Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilera, Júlia de Oliveira França
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252212
Resumo: Embora atualmente o cenário com relação a pandemia da COVID-19 tenha se estabilizado com a aplicação das vacinas, novos casos surgem a todo momento e a população continua a ser infectada. Os sintomas variam entre as pessoas podendo se desenvolver na forma leve até à mais grave. Poucos estudos, porém, têm buscado entender o efeito de contrair o vírus da COVID-19 e seus efeitos prolongados, por vários meses após a cura da doença. Estudos têm mostrado que situações debilitantes associadas a efeitos mais prolongados dos sintomas associados à COVID-19 (Covid Longa) podem diminuir as capacidades de aprendizado da criança, se tornando um fator de risco para atrasos desenvolvimentais. Diante de um cenário recente desta pandemia, muito pouco se sabe como o desenvolvimento motor e capacidades físicas das crianças podem ser impactados pelo vírus da COVID-19, tanto em casos leves como mais graves da doença. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo, investigaras capacidades físicas e as habilidades motoras fundamentais grossas de crianças, com e sem diagnóstico de COVID-19 e, se possível, correlacionar o desempenho motor e os níveis de capacidades físicas com sintomas de COVID longa. Participaram do estudo, 20 crianças com diagnóstico de infecção por COVID-19 (grupo experimental) e 20 crianças sem diagnóstico clínico e provável de infecção pela doença (grupo controle), com idades entre 8 e 10 anos. Os participantes foram submetidos à uma anamnese e ao teste de habilidades motoras grossas (TGMD-2) que foi dividido em dois subtestes: locomotor e controle do objeto. Ainda, os participantes realizaram a Bateria de Testes EUROFIT para avaliação das capacidades de força de membro inferior, membro superior, equilíbrio, agilidade e velocidade. Ambos os testes, motor e de capacidades físicas foram pontuados e, posteriormente, analisados de acordo com as normas de cada teste. Análises de variância (ANOVAs) foram utilizadas para verificar diferenças entre os grupos (experimental e controle) para as variáveis dependentes: idade, peso corporal, IMC e estatura. Ainda, outro conjunto de ANOVAs oneway foi utilizado para verificar as diferenças entre os grupos e entre as idades cronológica e motoras (locomotora e de controle do objeto), bem como para as medidas de capacidades físicas investigadas. Os resultados mostraram que não houve alterações nas capacidades físicas e habilidade motoras em crianças que tiveram diagnóstico para COVID-19. Entretanto, observou-se, de maneira geral, que ambos os grupos apresentam defasagem em habilidades de controle de objeto e idade locomotora maior do que a idade de controle de objeto sugerindo a necessidade de constante avaliação e identificação de atrasos motores nesta faixa etária para que um planejamento mais adequado das atividades no ensino fundamental.
id UNSP_0351228aeefa037c1d4c16413416de84
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252212
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SPEFFECTSEffects of Covid-19 on motor development and physical capabilities of Elementary School children from Bauru-SPCovid-19Covid longaCriançasDesenvolvimento motorCapacidades físicasLong covidChildrenMotor developmentPhysical abilitiesEmbora atualmente o cenário com relação a pandemia da COVID-19 tenha se estabilizado com a aplicação das vacinas, novos casos surgem a todo momento e a população continua a ser infectada. Os sintomas variam entre as pessoas podendo se desenvolver na forma leve até à mais grave. Poucos estudos, porém, têm buscado entender o efeito de contrair o vírus da COVID-19 e seus efeitos prolongados, por vários meses após a cura da doença. Estudos têm mostrado que situações debilitantes associadas a efeitos mais prolongados dos sintomas associados à COVID-19 (Covid Longa) podem diminuir as capacidades de aprendizado da criança, se tornando um fator de risco para atrasos desenvolvimentais. Diante de um cenário recente desta pandemia, muito pouco se sabe como o desenvolvimento motor e capacidades físicas das crianças podem ser impactados pelo vírus da COVID-19, tanto em casos leves como mais graves da doença. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo, investigaras capacidades físicas e as habilidades motoras fundamentais grossas de crianças, com e sem diagnóstico de COVID-19 e, se possível, correlacionar o desempenho motor e os níveis de capacidades físicas com sintomas de COVID longa. Participaram do estudo, 20 crianças com diagnóstico de infecção por COVID-19 (grupo experimental) e 20 crianças sem diagnóstico clínico e provável de infecção pela doença (grupo controle), com idades entre 8 e 10 anos. Os participantes foram submetidos à uma anamnese e ao teste de habilidades motoras grossas (TGMD-2) que foi dividido em dois subtestes: locomotor e controle do objeto. Ainda, os participantes realizaram a Bateria de Testes EUROFIT para avaliação das capacidades de força de membro inferior, membro superior, equilíbrio, agilidade e velocidade. Ambos os testes, motor e de capacidades físicas foram pontuados e, posteriormente, analisados de acordo com as normas de cada teste. Análises de variância (ANOVAs) foram utilizadas para verificar diferenças entre os grupos (experimental e controle) para as variáveis dependentes: idade, peso corporal, IMC e estatura. Ainda, outro conjunto de ANOVAs oneway foi utilizado para verificar as diferenças entre os grupos e entre as idades cronológica e motoras (locomotora e de controle do objeto), bem como para as medidas de capacidades físicas investigadas. Os resultados mostraram que não houve alterações nas capacidades físicas e habilidade motoras em crianças que tiveram diagnóstico para COVID-19. Entretanto, observou-se, de maneira geral, que ambos os grupos apresentam defasagem em habilidades de controle de objeto e idade locomotora maior do que a idade de controle de objeto sugerindo a necessidade de constante avaliação e identificação de atrasos motores nesta faixa etária para que um planejamento mais adequado das atividades no ensino fundamental.Although the scenario regarding the COVID-19 pandemic has currently stabilized with the application of vaccines, new cases appear all the time and the population continues to be infected. Symptoms vary between people and can range from mild to more severe. Few studies, however, have sought to understand the effect of contracting the COVID-19 virus and its prolonged effects, for several months after curing the disease. Studies have shown that debilitating situations associated with longer effects of symptoms associated with COVID-19 (Long Covid) can reduce a child's learning capabilities, becoming a risk factor for developmental delays. Given the recent scenario of this pandemic, very little is known about how children's motor development and physical capabilities can be impacted by the COVID- 19 virus, both in mild and more severe cases of the disease. Therefore, the present study aims to investigate the physical capabilities and fundamental gross motor skills of children, with and without a diagnosis of COVID-19, and, if possible, correlate motor performance and levels of physical capabilities with COVID symptoms. long. The study included 20 children diagnosed with COVID-19 infection (experimental group) and 20 children without a clinical diagnosis and probable infection with the disease (control group), aged between 8 and 10 years. Participants underwent anamnesis and the gross motor skills test (TGMD-2), which was divided into two subtests: locomotor and object control. Furthermore, participants performed the EUROFIT Test Battery to evaluate the strength capabilities of the lower limbs, upper limbs, balance, agility and speed. Both motor and physical capabilities tests were scored and subsequently analyzed according to the standards for each test. Analysis of variance (ANOVAs) were used to verify differences between groups (experimental and control) for the dependent variables: age, body weight, BMI and height. Furthermore, another set of one-way ANOVAs was used to verify the differences between groups and between chronological and motor ages (locomotor and object control), as well as for the physical capacity measures investigated. The results showed that there were no changes in the motor skills and abilities of those diagnosed with COVID-19. However, it was observed, in general, that both groups presented a lag in object control skills and locomotor age greater than the object control age which requires the need for constant assessment and identification of motor delays in this age group so that activities in elementary school can be more adequately planned.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2023/00375-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zago, Paula Fávaro Polastri [UNESP]Aguilera, Júlia de Oliveira França2023-12-20T17:30:05Z2023-12-20T17:30:05Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAGUILERA, Júlia de Oliveira França. Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-19T15:00:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-19T15:00:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
EFFECTSEffects of Covid-19 on motor development and physical capabilities of Elementary School children from Bauru-SP
title Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
spellingShingle Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
Aguilera, Júlia de Oliveira França
Covid-19
Covid longa
Crianças
Desenvolvimento motor
Capacidades físicas
Long covid
Children
Motor development
Physical abilities
title_short Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
title_full Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
title_fullStr Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
title_full_unstemmed Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
title_sort Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
author Aguilera, Júlia de Oliveira França
author_facet Aguilera, Júlia de Oliveira França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zago, Paula Fávaro Polastri [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguilera, Júlia de Oliveira França
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Covid longa
Crianças
Desenvolvimento motor
Capacidades físicas
Long covid
Children
Motor development
Physical abilities
topic Covid-19
Covid longa
Crianças
Desenvolvimento motor
Capacidades físicas
Long covid
Children
Motor development
Physical abilities
description Embora atualmente o cenário com relação a pandemia da COVID-19 tenha se estabilizado com a aplicação das vacinas, novos casos surgem a todo momento e a população continua a ser infectada. Os sintomas variam entre as pessoas podendo se desenvolver na forma leve até à mais grave. Poucos estudos, porém, têm buscado entender o efeito de contrair o vírus da COVID-19 e seus efeitos prolongados, por vários meses após a cura da doença. Estudos têm mostrado que situações debilitantes associadas a efeitos mais prolongados dos sintomas associados à COVID-19 (Covid Longa) podem diminuir as capacidades de aprendizado da criança, se tornando um fator de risco para atrasos desenvolvimentais. Diante de um cenário recente desta pandemia, muito pouco se sabe como o desenvolvimento motor e capacidades físicas das crianças podem ser impactados pelo vírus da COVID-19, tanto em casos leves como mais graves da doença. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo, investigaras capacidades físicas e as habilidades motoras fundamentais grossas de crianças, com e sem diagnóstico de COVID-19 e, se possível, correlacionar o desempenho motor e os níveis de capacidades físicas com sintomas de COVID longa. Participaram do estudo, 20 crianças com diagnóstico de infecção por COVID-19 (grupo experimental) e 20 crianças sem diagnóstico clínico e provável de infecção pela doença (grupo controle), com idades entre 8 e 10 anos. Os participantes foram submetidos à uma anamnese e ao teste de habilidades motoras grossas (TGMD-2) que foi dividido em dois subtestes: locomotor e controle do objeto. Ainda, os participantes realizaram a Bateria de Testes EUROFIT para avaliação das capacidades de força de membro inferior, membro superior, equilíbrio, agilidade e velocidade. Ambos os testes, motor e de capacidades físicas foram pontuados e, posteriormente, analisados de acordo com as normas de cada teste. Análises de variância (ANOVAs) foram utilizadas para verificar diferenças entre os grupos (experimental e controle) para as variáveis dependentes: idade, peso corporal, IMC e estatura. Ainda, outro conjunto de ANOVAs oneway foi utilizado para verificar as diferenças entre os grupos e entre as idades cronológica e motoras (locomotora e de controle do objeto), bem como para as medidas de capacidades físicas investigadas. Os resultados mostraram que não houve alterações nas capacidades físicas e habilidade motoras em crianças que tiveram diagnóstico para COVID-19. Entretanto, observou-se, de maneira geral, que ambos os grupos apresentam defasagem em habilidades de controle de objeto e idade locomotora maior do que a idade de controle de objeto sugerindo a necessidade de constante avaliação e identificação de atrasos motores nesta faixa etária para que um planejamento mais adequado das atividades no ensino fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T17:30:05Z
2023-12-20T17:30:05Z
2023-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUILERA, Júlia de Oliveira França. Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252212
identifier_str_mv AGUILERA, Júlia de Oliveira França. Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128191381897216