O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90935
Resumo: Esta pesquisa visa realizar uma análise interpretativa do processo de ensino e aprendizagem engendrado durante as aulas de Anatomia Geral e Humana de uma turma de estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a partir de preceitos e métodos de observação específicos da Antropologia Interpretativa de Clifford Geertz. Buscou-se em constatações ulteriores de uma pesquisa de mestrado na área de Ensino de Ciências acerca da predominância das perspectivas cartesianas através das quais o corpo tem sido constantamente representado nas aulas de ciências e biologia. Acredita-se que a origem desta problemática possa residir na formação inicial dos professores, na qual o conhecimento acerca do corpo humano decorre, em grande parte, da disciplina anatômica. A prática de ensino reproduzida por disciplinas como Anatomia Humana, Anatomia Geral e Humana ou Anatomia Geral e Comparada comportam, por sua vez, elementos históricos e culturais que se confundem com a trajetória do estabelecimento da Anatomia enquanto um campo específico de saber. Uma das particularidades dessa disciplina advém do fato de a pesquisa e o ensino encontrar-se intrincadas. Frequentemente a dissecação, técnica de pesquisa da ciência anatômica, ou o uso de peças dissecadas, são utilizados como estratégias didáticas de ensino, impondo uma prática e uma disciplina por parte do aluno, que reproduz aquela necessária ao pesquisador. Desta relação quase simbiótica entre duas perspectivas distintas de saber, a pesquisa e o ensino em Anatomia Humana, é que se originou a problemática desenvolvida por esta pesquisa, ou seja, ampliar a compreensão do ambiente de aprendizagem constituído pelo laboratório de Anatomia, o que incluiu debruçarem-se sobre questões referentes ao processo de ensino...
id UNSP_00e8196fab3007831e3ef92aa0520c76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90935
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de CiênciasAnatomia - EnsinoAnatomy - TeachingEsta pesquisa visa realizar uma análise interpretativa do processo de ensino e aprendizagem engendrado durante as aulas de Anatomia Geral e Humana de uma turma de estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a partir de preceitos e métodos de observação específicos da Antropologia Interpretativa de Clifford Geertz. Buscou-se em constatações ulteriores de uma pesquisa de mestrado na área de Ensino de Ciências acerca da predominância das perspectivas cartesianas através das quais o corpo tem sido constantamente representado nas aulas de ciências e biologia. Acredita-se que a origem desta problemática possa residir na formação inicial dos professores, na qual o conhecimento acerca do corpo humano decorre, em grande parte, da disciplina anatômica. A prática de ensino reproduzida por disciplinas como Anatomia Humana, Anatomia Geral e Humana ou Anatomia Geral e Comparada comportam, por sua vez, elementos históricos e culturais que se confundem com a trajetória do estabelecimento da Anatomia enquanto um campo específico de saber. Uma das particularidades dessa disciplina advém do fato de a pesquisa e o ensino encontrar-se intrincadas. Frequentemente a dissecação, técnica de pesquisa da ciência anatômica, ou o uso de peças dissecadas, são utilizados como estratégias didáticas de ensino, impondo uma prática e uma disciplina por parte do aluno, que reproduz aquela necessária ao pesquisador. Desta relação quase simbiótica entre duas perspectivas distintas de saber, a pesquisa e o ensino em Anatomia Humana, é que se originou a problemática desenvolvida por esta pesquisa, ou seja, ampliar a compreensão do ambiente de aprendizagem constituído pelo laboratório de Anatomia, o que incluiu debruçarem-se sobre questões referentes ao processo de ensino...This research aims to realize an interpretative analysis of the human anatomy classes of a group of students from an undergraduate program in Biological Sciences with the precepts and methods of observation from Interpretive Anthropology by Clifford Geertz. Was based on subsequent findings of a research in the area of Science Education about the prevalence of cartesian perspectives through the body has been consistently represented in science and biologic classes. The origin of this problem could be in the period of training teachers, when knowledge about the human body happens in large part, in the anatomical course. The teaching model reproduced by subjects such as Anatomy, General Anatomy or General and Comparative Anatomy behave, in turn, historical and cultural elements that overlap with the trajectory of the establishment of Anatomy as a especific field of knowledge. One of the pecularities of this subject stems from fact that research and teaching find themselve intricate. The dissection tecnique of anatomical science research, or the use of dissected parts of human bodies are used as teching strategies, practice and a way to impose discipline for the students, the same that was required for the researcher. This symbiotic relationship between two different perspectives of knowledge, research and teaching Anatomy, is the problem developed by this research that aims to understand how the teaching and learning process happens in this environment full of peculiarities that consists the anatomy lab, such as anatomical parts and other artifacts specifics from an anatomy teaching lab. The anatomic class includes the development of the discipline of the body that students need to learn about body structures. Also requires the development of a body and discursive perfomance by students who... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Claudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2012-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis380 f. : il.application/pdfapplication/pdfTALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90935000688987talamoni_acb_dr_bauru_parcial.pdf33004056079P006420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-09T06:04:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:26:11.152963Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
title O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
spellingShingle O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Anatomia - Ensino
Anatomy - Teaching
title_short O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
title_full O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
title_fullStr O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
title_full_unstemmed O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
title_sort O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências
author Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
author_facet Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertolli Filho, Claudio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia - Ensino
Anatomy - Teaching
topic Anatomia - Ensino
Anatomy - Teaching
description Esta pesquisa visa realizar uma análise interpretativa do processo de ensino e aprendizagem engendrado durante as aulas de Anatomia Geral e Humana de uma turma de estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a partir de preceitos e métodos de observação específicos da Antropologia Interpretativa de Clifford Geertz. Buscou-se em constatações ulteriores de uma pesquisa de mestrado na área de Ensino de Ciências acerca da predominância das perspectivas cartesianas através das quais o corpo tem sido constantamente representado nas aulas de ciências e biologia. Acredita-se que a origem desta problemática possa residir na formação inicial dos professores, na qual o conhecimento acerca do corpo humano decorre, em grande parte, da disciplina anatômica. A prática de ensino reproduzida por disciplinas como Anatomia Humana, Anatomia Geral e Humana ou Anatomia Geral e Comparada comportam, por sua vez, elementos históricos e culturais que se confundem com a trajetória do estabelecimento da Anatomia enquanto um campo específico de saber. Uma das particularidades dessa disciplina advém do fato de a pesquisa e o ensino encontrar-se intrincadas. Frequentemente a dissecação, técnica de pesquisa da ciência anatômica, ou o uso de peças dissecadas, são utilizados como estratégias didáticas de ensino, impondo uma prática e uma disciplina por parte do aluno, que reproduz aquela necessária ao pesquisador. Desta relação quase simbiótica entre duas perspectivas distintas de saber, a pesquisa e o ensino em Anatomia Humana, é que se originou a problemática desenvolvida por esta pesquisa, ou seja, ampliar a compreensão do ambiente de aprendizagem constituído pelo laboratório de Anatomia, o que incluiu debruçarem-se sobre questões referentes ao processo de ensino...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-25
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90935
000688987
talamoni_acb_dr_bauru_parcial.pdf
33004056079P0
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
identifier_str_mv TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. O laboratório de anatomia sob a perspectiva da 'descrição densa': interfaces da cultura e o ensino de Ciências. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000688987
talamoni_acb_dr_bauru_parcial.pdf
33004056079P0
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://hdl.handle.net/11449/90935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 380 f. : il.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128360285470720