A arte como instrumento no processo da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do Assistente Social na Política de Assistência Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júlia Paz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Sabrina Santos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252651
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a arte como instrumento na dimensão socioeducativa do trabalho do Assistente Social no contexto da Política de Assistência Social. Apresenta os perfis pedagógicos do trabalho do Assistente Social ao longo do desenvolvimento da profissão, realizando um debate teórico e crítico do processo histórico, conceitual e legal, bem como do contexto de consolidação da Política de Assistência Social e da conquista como direito. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo bibliográfica e documental, fazendo aproximações sobre a construção social e histórica da arte e o Serviço Social, levando-se em consideração a arte como linguagem da dimensão socioeducativa e a arte vista pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) na Proteção Social Básica. Os resultados do estudo assinalaram a arte como ferramenta potencializadora para um trabalho educativo reflexivo e crítico, contribuindo para a construção de identidades. Este trabalho pretende contribuir para os estudos da categoria profissional, bem como, para estratégias dos profissionais para atuação nesses espaços, além de destacar a arte enquanto instrumento capaz de desenvolver a dimensão socioeducativa do Assistente Social de forma inovadora.
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