A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119842 |
Resumo: | This work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroom |
id |
UNSP_01ba6b2597764b2a0b7828f202725fe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119842 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensinoFísica - Estudo e ensinoLivros didáticosCampos eletricosReflexão (Filosofia)EletrostaticaThis work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroomEste trabalho oferece um panorama sobre reflexões didáticas em torno da introdução do conceito de campo elétrico, em atividades de Ensino de Física voltadas para o nível Médio da Educação Básica por meio de uma metodologia de ensino baseada em um experimento de baixo custo (FERREIRA E RAMOS, 2008). Analisamos o emprego particular do experimento denominado vetor eletrostático e sua utilização no ensino da ideia de linhas de força, propostas por Faraday no século XIX. Analisamos no trabalho como essa abordagem difere da normalmente apresentada nos livros didáticos. Discutimos que o emprego de experimentos de baixo custo, não ocasionará o aprendizado, mas sim o trabalho do professor que proporcione a interação entre o sujeito e o vetor eletrostático. Tanto o professor como o experimento desempenham um papel importante na hora da aulaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP]2015-03-23T15:22:08Z2015-03-23T15:22:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfMARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119842000732143marques_tcc_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:32:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:21.969793Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
title |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
spellingShingle |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP] Física - Estudo e ensino Livros didáticos Campos eletricos Reflexão (Filosofia) Eletrostatica |
title_short |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
title_full |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
title_fullStr |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
title_full_unstemmed |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
title_sort |
A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino |
author |
Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP] |
author_facet |
Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Tamires Cristina Candido [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Livros didáticos Campos eletricos Reflexão (Filosofia) Eletrostatica |
topic |
Física - Estudo e ensino Livros didáticos Campos eletricos Reflexão (Filosofia) Eletrostatica |
description |
This work offers an overview about didactic reflections in the introduction of the electrical field concept in Physics Teaching activities aimed to the High School by means of a teaching methodology based in a low cost experiment (FERREIRA E RAMOS, 2008). We analyzed the particular use of an experiment named electrostatic vector and its use in the teaching of the line force ideas, proposed by Faraday in 19th century. In the frame of this work we analyzed how this unconventional approach differs of the methodology generally presented in the didactic textbooks. We discussed that the use of low cost experiments, will not cause the student to learn, but the work of the teacher, offering an interaction between the student and the electrostatic vector, play an important role in the classroom |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-23T15:22:08Z 2015-03-23T15:22:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. http://hdl.handle.net/11449/119842 000732143 marques_tcc_tcc_rcla.pdf |
identifier_str_mv |
MARQUES, Tamires Cristina Candido. A noção de campo elétrico: reflexões de uma futura professora sobre o processo de ensino. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. 000732143 marques_tcc_tcc_rcla.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128240995270656 |