Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151966
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos de Matemática, parte da coleção EJA-Mundo do Trabalho, vinculada ao Programa EJA-Mundo do Trabalho e distribuído pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo deste estudo foi analisar como a Matemática é mobilizada, segundo a coleção, em relação a uma concepção de trabalho, quando este surge como tema. Nossa metodologia de pesquisa teve inspiração no referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson, e nos Paratextos Editoriais, de Gérard Genette, além de trabalhos que utilizaram essas metodologias para análise de livros didáticos e não didáticos. Traçamos um breve panorama da educação de adultos no Brasil e, especificamente, no estado de São Paulo, sobre livros didáticos de Matemática para esta modalidade de ensino, além de uma análise dos livros de Matemática da coleção EJA Mundo do Trabalho.
id UNSP_00d437a599c54db7ae5b8a389450163d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151966
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do TrabalhoAnalysis of mathematical textbooks collection EJA - Mundo do TrabalhoHermenêutica de profundidadeParatextos editoriaisModalidade de ensinoEJALivro didático de MatemáticaHermeneutics of dephtEditorial paratextsTeaching modalityMath textbookO presente trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos de Matemática, parte da coleção EJA-Mundo do Trabalho, vinculada ao Programa EJA-Mundo do Trabalho e distribuído pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo deste estudo foi analisar como a Matemática é mobilizada, segundo a coleção, em relação a uma concepção de trabalho, quando este surge como tema. Nossa metodologia de pesquisa teve inspiração no referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson, e nos Paratextos Editoriais, de Gérard Genette, além de trabalhos que utilizaram essas metodologias para análise de livros didáticos e não didáticos. Traçamos um breve panorama da educação de adultos no Brasil e, especificamente, no estado de São Paulo, sobre livros didáticos de Matemática para esta modalidade de ensino, além de uma análise dos livros de Matemática da coleção EJA Mundo do Trabalho.The present research is an analysis of a set of Math textbooks, part of EJA – “Mundo do Trabalho” collection, joined to the EJA – “Mundo do Trabalho” Program, distributed by Secretary of State of Education of São Paulo. The aim of this research is to analize how math is mobilized, when it appears in situations related to the main theme of the collection (work). We use the methodological reference of Hermeneutics of Depht by John B. Thompson and Editorial Paratexts by Gérard Genette, besides other studies which used these methodologies for the analysing of textbooks and books. We sketched a brief overview about adults’ education in Brazil and in São Paulo State, also forusing adults’ education Math textbooks.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salandim, Maria Edneia Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]2017-10-23T19:52:46Z2017-10-23T19:52:46Z2017-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15196600089342133004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:20:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151966Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:34:11.808185Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
Analysis of mathematical textbooks collection EJA - Mundo do Trabalho
title Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
spellingShingle Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
Hermenêutica de profundidade
Paratextos editoriais
Modalidade de ensino
EJA
Livro didático de Matemática
Hermeneutics of depht
Editorial paratexts
Teaching modality
Math textbook
title_short Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
title_full Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
title_fullStr Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
title_full_unstemmed Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
title_sort Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção EJA - Mundo do Trabalho
author Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
author_facet Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salandim, Maria Edneia Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica de profundidade
Paratextos editoriais
Modalidade de ensino
EJA
Livro didático de Matemática
Hermeneutics of depht
Editorial paratexts
Teaching modality
Math textbook
topic Hermenêutica de profundidade
Paratextos editoriais
Modalidade de ensino
EJA
Livro didático de Matemática
Hermeneutics of depht
Editorial paratexts
Teaching modality
Math textbook
description O presente trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos de Matemática, parte da coleção EJA-Mundo do Trabalho, vinculada ao Programa EJA-Mundo do Trabalho e distribuído pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo deste estudo foi analisar como a Matemática é mobilizada, segundo a coleção, em relação a uma concepção de trabalho, quando este surge como tema. Nossa metodologia de pesquisa teve inspiração no referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson, e nos Paratextos Editoriais, de Gérard Genette, além de trabalhos que utilizaram essas metodologias para análise de livros didáticos e não didáticos. Traçamos um breve panorama da educação de adultos no Brasil e, especificamente, no estado de São Paulo, sobre livros didáticos de Matemática para esta modalidade de ensino, além de uma análise dos livros de Matemática da coleção EJA Mundo do Trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23T19:52:46Z
2017-10-23T19:52:46Z
2017-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151966
000893421
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/151966
identifier_str_mv 000893421
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129530833928192