Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menino, Camila Biel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204295
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do feminino em Angela Carter no que diz respeito aos contos de fadas A Câmara sangrenta, O sr. Lyon faz a corte, A Noiva do tigre, O Rei dos elfos e A Filha da neve presentes no livro The Bloody Chamber and Other Stories, publicado em 1979, sob o olhar da crítica feminista. A dissertação estabelece um estudo comparativo entre os contos de partida Branca de Neve, A Bela e a Fera e Barba Azul e a balada Erlkönig de Johann Wolfgang von Goethe e traça um paralelo entre a mudança nas histórias no que tange os papeis de gênero, as relações entre mãe e filha, pai e filha, a noiva e a própria existência da mulher na sociedade e seu empoderamento ao longo dos anos. Essas análises foram fundamentadas teoricamente nos estudos de autores como Bruno Bettelheim (2002), que segue uma visão freudiana sobre os signos presentes nos contos de fadas, e na psicoterapeuta Marie-Louise von Franz (1991 e 2001), a qual aborda a visão da psicologia analítica de Jung. Por fim, o estudo se debruça nas características que Angela Carter define como importantes em personagens femininas e que ajudam a evidenciar o perfil da mulher Carteriana. Também foram utilizados como fundamentação teórica autores como Elaine Showalter (1994), Lúcia Zolin (2005), Kate Millett (1990), Maureen Murdock (1990), Rapucci (1997 e 2011), Mendes (2000) e Monte (2018).
id UNSP_0288c1f89dff4f7819be5e3f8b8c7813
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204295
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela CarterRunning with the tigers: the feminine in Angela Carter.Crítica feministaEscritorasIdentidade de gênero na literaturaContos de fadasCarter, Angela, 1940-1992O presente trabalho apresenta uma análise do feminino em Angela Carter no que diz respeito aos contos de fadas A Câmara sangrenta, O sr. Lyon faz a corte, A Noiva do tigre, O Rei dos elfos e A Filha da neve presentes no livro The Bloody Chamber and Other Stories, publicado em 1979, sob o olhar da crítica feminista. A dissertação estabelece um estudo comparativo entre os contos de partida Branca de Neve, A Bela e a Fera e Barba Azul e a balada Erlkönig de Johann Wolfgang von Goethe e traça um paralelo entre a mudança nas histórias no que tange os papeis de gênero, as relações entre mãe e filha, pai e filha, a noiva e a própria existência da mulher na sociedade e seu empoderamento ao longo dos anos. Essas análises foram fundamentadas teoricamente nos estudos de autores como Bruno Bettelheim (2002), que segue uma visão freudiana sobre os signos presentes nos contos de fadas, e na psicoterapeuta Marie-Louise von Franz (1991 e 2001), a qual aborda a visão da psicologia analítica de Jung. Por fim, o estudo se debruça nas características que Angela Carter define como importantes em personagens femininas e que ajudam a evidenciar o perfil da mulher Carteriana. Também foram utilizados como fundamentação teórica autores como Elaine Showalter (1994), Lúcia Zolin (2005), Kate Millett (1990), Maureen Murdock (1990), Rapucci (1997 e 2011), Mendes (2000) e Monte (2018).The present work aims to analyze the feminine in Angela Carter with regard to the fairy tales The Bloody chamber, The Courtship of mr. Lyon, The Tiger’s bride, The Erl-King and The Snow child present in the book The Bloody Chamber and Other Stories, published in 1979, following the feminist criticism. The dissertation establishes a comparative study between the tales Snow White, Beauty and the Beast, Blue Beard and the ballad Erlkönig by Johann Wolfgang von Goethe. Other important point drawn in the present research is a parallel between the change in the narratives regarding gender roles, the relationships between mother and daughter, father and daughter, the bride, and the very existence of women in society and their empowerment over the years. These analyzes are theoretically based on the studies of authors like Bruno Bettelheim (2002), who follows the Freudian’s view of the signs present in fairy tales, and the psychotherapist Marie-Louise von Franz (1991 and 2001), who addresses Jung's view of analytical psychology. Finally, the study also seeks to address the characteristics that Angela Carter defines as important in female characters and helps to highlight the profile of the Carterian woman. Authors such as Elaine Showalter (1994), Lúcia Zolin (2005), Kate Millett (1990), Maureen Murdock (1990), Rapucci (1997 and 2011), Mendes (2000) and Monte (2018) were also used as theoretical foundations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rapucci, Cleide Antonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menino, Camila Biel2021-04-07T13:52:53Z2021-04-07T13:52:53Z2021-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20429533004048019P157212220814990420000-0002-1388-8470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:33.059404Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
Running with the tigers: the feminine in Angela Carter.
title Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
spellingShingle Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
Menino, Camila Biel
Crítica feminista
Escritoras
Identidade de gênero na literatura
Contos de fadas
Carter, Angela, 1940-1992
title_short Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
title_full Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
title_fullStr Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
title_full_unstemmed Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
title_sort Correndo com os tigres: o feminino nos contos de fadas de Angela Carter
author Menino, Camila Biel
author_facet Menino, Camila Biel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rapucci, Cleide Antonia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Menino, Camila Biel
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica feminista
Escritoras
Identidade de gênero na literatura
Contos de fadas
Carter, Angela, 1940-1992
topic Crítica feminista
Escritoras
Identidade de gênero na literatura
Contos de fadas
Carter, Angela, 1940-1992
description O presente trabalho apresenta uma análise do feminino em Angela Carter no que diz respeito aos contos de fadas A Câmara sangrenta, O sr. Lyon faz a corte, A Noiva do tigre, O Rei dos elfos e A Filha da neve presentes no livro The Bloody Chamber and Other Stories, publicado em 1979, sob o olhar da crítica feminista. A dissertação estabelece um estudo comparativo entre os contos de partida Branca de Neve, A Bela e a Fera e Barba Azul e a balada Erlkönig de Johann Wolfgang von Goethe e traça um paralelo entre a mudança nas histórias no que tange os papeis de gênero, as relações entre mãe e filha, pai e filha, a noiva e a própria existência da mulher na sociedade e seu empoderamento ao longo dos anos. Essas análises foram fundamentadas teoricamente nos estudos de autores como Bruno Bettelheim (2002), que segue uma visão freudiana sobre os signos presentes nos contos de fadas, e na psicoterapeuta Marie-Louise von Franz (1991 e 2001), a qual aborda a visão da psicologia analítica de Jung. Por fim, o estudo se debruça nas características que Angela Carter define como importantes em personagens femininas e que ajudam a evidenciar o perfil da mulher Carteriana. Também foram utilizados como fundamentação teórica autores como Elaine Showalter (1994), Lúcia Zolin (2005), Kate Millett (1990), Maureen Murdock (1990), Rapucci (1997 e 2011), Mendes (2000) e Monte (2018).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-07T13:52:53Z
2021-04-07T13:52:53Z
2021-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204295
33004048019P1
5721222081499042
0000-0002-1388-8470
url http://hdl.handle.net/11449/204295
identifier_str_mv 33004048019P1
5721222081499042
0000-0002-1388-8470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128406656647168