Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andre Gustavo Caiobianco Bento [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144284
Resumo: Pertencente ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente, São Paulo, e inserido na linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores”, a pesquisa investigou os cadernos didáticos disponibilizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação responsáveis pelo Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Sua finalidade consistiu em traçar uma análise crítica, dentro da perspectiva da governantabilidade de Michel Foucault, sobre as práticas discursivas da prevenção verificáveis no material didático deste programa. Com o governamento nas escolas elencado como problema metodológico, tais práticas foram analisadas através dos eixos categóricos aqui denominados “Virtudes, Silêncios e Esperas”, de modo a se verificar o que foi acrescido de modo positivo por estas políticas, o que restou intocado e o que em termos de urgências e demandas resta inconcluso. Como resultado, tem-se que, apesar do cuidado com a elaboração de uma linguagem não sexista, bem como o destaque dado a temática da homofobia em relação aos direitos sexuais, no tocante a saúde sexual, o que se percebeu foi uma medicalização do entendimento das garantias de tratamento não discriminatório ao se aproximar de modo excessivo, a vivência da sexualidade tutelada pelos limites do risco/doença/prevenção das DST/AIDS. Tal apropriação dos direitos sexuais da população estudante, em especial da população LGBT, não pode deixar de ser vista como uma inversão das garantias de igualdade. Ao final é feita uma reflexão sobre governamento, sujeição e autonomia. O que se constatou foi uma progressiva visão clínica capilarizada no material didático analisado, e de como essa ótica foi condiciona à sexualidade dentro de termos epidemiológicos de risco/doença/prevenção.
id UNSP_0051eb573fbb643a7e57541a02891fa9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144284
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperasA vision of the Government, an analysis of the Health and Prevention Program in Schools: virtues, silences and waitsEducaçãoGovernamentoGoverno FederalMichel FoucaultPrograma Saúde e Prevenção nas EscolasEducationGovernmentFederal governmentHealth and Prevention Program in SchoolsPertencente ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente, São Paulo, e inserido na linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores”, a pesquisa investigou os cadernos didáticos disponibilizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação responsáveis pelo Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Sua finalidade consistiu em traçar uma análise crítica, dentro da perspectiva da governantabilidade de Michel Foucault, sobre as práticas discursivas da prevenção verificáveis no material didático deste programa. Com o governamento nas escolas elencado como problema metodológico, tais práticas foram analisadas através dos eixos categóricos aqui denominados “Virtudes, Silêncios e Esperas”, de modo a se verificar o que foi acrescido de modo positivo por estas políticas, o que restou intocado e o que em termos de urgências e demandas resta inconcluso. Como resultado, tem-se que, apesar do cuidado com a elaboração de uma linguagem não sexista, bem como o destaque dado a temática da homofobia em relação aos direitos sexuais, no tocante a saúde sexual, o que se percebeu foi uma medicalização do entendimento das garantias de tratamento não discriminatório ao se aproximar de modo excessivo, a vivência da sexualidade tutelada pelos limites do risco/doença/prevenção das DST/AIDS. Tal apropriação dos direitos sexuais da população estudante, em especial da população LGBT, não pode deixar de ser vista como uma inversão das garantias de igualdade. Ao final é feita uma reflexão sobre governamento, sujeição e autonomia. O que se constatou foi uma progressiva visão clínica capilarizada no material didático analisado, e de como essa ótica foi condiciona à sexualidade dentro de termos epidemiológicos de risco/doença/prevenção.Pertaining to the Postgraduate Master's Program in Education FCT / Presidente Prudente UNESP, São Paulo, and inserted in the research line "Formative Processes, Differences and Values", the study has investigated the didactic books provided by the Ministries of Health and Education responsible for Health and Prevention Program in Schools.Its intended purpose was to draw a critical analysis, from the perspective of government of Michel Foucault on the discursive practices of verifiable prevention in the teaching material of this program. With government as a methodological problem, such practices were analyzed by the categorical axes here called "Virtues, Silences and Waits" in order to check what was added in a positive way by these policies, which remained untouched and what in terms of urgency and demands remains unfinished. As a result it has been that, despite the care with the development of non-sexist language and the emphasis the issue of homophobia in relation to sexual rights regarding sexual health, which was perceived was the medicalization of understanding of non-discriminatory treatment of guarantees approaching excessively, the experience of sexuality tutored by the limits of risk / disease / STD / AIDS. This ownership of the sexual rights of the student population, especially the LGBT population, can not but be seen as a reversal of the guarantees of equality. It concludes by reflecting on governamento, subjection and autonomy. What was found was a progressive-lined clinical view in the analyzed teaching materials, and how this perspective was conditioned sexuality in epidemiological terms of risk / disease / prevention.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andre Gustavo Caiobianco Bento [UNESP]2016-10-04T17:04:53Z2016-10-04T17:04:53Z2016-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14428400087350533004129044P60145582434192657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144284Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:13:59.341878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
A vision of the Government, an analysis of the Health and Prevention Program in Schools: virtues, silences and waits
title Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
spellingShingle Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
Silva, Andre Gustavo Caiobianco Bento [UNESP]
Educação
Governamento
Governo Federal
Michel Foucault
Programa Saúde e Prevenção nas Escolas
Education
Government
Federal government
Health and Prevention Program in Schools
title_short Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
title_full Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
title_fullStr Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
title_full_unstemmed Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
title_sort Óticas do Governamento, uma análise sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: virtudes, silêncios e esperas
author Silva, Andre Gustavo Caiobianco Bento [UNESP]
author_facet Silva, Andre Gustavo Caiobianco Bento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andre Gustavo Caiobianco Bento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Governamento
Governo Federal
Michel Foucault
Programa Saúde e Prevenção nas Escolas
Education
Government
Federal government
Health and Prevention Program in Schools
topic Educação
Governamento
Governo Federal
Michel Foucault
Programa Saúde e Prevenção nas Escolas
Education
Government
Federal government
Health and Prevention Program in Schools
description Pertencente ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente, São Paulo, e inserido na linha de pesquisa “Processos Formativos, Diferenças e Valores”, a pesquisa investigou os cadernos didáticos disponibilizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação responsáveis pelo Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Sua finalidade consistiu em traçar uma análise crítica, dentro da perspectiva da governantabilidade de Michel Foucault, sobre as práticas discursivas da prevenção verificáveis no material didático deste programa. Com o governamento nas escolas elencado como problema metodológico, tais práticas foram analisadas através dos eixos categóricos aqui denominados “Virtudes, Silêncios e Esperas”, de modo a se verificar o que foi acrescido de modo positivo por estas políticas, o que restou intocado e o que em termos de urgências e demandas resta inconcluso. Como resultado, tem-se que, apesar do cuidado com a elaboração de uma linguagem não sexista, bem como o destaque dado a temática da homofobia em relação aos direitos sexuais, no tocante a saúde sexual, o que se percebeu foi uma medicalização do entendimento das garantias de tratamento não discriminatório ao se aproximar de modo excessivo, a vivência da sexualidade tutelada pelos limites do risco/doença/prevenção das DST/AIDS. Tal apropriação dos direitos sexuais da população estudante, em especial da população LGBT, não pode deixar de ser vista como uma inversão das garantias de igualdade. Ao final é feita uma reflexão sobre governamento, sujeição e autonomia. O que se constatou foi uma progressiva visão clínica capilarizada no material didático analisado, e de como essa ótica foi condiciona à sexualidade dentro de termos epidemiológicos de risco/doença/prevenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04T17:04:53Z
2016-10-04T17:04:53Z
2016-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144284
000873505
33004129044P6
0145582434192657
url http://hdl.handle.net/11449/144284
identifier_str_mv 000873505
33004129044P6
0145582434192657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128909859880960