Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torquette, Akisnelen de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138335
Resumo: No presente trabalho, tivemos como objetivo comparar a distribuição das segmentações não-convencionais de palavras encontradas em textos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a fim de traçar um perfil dessas ocorrências em função das variáveis: (a) tipos de escolas (públicas e privadas); (b) anos letivos (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano); e (c) sexo/gênero (masculino e feminino). Para tanto, compusemos um banco de dados – denominado EscIn –composto por 4.230 textos resultantes da aplicação de uma proposta de atividade de escrita, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, de cinco escolas privadas e de dez escolas públicas do Município de Marília (SP), durante o ano de 2012. A partir desse banco de dados, formamos uma amostra estratificada de 10% dos dados de cada variável de nosso objetivo, perfazendo um total de 427 textos do corpus a ser analisado. Fizemos análise estatística descritiva e inferencial dos dados de segmentação não-convencional, comparando as variáveis. Os resultados das ocorrências de segmentações não-convencionais mostram que: (1) ocorrem em maior percentual nas escolas públicas do que nas escolas privadas; (2) tendem a diminuir em ambos os tipos de escolas com a progressão dos anos letivos, mas, de forma diferente – nas escolas públicas a queda é contínua, com um pico do 2º para o 3º ano, já nas escolas privadas a queda é acentuadamente do 1º para o 2º ano e, a partir do 3º ano, o percentual zera; e (3) são mais numerosas entre os meninos do que entre as meninas nas escolas públicas, mas não nas escolas privadas. A forma de segmentar dos escreventes mostra-se, pois, como heterogênea, na medida em que é condicionada pelos tipos de escolas: públicas ou privadas. Os resultados das variáveis anos letivos e sexo/gênero indiciam que há outros fatores que influenciam no modo de segmentar dos escreventes, não sendo possível – ou pouco proveitoso – analisar essas variáveis de forma isolada.
id UNSP_02f49caf40e30b6361f6aaac101c3df4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138335
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadasUnconventional segmentations words in public and private schoolsLíngua PortuguesaPalavraAquisição da escritaSegmentações não-convencionaisEscola pública/escola privadaPortugueseWordWriting acquisitionUnconventional segmentationsPublic school/private schoolNo presente trabalho, tivemos como objetivo comparar a distribuição das segmentações não-convencionais de palavras encontradas em textos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a fim de traçar um perfil dessas ocorrências em função das variáveis: (a) tipos de escolas (públicas e privadas); (b) anos letivos (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano); e (c) sexo/gênero (masculino e feminino). Para tanto, compusemos um banco de dados – denominado EscIn –composto por 4.230 textos resultantes da aplicação de uma proposta de atividade de escrita, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, de cinco escolas privadas e de dez escolas públicas do Município de Marília (SP), durante o ano de 2012. A partir desse banco de dados, formamos uma amostra estratificada de 10% dos dados de cada variável de nosso objetivo, perfazendo um total de 427 textos do corpus a ser analisado. Fizemos análise estatística descritiva e inferencial dos dados de segmentação não-convencional, comparando as variáveis. Os resultados das ocorrências de segmentações não-convencionais mostram que: (1) ocorrem em maior percentual nas escolas públicas do que nas escolas privadas; (2) tendem a diminuir em ambos os tipos de escolas com a progressão dos anos letivos, mas, de forma diferente – nas escolas públicas a queda é contínua, com um pico do 2º para o 3º ano, já nas escolas privadas a queda é acentuadamente do 1º para o 2º ano e, a partir do 3º ano, o percentual zera; e (3) são mais numerosas entre os meninos do que entre as meninas nas escolas públicas, mas não nas escolas privadas. A forma de segmentar dos escreventes mostra-se, pois, como heterogênea, na medida em que é condicionada pelos tipos de escolas: públicas ou privadas. Os resultados das variáveis anos letivos e sexo/gênero indiciam que há outros fatores que influenciam no modo de segmentar dos escreventes, não sendo possível – ou pouco proveitoso – analisar essas variáveis de forma isolada.In this study, our objective was to compare the distribution of unconventional segmentations words found in texts of the 1st to 5th grade of elementary school in order to draw a profile of these occurrences depending on variables: (a) type of school (public and private); (b) school years (1st year, 2nd year, 3rd year, 4th year and 5th year); and (c) sex/gender (male and female). To this end, we wrote a database - called EscIn - composed of 4,230 texts resulting from the application of a proposal for a writing activity, from 1st to 5th year of elementary school, five private schools and ten public schools in the city of Marilia (SP) during 2012. From this database, we formed a stratified sample of 10% to each variable of our goal, making a corpus total of 427 texts to be analyzed. In descriptive and inferential statistical analysis data of unconventional segmentation, we compare the variables. The results of unconventional segmentations occurrences show that: (1) occur in higher percentage in public schools than in private schools; (2) tend to decrease in both types of schools with the progression of school years, but differently - in public schools fall is continuing, with a peak in the 2nd to the 3rd year, already in private schools fall is sharply from the 1st to the 2nd year and, from the 3rd years, the percentage resets; and (3) are more numerous among boys than among girls in public schools, but not in private schools. The way of to segment writers is shown since, as heterogeneous as far as it is conditioned by the school types: public and private. The results of the school years and sex/gender variables indicate that there are other factors that influence the way to segment the writers, it is not possible - or little profitable - to analyze these variables in isolation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Lourenço [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torquette, Akisnelen de Oliveira [UNESP]2016-05-16T17:34:18Z2016-05-16T17:34:18Z2016-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13833500087272933004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:05:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138335Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:31.444494Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
Unconventional segmentations words in public and private schools
title Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
spellingShingle Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
Torquette, Akisnelen de Oliveira [UNESP]
Língua Portuguesa
Palavra
Aquisição da escrita
Segmentações não-convencionais
Escola pública/escola privada
Portuguese
Word
Writing acquisition
Unconventional segmentations
Public school/private school
title_short Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
title_full Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
title_fullStr Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
title_full_unstemmed Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
title_sort Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas
author Torquette, Akisnelen de Oliveira [UNESP]
author_facet Torquette, Akisnelen de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Lourenço [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Torquette, Akisnelen de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Palavra
Aquisição da escrita
Segmentações não-convencionais
Escola pública/escola privada
Portuguese
Word
Writing acquisition
Unconventional segmentations
Public school/private school
topic Língua Portuguesa
Palavra
Aquisição da escrita
Segmentações não-convencionais
Escola pública/escola privada
Portuguese
Word
Writing acquisition
Unconventional segmentations
Public school/private school
description No presente trabalho, tivemos como objetivo comparar a distribuição das segmentações não-convencionais de palavras encontradas em textos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a fim de traçar um perfil dessas ocorrências em função das variáveis: (a) tipos de escolas (públicas e privadas); (b) anos letivos (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano); e (c) sexo/gênero (masculino e feminino). Para tanto, compusemos um banco de dados – denominado EscIn –composto por 4.230 textos resultantes da aplicação de uma proposta de atividade de escrita, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, de cinco escolas privadas e de dez escolas públicas do Município de Marília (SP), durante o ano de 2012. A partir desse banco de dados, formamos uma amostra estratificada de 10% dos dados de cada variável de nosso objetivo, perfazendo um total de 427 textos do corpus a ser analisado. Fizemos análise estatística descritiva e inferencial dos dados de segmentação não-convencional, comparando as variáveis. Os resultados das ocorrências de segmentações não-convencionais mostram que: (1) ocorrem em maior percentual nas escolas públicas do que nas escolas privadas; (2) tendem a diminuir em ambos os tipos de escolas com a progressão dos anos letivos, mas, de forma diferente – nas escolas públicas a queda é contínua, com um pico do 2º para o 3º ano, já nas escolas privadas a queda é acentuadamente do 1º para o 2º ano e, a partir do 3º ano, o percentual zera; e (3) são mais numerosas entre os meninos do que entre as meninas nas escolas públicas, mas não nas escolas privadas. A forma de segmentar dos escreventes mostra-se, pois, como heterogênea, na medida em que é condicionada pelos tipos de escolas: públicas ou privadas. Os resultados das variáveis anos letivos e sexo/gênero indiciam que há outros fatores que influenciam no modo de segmentar dos escreventes, não sendo possível – ou pouco proveitoso – analisar essas variáveis de forma isolada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-16T17:34:18Z
2016-05-16T17:34:18Z
2016-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138335
000872729
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/138335
identifier_str_mv 000872729
33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128524372934656