Caracterização de escolares atendidos em um serviço de atenção primária: o Centro de Saúde Escola de Botucatu
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214006 |
Resumo: | O aprendizado é um aspecto necessário e universal para o desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas. A criança pode apresentar dificuldades no aprendizado, no amplo espectro de desafios que impedem o desempenho esperado em uma ou mais áreas, sendo que a dificuldade escolar é motivo de encaminhamento frequente para consulta de pediatria. Objetivos: Caracterizar os escolares em atendimento no Programa de Saúde do Escolar do Centro de Saúde Escola de Botucatu. Método: Estudo transversal a partir de entrevistas com pais e escolares, e dos registros de prontuários. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com levantamento de dados entre janeiro e julho de 2019 numa amostra de conveniência. Análise estatística realizada, com nível de significância de 5%. Resultados: Dos 23 escolares avaliados, 88% eram do sexo masculino (p<0,05) e 52% tinham idade acima de 10 anos. Dezesseis (70%) autodenominaram-se brancos e, 21 (95%) estudavam em escola pública, quase 70% destes foram encaminhados através da Escola. Os motivos de encaminhamento foram: 39,1% por desatenção; 34,7% por dificuldade de comportamento no ambiente escolar e 30,4% por dificuldade no aprendizado. Três escolares (13%) relataram sentir-se como “estranhos” no ambiente escolar (p<0,0001) e, dezenove (82,6%) referiram que os professores são disponíveis para esclarecer dúvidas; enquanto um (4,3%) relatou que o professor nunca pode responder as questões (p <0,0001). Entre os maiores de 10 anos, o estudo como perspectiva de uma profissão futura foi mais frequente (90%), enquanto que os menores de 10 anos, 88,9% referiram o aprendizado em si (p=0,002). Entre os pais, oito não relataram nenhum problema de aprendizado do seu filho. Quanto à escolaridade dos entrevistados, 60% destes finalizaram o ensino médio e 4% finalizaram o ensino superior. Considerações: As desigualdades sociais podem ser reforçadas na educação, com o predomínio de meninos e da raça branca entre os estudantes, podendo também a valorização do estudo ser um preditor socioeconômico do desempenho escolar. Há diferentes percepções sobre a importância dos estudos entre crianças e adolescentes. A dificuldade no aprendizado, mostrou uma diversidade de causas, relacionadas ao escolar, ao professor ou à organização da sala de aula, porém o modelo pedagógico adotado, ou a não individualização da criança no processo de aprendizado não foi considerado na fala destes. |
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Caracterização de escolares atendidos em um serviço de atenção primária: o Centro de Saúde Escola de BotucatuDescription of students assisted in a primary care service: Botucatu School Health Center.Saúde do escolarCriançasAdolescentesSintomas e queixasSchooler healthChildrenSymptoms and complaintsO aprendizado é um aspecto necessário e universal para o desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas. A criança pode apresentar dificuldades no aprendizado, no amplo espectro de desafios que impedem o desempenho esperado em uma ou mais áreas, sendo que a dificuldade escolar é motivo de encaminhamento frequente para consulta de pediatria. Objetivos: Caracterizar os escolares em atendimento no Programa de Saúde do Escolar do Centro de Saúde Escola de Botucatu. Método: Estudo transversal a partir de entrevistas com pais e escolares, e dos registros de prontuários. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com levantamento de dados entre janeiro e julho de 2019 numa amostra de conveniência. Análise estatística realizada, com nível de significância de 5%. Resultados: Dos 23 escolares avaliados, 88% eram do sexo masculino (p<0,05) e 52% tinham idade acima de 10 anos. Dezesseis (70%) autodenominaram-se brancos e, 21 (95%) estudavam em escola pública, quase 70% destes foram encaminhados através da Escola. Os motivos de encaminhamento foram: 39,1% por desatenção; 34,7% por dificuldade de comportamento no ambiente escolar e 30,4% por dificuldade no aprendizado. Três escolares (13%) relataram sentir-se como “estranhos” no ambiente escolar (p<0,0001) e, dezenove (82,6%) referiram que os professores são disponíveis para esclarecer dúvidas; enquanto um (4,3%) relatou que o professor nunca pode responder as questões (p <0,0001). Entre os maiores de 10 anos, o estudo como perspectiva de uma profissão futura foi mais frequente (90%), enquanto que os menores de 10 anos, 88,9% referiram o aprendizado em si (p=0,002). Entre os pais, oito não relataram nenhum problema de aprendizado do seu filho. Quanto à escolaridade dos entrevistados, 60% destes finalizaram o ensino médio e 4% finalizaram o ensino superior. Considerações: As desigualdades sociais podem ser reforçadas na educação, com o predomínio de meninos e da raça branca entre os estudantes, podendo também a valorização do estudo ser um preditor socioeconômico do desempenho escolar. Há diferentes percepções sobre a importância dos estudos entre crianças e adolescentes. A dificuldade no aprendizado, mostrou uma diversidade de causas, relacionadas ao escolar, ao professor ou à organização da sala de aula, porém o modelo pedagógico adotado, ou a não individualização da criança no processo de aprendizado não foi considerado na fala destes.To learning is a necessary and universal aspect for the development of culturally organized psychological functions. The child may have difficulties in learning, in the wide spectrum of challenges that prevent the expected performance in one or more areas, and school difficulties are a reason for frequent referral to pediatric consultation.Objectives: To characterize the students attending the School Health Program at the Botucatu School Health Center. Method: Cross-sectional study based on interviews with parents and students, and medical records. The project was approved by the Research Ethics Committee, with data collection between January and July 2019 in a convenience sample. Statistical analysis performed, with a significance level of 5%. Results: Of the 23 students evaluated, 88% were male (p<0.05) and 52% were over 10 years old. Sixteen (70%) self-styled whites and 21 (95%) studied in public schools, almost 70% of them were referred through the School. The reasons for referral were: 39.1% for inattention; 34.7% due to behavioral difficulties in the school environment and 30.4% due to learning difficulties. Three students (13%) reported feeling like “strangers” in the school environment (p<0.0001) and nineteen (82.6%) reported that teachers are available to answer questions; while one (4.3%) reported that the teacher could never answer the questions (p <0.0001). Among those over 10 years old, studying as a perspective of a future profession was more frequent (90%), while those under 10 years old, 88.9% mentioned learning itself (p=0.002). Among the parents, eight did not report any problems with their child's learning. As for the education of respondents, 60% of them completed high school and 4% completed higher education. Considerations: Social inequalities can be reinforced in education, with the predominance of boys and the white race among students, and the appreciation of study may also be a socioeconomic predictor of school performance. There are different perceptions about the importance of studies among children and adolescents. Difficulty in learning showed a variety of causes, related to the student, the teacher or the organization of the classroom, but the pedagogical model adopted, or the non-individualization of the child in the learning process, was not considered in their speech.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Catia Regina Branco [UNESP]Prearo, Alice Yamashita [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coelho, Marianna Cristina Romeu2021-08-16T18:42:55Z2021-08-16T18:42:55Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21400633004064088P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T18:52:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T18:52:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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