Os direitos humanos como mediadores para o desenvolvimento moral de alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180499 |
Resumo: | A todo o momento ouvem-se queixas que reportam a fatos que demonstram desvalorização da dignidade humana em diversos setores da sociedade, inclusive no espaço escolar, fatos esses que provavelmente não terão como autores indivíduos em estágios elevados de moralidade. A presente pesquisa retrata uma análise qualitativa de intervenção, que busca investigar aulas de Educação em Direitos Humanos oferecidas a um grupo de estudantes de ensino médio com intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio moral, visto que ainda são modestas tais inserções, apesar de respaldos teóricos e legais consistentes. A investigação ocorreu em uma instituição de ensino federal, que apresenta uma organização curricular diferenciada, com agrupamentos por interesse de estudo, em salas multietárias e multisseriadas. Foram alvo da pesquisa vinte e cinco estudantes de ensino médio, com idades entre14/18 anos. As aulas versaram sobre temáticas dos Direitos Humanos. Na coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado no pré- teste e no pós-teste, o instrumento continha um dilema moral com questões abertas e fechadas, na análise de dados investigou-se no discurso do sujeito coletivo vestígios do estágio cinco “moralidade dos direitos humanos” estabelecidos por Lawrence Kohlberg. Como produto ao ensino apresentam-se infográficos informativos sobre a temática dos Direitos Humanos e para além da pesquisa este trabalho também oferece propostas de intervenções pedagógicas. |
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Os direitos humanos como mediadores para o desenvolvimento moral de alunos do ensino médioHuman rights as mediators for the moral development of high school studentsEducaçãoMoralidadeDireitos humanosEnsino MédioEducationMoralityHuman rightsHigh schoolA todo o momento ouvem-se queixas que reportam a fatos que demonstram desvalorização da dignidade humana em diversos setores da sociedade, inclusive no espaço escolar, fatos esses que provavelmente não terão como autores indivíduos em estágios elevados de moralidade. A presente pesquisa retrata uma análise qualitativa de intervenção, que busca investigar aulas de Educação em Direitos Humanos oferecidas a um grupo de estudantes de ensino médio com intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio moral, visto que ainda são modestas tais inserções, apesar de respaldos teóricos e legais consistentes. A investigação ocorreu em uma instituição de ensino federal, que apresenta uma organização curricular diferenciada, com agrupamentos por interesse de estudo, em salas multietárias e multisseriadas. Foram alvo da pesquisa vinte e cinco estudantes de ensino médio, com idades entre14/18 anos. As aulas versaram sobre temáticas dos Direitos Humanos. Na coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado no pré- teste e no pós-teste, o instrumento continha um dilema moral com questões abertas e fechadas, na análise de dados investigou-se no discurso do sujeito coletivo vestígios do estágio cinco “moralidade dos direitos humanos” estabelecidos por Lawrence Kohlberg. Como produto ao ensino apresentam-se infográficos informativos sobre a temática dos Direitos Humanos e para além da pesquisa este trabalho também oferece propostas de intervenções pedagógicas.At all times they hear complaints that report facts that demonstrate the devaluation of human dignity in various sectors of society, including in the school space, which are unlikely to be individuals in high morality. The present research portrays a qualitative analysis of intervention, which seeks to investigate Human Rights Education classes offered to a group of high school students in order to promote the development of moral reasoning, since such insertions are still modest, despite theoretical support and legal. The research was carried out in a federal educational institution, which presents a differentiated curricular organization, with groupings by study interest, in multi-story and multi-series rooms. Twenty-five high school students, aged 14/18 years, were the subject of the study. The lectures focused on human rights themes. In the data collection, a questionnaire was used applied in the pre-test and in the post-test, the instrument contained a moral dilemma with open and closed questions, in the analysis of data investigated in the discourse of the collective subject traces of stage five "morality of human rights "established by Lawrence Kohlberg. As a product of education, informative infographic about Human Rights is presented and, in addition to research, this work also offers proposals for pedagogical interventions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Isabel Cristina de2019-01-18T14:32:01Z2019-01-18T14:32:01Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18049900091178333004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:19:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180499Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:07:59.805824Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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