportadoras e os próprios motoristas. A pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, com duas unidades de análise. A primeira unidade foi tratada por meio de uma pesquisa quantitativa, para a qual foi aplicado um questionário a 60 motoristas selecionados por conveniência: 30 profissionais regidos pela CLT e 30 motoristas autônomos. A segunda unidade de análise, tratada por meios qualitativos, é formada pela opinião de um empresário do ramo de transportes, representando as transportadoras da região do estudo. Os resultados mostram fortes evidências de que mesmo com conhecimento sobre a Lei, motoristas e empresas não estão obedecendo às novas normas e sugerem que, para que seja possível a adequação de todos à Norma, são necessárias algumas alterações na Lei n. 12.619/12 e/ou readequações estruturais do setor. 
id UNOESC-5_94c6ffc0aa5f3dba0cf030ce81a2a6d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9931
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SCO objetivo com esta pesquisa foi descrever algumas percepções da Lei n. 12619/2012, que regulamenta a jornada de trabalho dos motoristas profissionais. Delimitado pelas opiniões de motoristas e empresários do Município de Chapecó, SC, neste estudo buscou-se avaliar de que maneiras os limites impostos sobre a jornada dos motoristas afeta as transportadoras e os próprios motoristas. A pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, com duas unidades de análise. A primeira unidade foi tratada por meio de uma pesquisa quantitativa, para a qual foi aplicado um questionário a 60 motoristas selecionados por conveniência: 30 profissionais regidos pela CLT e 30 motoristas autônomos. A segunda unidade de análise, tratada por meios qualitativos, é formada pela opinião de um empresário do ramo de transportes, representando as transportadoras da região do estudo. Os resultados mostram fortes evidências de que mesmo com conhecimento sobre a Lei, motoristas e empresas não estão obedecendo às novas normas e sugerem que, para que seja possível a adequação de todos à Norma, são necessárias algumas alterações na Lei n. 12.619/12 e/ou readequações estruturais do setor. Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 1 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 77-842178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931/pdfCopyright (c) 2016 Carla Fabiana Cazella, Unoesc - Chapecó-SCinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal Santo, Lais FernandaSantos Junior, SilvioCazella, Carla Fabiana2016-06-06T19:50:45Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9931Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2016-06-06T19:50:45Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
title IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
spellingShingle IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
Dal Santo, Lais Fernanda
title_short IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
title_full IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
title_fullStr IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
title_full_unstemmed IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
title_sort IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA LEI N. 12.619/2012 NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO EM CHAPECO, SC
author Dal Santo, Lais Fernanda
author_facet Dal Santo, Lais Fernanda
Santos Junior, Silvio
Cazella, Carla Fabiana
author_role author
author2 Santos Junior, Silvio
Cazella, Carla Fabiana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Santo, Lais Fernanda
Santos Junior, Silvio
Cazella, Carla Fabiana
description O objetivo com esta pesquisa foi descrever algumas percepções da Lei n. 12619/2012, que regulamenta a jornada de trabalho dos motoristas profissionais. Delimitado pelas opiniões de motoristas e empresários do Município de Chapecó, SC, neste estudo buscou-se avaliar de que maneiras os limites impostos sobre a jornada dos motoristas afeta as transportadoras e os próprios motoristas. A pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, com duas unidades de análise. A primeira unidade foi tratada por meio de uma pesquisa quantitativa, para a qual foi aplicado um questionário a 60 motoristas selecionados por conveniência: 30 profissionais regidos pela CLT e 30 motoristas autônomos. A segunda unidade de análise, tratada por meios qualitativos, é formada pela opinião de um empresário do ramo de transportes, representando as transportadoras da região do estudo. Os resultados mostram fortes evidências de que mesmo com conhecimento sobre a Lei, motoristas e empresas não estão obedecendo às novas normas e sugerem que, para que seja possível a adequação de todos à Norma, são necessárias algumas alterações na Lei n. 12.619/12 e/ou readequações estruturais do setor. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9931/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Carla Fabiana Cazella, Unoesc - Chapecó-SC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Carla Fabiana Cazella, Unoesc - Chapecó-SC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 1 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 77-84
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218515106791424