Frames literários: a ekphrasis n´O Conquistador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91584 |
Resumo: | Esta dissertação pretende demonstrar a relação que Almeida Faria, escritor português, promove entre palavra e imagem na configuração da narrativa do romance O Conquistador (1990), em que há uma intenção comunicativa e representativa de escrita como forma de expressão do percurso histórico português. Por meio da instrumentação teórica da Ekphrasis, será analisada a relação entre o texto não-verbal das imagens que acompanham toda a trama da obra, desde a capa e nos sete capítulos – cujas composições são do artista luso Mário Botas (1953-1983) - e as descrições dessas imagens dentro da narrativa. Na observação desta relação, serão identificados processos ekphrásicos, de acordo com o entendimento moderno da sua teoria, através dos quais será demonstrado como a Ekphrasis baseia-se nas imagens não-verbais para criar outras imagens verbais a partir dessa apropriação, o que sugere estratégias representativas que compõe a relação, atribuindo à narrativa vivacidade de linguagem e, ao mesmo tempo, narratividade ao texto não-verbal, aspectos que trabalham para ampliar e plurissignificar os sentidos do texto. |
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Frames literários: a ekphrasis n´O ConquistadorFaria, Almeida, 1943-Literatura - História e critica - Teoria, etcPintura - Estudo e ensinoliteraturePictureEkphrasisEsta dissertação pretende demonstrar a relação que Almeida Faria, escritor português, promove entre palavra e imagem na configuração da narrativa do romance O Conquistador (1990), em que há uma intenção comunicativa e representativa de escrita como forma de expressão do percurso histórico português. Por meio da instrumentação teórica da Ekphrasis, será analisada a relação entre o texto não-verbal das imagens que acompanham toda a trama da obra, desde a capa e nos sete capítulos – cujas composições são do artista luso Mário Botas (1953-1983) - e as descrições dessas imagens dentro da narrativa. Na observação desta relação, serão identificados processos ekphrásicos, de acordo com o entendimento moderno da sua teoria, através dos quais será demonstrado como a Ekphrasis baseia-se nas imagens não-verbais para criar outras imagens verbais a partir dessa apropriação, o que sugere estratégias representativas que compõe a relação, atribuindo à narrativa vivacidade de linguagem e, ao mesmo tempo, narratividade ao texto não-verbal, aspectos que trabalham para ampliar e plurissignificar os sentidos do texto.This dissertation intends to show the relation that Almeida Faria, Portuguese writer, promotes between word and picture in the organization of the narrative of the novel O Conquistador (1990), in which there is a communicative and representative intention of writing as a way of expression of Portuguese historic rout. By means of theoric instrumentation of the Ekphrasis, will be analyzed the communication between non-verbal text of the pictures that follow throughout the plot of the work, from cover and through the seven chapters, which compositions belong to Portuguese artist Mário Botas (1953-1983), and the descriptions of these pictures in the narrative. In the observation of this relation will be identified ekphrastics process, according to modern understanding of his theory, which one will be shown how the Ekphrasis takes as base, the pictures to create other verbal images from these appropriations, which suggest representative strategies that compose the relation, attributing vivacity of language to the narrative and in the same time, narrative way to the non-verbal text aspects that work to broaden and give several meanings to the senses of the text.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Marcia Valéria Zamboni [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Gismara Rosane [UNESP]2014-06-11T19:25:24Z2014-06-11T19:25:24Z2008-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f. : il.application/pdfGARCIA, Gismara Rosane. Frames literários: a ekphrasis n´O Conquistador. 2008. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91584000546240garcia_gr_me_arafcl.pdf33004030016P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91584Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:36.366222Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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