Orientação espacial em adultos com deficiência visual: efeitos de um treinamento de navegação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauerberg-deCastro, Eliane [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Paula, Adriana Inês de [UNESP], Tavares, Carolina Paioli [UNESP], Moraes, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200008
http://hdl.handle.net/11449/28950
Resumo: O objetivo deste estudo foi demonstrar se um programa de navegação pode ajudar indivíduos com deficiência visual a melhorar a acurácia na orientação dinâmica. Nove participantes com deficiência visual retornaram a um ponto de partida após percorrer rotas em linha reta e triangular. Pré e pós-avaliações foram feitas entre um período de 4 meses, durante o qual o treinamento com navegação foi realizado. Entre pré e pós-teste, erros relativos de desvios angulares (ERDA) foram diferentes apenas na tarefa em linha reta. O valor de ERDA foi maior na tarefa em linha reta possivelmente por causa da magnitude do giro inicial antes de retornar ao ponto de partida (i.e., 180º) em contraste com a tarefa triângulo (i.e., 45º). Conclui-se que, em tarefas de orientação, os erros no desvio angular dependem da amplitude do giro inicial ao retornar para o ponto de partida. Ainda, a acurácia na manutenção da direção é influenciada por um treinamento específico com navegação.
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spelling Orientação espacial em adultos com deficiência visual: efeitos de um treinamento de navegaçãoEffects of navigation training on orientation tasks by blind adultsOrientação espacialdeficiência visualpercepção de distânciaSpatial orientationblindnessdistance perceptionO objetivo deste estudo foi demonstrar se um programa de navegação pode ajudar indivíduos com deficiência visual a melhorar a acurácia na orientação dinâmica. Nove participantes com deficiência visual retornaram a um ponto de partida após percorrer rotas em linha reta e triangular. Pré e pós-avaliações foram feitas entre um período de 4 meses, durante o qual o treinamento com navegação foi realizado. Entre pré e pós-teste, erros relativos de desvios angulares (ERDA) foram diferentes apenas na tarefa em linha reta. O valor de ERDA foi maior na tarefa em linha reta possivelmente por causa da magnitude do giro inicial antes de retornar ao ponto de partida (i.e., 180º) em contraste com a tarefa triângulo (i.e., 45º). Conclui-se que, em tarefas de orientação, os erros no desvio angular dependem da amplitude do giro inicial ao retornar para o ponto de partida. Ainda, a acurácia na manutenção da direção é influenciada por um treinamento específico com navegação.The purpose of this study was to verify whether or not an intervention program in navigation could help blind individuals to improve accuracy in dynamic orientation tasks. Nine individuals with blindness were requested to return to the departure point after walking in a straight line and along two sides of a squared triangle. Pre- and post-evaluations were conducted before and after a four-month training program. During the straight-line task, results of relative errors of angle deviations (READ) showed significant differences between the two test periods. The READ was larger in the straight-line task because the subject had to turn 180º prior to returning to the departure point (in contrast with the triangle task, which required a turn of 45º). We concluded that, in orientation tasks for individuals with blindness, errors in angle deviations depend on the amount of turn prior to returning to the departure point. and finally, the navigation program influenced accuracy in maintaining direction during orientation tasks.Universidade Estadual PaulistaUniversity of WaterlooUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)University of WaterlooMauerberg-deCastro, Eliane [UNESP]Paula, Adriana Inês de [UNESP]Tavares, Carolina Paioli [UNESP]Moraes, Renato2014-05-20T15:13:49Z2014-05-20T15:13:49Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article199-210application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200008Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 17, n. 2, p. 199-210, 2004.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2895010.1590/S0102-79722004000200008S0102-79722004000200008S0102-79722004000200008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:13:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:22:34.098324Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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