Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151966 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos de Matemática, parte da coleção EJA-Mundo do Trabalho, vinculada ao Programa EJA-Mundo do Trabalho e distribuído pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo deste estudo foi analisar como a Matemática é mobilizada, segundo a coleção, em relação a uma concepção de trabalho, quando este surge como tema. Nossa metodologia de pesquisa teve inspiração no referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson, e nos Paratextos Editoriais, de Gérard Genette, além de trabalhos que utilizaram essas metodologias para análise de livros didáticos e não didáticos. Traçamos um breve panorama da educação de adultos no Brasil e, especificamente, no estado de São Paulo, sobre livros didáticos de Matemática para esta modalidade de ensino, além de uma análise dos livros de Matemática da coleção EJA Mundo do Trabalho. |
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Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do TrabalhoAnalysis of mathematical textbooks collection EJA - Mundo do TrabalhoHermenêutica de profundidadeParatextos editoriaisModalidade de ensinoEJALivro didático de MatemáticaHermeneutics of dephtEditorial paratextsTeaching modalityMath textbookO presente trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos de Matemática, parte da coleção EJA-Mundo do Trabalho, vinculada ao Programa EJA-Mundo do Trabalho e distribuído pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo deste estudo foi analisar como a Matemática é mobilizada, segundo a coleção, em relação a uma concepção de trabalho, quando este surge como tema. Nossa metodologia de pesquisa teve inspiração no referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson, e nos Paratextos Editoriais, de Gérard Genette, além de trabalhos que utilizaram essas metodologias para análise de livros didáticos e não didáticos. Traçamos um breve panorama da educação de adultos no Brasil e, especificamente, no estado de São Paulo, sobre livros didáticos de Matemática para esta modalidade de ensino, além de uma análise dos livros de Matemática da coleção EJA Mundo do Trabalho.The present research is an analysis of a set of Math textbooks, part of EJA – “Mundo do Trabalho” collection, joined to the EJA – “Mundo do Trabalho” Program, distributed by Secretary of State of Education of São Paulo. The aim of this research is to analize how math is mobilized, when it appears in situations related to the main theme of the collection (work). We use the methodological reference of Hermeneutics of Depht by John B. Thompson and Editorial Paratexts by Gérard Genette, besides other studies which used these methodologies for the analysing of textbooks and books. We sketched a brief overview about adults’ education in Brazil and in São Paulo State, also forusing adults’ education Math textbooks.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salandim, Maria Edneia Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]2017-10-23T19:52:46Z2017-10-23T19:52:46Z2017-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15196600089342133004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:20:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151966Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:34:11.808185Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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