Os direitos humanos como mediadores para o desenvolvimento moral de alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Isabel Cristina de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180499
Resumo: A todo o momento ouvem-se queixas que reportam a fatos que demonstram desvalorização da dignidade humana em diversos setores da sociedade, inclusive no espaço escolar, fatos esses que provavelmente não terão como autores indivíduos em estágios elevados de moralidade. A presente pesquisa retrata uma análise qualitativa de intervenção, que busca investigar aulas de Educação em Direitos Humanos oferecidas a um grupo de estudantes de ensino médio com intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio moral, visto que ainda são modestas tais inserções, apesar de respaldos teóricos e legais consistentes. A investigação ocorreu em uma instituição de ensino federal, que apresenta uma organização curricular diferenciada, com agrupamentos por interesse de estudo, em salas multietárias e multisseriadas. Foram alvo da pesquisa vinte e cinco estudantes de ensino médio, com idades entre14/18 anos. As aulas versaram sobre temáticas dos Direitos Humanos. Na coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado no pré- teste e no pós-teste, o instrumento continha um dilema moral com questões abertas e fechadas, na análise de dados investigou-se no discurso do sujeito coletivo vestígios do estágio cinco “moralidade dos direitos humanos” estabelecidos por Lawrence Kohlberg. Como produto ao ensino apresentam-se infográficos informativos sobre a temática dos Direitos Humanos e para além da pesquisa este trabalho também oferece propostas de intervenções pedagógicas.
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