A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119842
Resumo: This work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroom
id UNSP_01ba6b2597764b2a0b7828f202725fe7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119842
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensinoFísica - Estudo e ensinoLivros didáticosCampos eletricosReflexão (Filosofia)EletrostaticaThis work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroomEste trabalho oferece um panorama sobre reflexões didáticas em torno da introdução do conceito de campo elétrico, em atividades de Ensino de Física voltadas para o nível Médio da Educação Básica por meio de uma metodologia de ensino baseada em um experimento de baixo custo (FERREIRA E RAMOS, 2008). Analisamos o emprego particular do experimento denominado vetor eletrostático e sua utilização no ensino da ideia de linhas de força, propostas por Faraday no século XIX. Analisamos no trabalho como essa abordagem difere da normalmente apresentada nos livros didáticos. Discutimos que o emprego de experimentos de baixo custo, não ocasionará o aprendizado, mas sim o trabalho do professor que proporcione a interação entre o sujeito e o vetor eletrostático. Tanto o professor como o experimento desempenham um papel importante na hora da aulaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]2015-03-23T15:22:08Z2015-03-23T15:22:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfMARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119842000732143marques_tcc_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:32:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:21.969793Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
title A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
spellingShingle A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Livros didáticos
Campos eletricos
Reflexão (Filosofia)
Eletrostatica
title_short A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
title_full A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
title_fullStr A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
title_full_unstemmed A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
title_sort A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
author Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]
author_facet Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Livros didáticos
Campos eletricos
Reflexão (Filosofia)
Eletrostatica
topic Física - Estudo e ensino
Livros didáticos
Campos eletricos
Reflexão (Filosofia)
Eletrostatica
description This work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroom
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:22:08Z
2015-03-23T15:22:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/119842
000732143
marques_tcc_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv MARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000732143
marques_tcc_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/119842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128240995270656