Impactos ambientais causados pela construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbisan, Ailson Oldair
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Spadotto, Aryane, Dalla Nora, Dalini, Lopes Turella, Elisa Cristina, de Wergenes, Tiago Nazario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/745
Resumo: Toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções. Podemos utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto, já que os materiais da construção civil não são renováveis. Mas os impactos provocados por estas novas intervenções podem criar alguns inconvenientes para as pessoas que moram ou transitam na região onde foram executadas, porém não sendo necessariamente negativos, uma vez que estes podem gerar benefícios ao entorno. Por isso, deve-se sempre levar em consideração a opinião da sociedade quanto a estas intervenções. Algumas situações impactantes podem ser ocasionadas em longo prazo, como o adensamento populacional e, por isso, devemos sempre prever equipamentos urbanos e comunitários para atender a população já residente e também prevendo uma expansão urbana, considerando o uso e ocupação do solo de acordo com o plano diretor e as legislações ambientais daquela região. Essas novas edificações irão influenciar no valor imobiliário da região onde foram inseridos gerando tráfego e demanda de transporte público. Devemos também prever iluminação e ventilação natural para tornar todos os ambientes agradáveis, interferindo minimamente na paisagem urbana e no patrimônio natural e cultural. Palavras chave: Construção civil. Impactos ambientais. Novas soluções.
id UNOESC-5_b1a6225f567273ac27147b4f3dc5cb88
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/745
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling Impactos ambientais causados pela construção civil Toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções. Podemos utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto, já que os materiais da construção civil não são renováveis. Mas os impactos provocados por estas novas intervenções podem criar alguns inconvenientes para as pessoas que moram ou transitam na região onde foram executadas, porém não sendo necessariamente negativos, uma vez que estes podem gerar benefícios ao entorno. Por isso, deve-se sempre levar em consideração a opinião da sociedade quanto a estas intervenções. Algumas situações impactantes podem ser ocasionadas em longo prazo, como o adensamento populacional e, por isso, devemos sempre prever equipamentos urbanos e comunitários para atender a população já residente e também prevendo uma expansão urbana, considerando o uso e ocupação do solo de acordo com o plano diretor e as legislações ambientais daquela região. Essas novas edificações irão influenciar no valor imobiliário da região onde foram inseridos gerando tráfego e demanda de transporte público. Devemos também prever iluminação e ventilação natural para tornar todos os ambientes agradáveis, interferindo minimamente na paisagem urbana e no patrimônio natural e cultural. Palavras chave: Construção civil. Impactos ambientais. Novas soluções.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/745Unoesc & Ciência - ACSA; v. 2 n. 2 (2011): Unoesc & Ciência - ACSA; 173-1802178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/745/pdf_232Barbisan, Ailson OldairSpadotto, AryaneDalla Nora, DaliniLopes Turella, Elisa Cristinade Wergenes, Tiago Nazarioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-27T18:43:06Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/745Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2012-01-27T18:43:06Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos ambientais causados pela construção civil
title Impactos ambientais causados pela construção civil
spellingShingle Impactos ambientais causados pela construção civil
Barbisan, Ailson Oldair
title_short Impactos ambientais causados pela construção civil
title_full Impactos ambientais causados pela construção civil
title_fullStr Impactos ambientais causados pela construção civil
title_full_unstemmed Impactos ambientais causados pela construção civil
title_sort Impactos ambientais causados pela construção civil
author Barbisan, Ailson Oldair
author_facet Barbisan, Ailson Oldair
Spadotto, Aryane
Dalla Nora, Dalini
Lopes Turella, Elisa Cristina
de Wergenes, Tiago Nazario
author_role author
author2 Spadotto, Aryane
Dalla Nora, Dalini
Lopes Turella, Elisa Cristina
de Wergenes, Tiago Nazario
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbisan, Ailson Oldair
Spadotto, Aryane
Dalla Nora, Dalini
Lopes Turella, Elisa Cristina
de Wergenes, Tiago Nazario
description Toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções. Podemos utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto, já que os materiais da construção civil não são renováveis. Mas os impactos provocados por estas novas intervenções podem criar alguns inconvenientes para as pessoas que moram ou transitam na região onde foram executadas, porém não sendo necessariamente negativos, uma vez que estes podem gerar benefícios ao entorno. Por isso, deve-se sempre levar em consideração a opinião da sociedade quanto a estas intervenções. Algumas situações impactantes podem ser ocasionadas em longo prazo, como o adensamento populacional e, por isso, devemos sempre prever equipamentos urbanos e comunitários para atender a população já residente e também prevendo uma expansão urbana, considerando o uso e ocupação do solo de acordo com o plano diretor e as legislações ambientais daquela região. Essas novas edificações irão influenciar no valor imobiliário da região onde foram inseridos gerando tráfego e demanda de transporte público. Devemos também prever iluminação e ventilação natural para tornar todos os ambientes agradáveis, interferindo minimamente na paisagem urbana e no patrimônio natural e cultural. Palavras chave: Construção civil. Impactos ambientais. Novas soluções.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/745
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/745/pdf_232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 2 n. 2 (2011): Unoesc & Ciência - ACSA; 173-180
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218514666389504