Os Enfermeiros na assistência em pessoas acometidas pela hanseníase no estado do Tocantins: potencialidades e desafios para capacitação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255815 |
Resumo: | A hanseníase é uma enfermidade infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. Essa doença tropical negligenciada possui uma evolução crônica e comumente afeta a pele e os nervos periféricos. Embora tenha evidências de cura, até o presente representa um problema de saúde pública no Brasil, especialmente na região Norte. Considerando ações estratégicas na Atenção Primária à Saúde (ABS) na perspectiva de combater a hanseníase e suas complicações, atenta-se para o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase. Nesse contexto, o enfermeiro configura-se como agente fundamental, entretanto as capacitações destinadas ao aprimoramento desse profissional no manejo e enfrentamento da hanseníase são limitadas ou insuficientes devido ao fato de não atender às suas reais necessidades. Compreender, por meio de análise qualitativa, as necessidades dos enfermeiros na assistência à hanseníase no estado do Tocantins para oferecer capacitação em ambiente virtual de aprendizagem consistem no objetivo central deste trabalho. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, destinado ao desenvolvimento e implementação de uma produção tecnológica. A pesquisa foi realizada com enfermeiros atuantes ABS dos municípios tocantinenses: Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, tendo como produto um curso virtual de capacitação para a assistência às pessoas com hanseníase. O método de análise de conteúdo com fundamento em Bardin foi empregado a fim de analisar as entrevistas individuais semiestruturadas e identificar as temáticas e fragilidades que permeiam o processo de trabalho dos enfermeiros no cuidado à pessoa com hanseníase, subsidiando o processo de capacitação. O principal desafio encontrado neste trabalho foi a falta de capacitação dos enfermeiros, o qual foi suprido pelo plano de ação elaborado neste estudo, que teve por base uma análise prévia territorialista, comumente aplicada por epidemiologistas na perspectiva de elaboração de cursos de treinamento para equipes de saúde. A avaliação médica foi outra fragilidade encontrada e, de acordo com recomendações sobre o controle da hanseníase, esta pode ser suprida também com o plano de ação, o qual envolve conhecimentos prévios inerentes à profissão do enfermeiro e induz a implementação de competências voltadas para agendamentos e organizações. Além disso, o desafio do diagnóstico diferencial pode ser solucionado com a adesão do conhecimento das execuções de ação de saúde ao paciente com hanseníase. A implementação de curso virtual é vista como uma produtora de habilidades técnicas e não-técnicas como a escuta ativa e orientação, as quais podem auxiliar na presença de estigmas e preconceitos trazidos pela doença. A implementação do curso virtual é reconhecida internacionalmente como grandes orgãos como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foi satisfatória no comparativo com a literatura científica e apresenta possibilidades de expansão territorialista no estado do Tocantins, visto como uma área endêmica da hanseníase. |
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Os Enfermeiros na assistência em pessoas acometidas pela hanseníase no estado do Tocantins: potencialidades e desafios para capacitaçãoNurses’s assessment of leprosy’s people affected in the state of Tocantins capabilities and challenges for capacity buildingAtenção primária à saúdeEducação permanenteLepraA hanseníase é uma enfermidade infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. Essa doença tropical negligenciada possui uma evolução crônica e comumente afeta a pele e os nervos periféricos. Embora tenha evidências de cura, até o presente representa um problema de saúde pública no Brasil, especialmente na região Norte. Considerando ações estratégicas na Atenção Primária à Saúde (ABS) na perspectiva de combater a hanseníase e suas complicações, atenta-se para o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase. Nesse contexto, o enfermeiro configura-se como agente fundamental, entretanto as capacitações destinadas ao aprimoramento desse profissional no manejo e enfrentamento da hanseníase são limitadas ou insuficientes devido ao fato de não atender às suas reais necessidades. Compreender, por meio de análise qualitativa, as necessidades dos enfermeiros na assistência à hanseníase no estado do Tocantins para oferecer capacitação em ambiente virtual de aprendizagem consistem no objetivo central deste trabalho. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, destinado ao desenvolvimento e implementação de uma produção tecnológica. A pesquisa foi realizada com enfermeiros atuantes ABS dos municípios tocantinenses: Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, tendo como produto um curso virtual de capacitação para a assistência às pessoas com hanseníase. O método de análise de conteúdo com fundamento em Bardin foi empregado a fim de analisar as entrevistas individuais semiestruturadas e identificar as temáticas e fragilidades que permeiam o processo de trabalho dos enfermeiros no cuidado à pessoa com hanseníase, subsidiando o processo de capacitação. O principal desafio encontrado neste trabalho foi a falta de capacitação dos enfermeiros, o qual foi suprido pelo plano de ação elaborado neste estudo, que teve por base uma análise prévia territorialista, comumente aplicada por epidemiologistas na perspectiva de elaboração de cursos de treinamento para equipes de saúde. A avaliação médica foi outra fragilidade encontrada e, de acordo com recomendações sobre o controle da hanseníase, esta pode ser suprida também com o plano de ação, o qual envolve conhecimentos prévios inerentes à profissão do enfermeiro e induz a implementação de competências voltadas para agendamentos e organizações. Além disso, o desafio do diagnóstico diferencial pode ser solucionado com a adesão do conhecimento das execuções de ação de saúde ao paciente com hanseníase. A implementação de curso virtual é vista como uma produtora de habilidades técnicas e não-técnicas como a escuta ativa e orientação, as quais podem auxiliar na presença de estigmas e preconceitos trazidos pela doença. A implementação do curso virtual é reconhecida internacionalmente como grandes orgãos como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foi satisfatória no comparativo com a literatura científica e apresenta possibilidades de expansão territorialista no estado do Tocantins, visto como uma área endêmica da hanseníase.Leprosy is an infectious disease caused by Mycobacterium leprae. This neglected tropical disease has a chronic course and commonly affects the skin and peripheral nerves. Concerning it was evidenced of healing, it still represents a public health problem in Brazil, especially in the North region. Considering strategic actions in Primary Health Care (PHC) with a view to combating Leprosy and its complications, early diagnosis and treatment of the disease are considered. In this context, the nurse is a fundamental agente, for thisthe training aimed to improving this kind of professional in the management and coping with leprosy are limited or insufficient due to the fact that it does not meet their real needs. Understanding, through qualitative analysis, the needs of nurses in leprosy care in the State of Tocantins to offer training in a virtual learning environment is the central aimed of this work. This study is a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach aimed to the development and implementation of a technological production. The research was carried out with nurses which worked in PHC from the Tocantins’s counties: Palmas, Araguaina, Gurupi and Porto Nacional, which have as a product, a virtual training course founded to assisted leprosy’s patients with leprosy. Based on Bardin’s, which concern the content analysis method,was used to analyze the individual semi-structured interviews and identify the themes and weaknesses that permeate the nurses' work process in caring for people with leprosy, subsidizing the training process. The main challenge founded in this work was the lack of training of nurses, which was overcome by the action plan elaborated in this study, which was based on a previous territorial analysis, commonly applied by epidemiologists in the perspective of elaborating training courses for health teams. The medical evaluation was another fragility founded and, according to the recommendations on leprosy control, this can also be supplied with the action plan, which involves prior knowledge inherent in the nursing profession and induces the implementation of tasks commanded for scheduling and organizations. In addition, the challenge of the differential diagnosis can be solved with the accession of knowledge of health action executions to the patient with leprosy. The implementation of a virtual course is seen as a producer of technical and non-technical skills such as active listening and guidance, which can help in the presence of stigmas and prejudices broughted by the disease. The implementation of the virtual course is internationally recognized by large bodies such as the Centers for Disease Control and Prevention (CDC), it was satisfactory in comparison with the scientific literature and presents possibilities for territorial expansion in the State of Tocantins, seen as an endemic area of leprosy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borgato, Maria Helena [UNESP]Ferreira, Ana Silvia Sartori Barravieira Seabra [UNESP]Cavalcante, Liz Freire2024-06-03T13:11:00Z2024-06-03T13:11:00Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, L.F. Os enfermeiros na assistência em pessoas acometidas pela hanseníase no estado do Tocantins: potencialidades e desafios para capacitação. Orientador(a): Maria Helena Borgato. Coorientador(a): Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Botucatu, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25581562369559498482350000-0001-8550-7131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T06:14:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255815Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:24:56.763374Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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