Uma braça e dois palmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Bruno [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154489
Resumo: O presente trabalho discute algumas questões que acompanham minha produção artística desde 2013, como a recorrência de procedimentos tradicionais construtivos e a proximidade com as medidas do corpo, assim como os métodos vernaculares de medição empregados na estruturação de projetos. Este pensamento construtivo desenvolvido através da prática em artes visuais resultou em algumas impressões acerca da espacialidade nas pinturas de Almeida Júnior, principalmente nos quadros da fase regionalista, onde o pintor retrata cenas do interior paulista. Assim, foi feita uma leitura das imagens a partir dos elementos compositivos da paisagem, dos objetos e dos gestos dos personagens, ilustrando os argumentos por meio de dados e características recorrentes no cotidiano rural de comunidades caipiras e caiçaras. Desse modo, o estudo descreve a organização espacial dessas populações e as relações do homem com o seu território: físico, geográfico e subjetivo, imaterial.
id UNSP_038a8c4d8dbcf3e0c04cd5eee0b39a20
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154489
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma braça e dois palmosOne fathom and two handspansAlmeida JúniorEspaçoPaisagemTerritório caipiraMedição vernacularPequena propriedade ruralAlmeida JúniorCaipira’s territoryVernacular measurementSpaceLandscapeSmall rural propertyO presente trabalho discute algumas questões que acompanham minha produção artística desde 2013, como a recorrência de procedimentos tradicionais construtivos e a proximidade com as medidas do corpo, assim como os métodos vernaculares de medição empregados na estruturação de projetos. Este pensamento construtivo desenvolvido através da prática em artes visuais resultou em algumas impressões acerca da espacialidade nas pinturas de Almeida Júnior, principalmente nos quadros da fase regionalista, onde o pintor retrata cenas do interior paulista. Assim, foi feita uma leitura das imagens a partir dos elementos compositivos da paisagem, dos objetos e dos gestos dos personagens, ilustrando os argumentos por meio de dados e características recorrentes no cotidiano rural de comunidades caipiras e caiçaras. Desse modo, o estudo descreve a organização espacial dessas populações e as relações do homem com o seu território: físico, geográfico e subjetivo, imaterial.This dissertation discusses some issues that accompany my artistic production since 2013, such as the recurrence of traditional constructive procedures and the proximity to body measurements, as well as vernacular measurement methods used in project design. This constructive thinking developed through in the visual arts practice has resulted in some impressions about the spatiality in Almeida Júnior’s paintings, mainly in the the regionalist phase works, where the painter depicts scenes from the interior of São Paulo. Thus, a reading of the images was made from the compositional elements of the landscape, the objects and the gestures of the characters, illustrating the arguments through data and recurrent characteristics in the rural daily life of caipiras and caiçaras communities. Thus, the study describes the spatial organization of these populations and the relations of man with his territory: physical, geographical and subjective, immaterial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1588052Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaniol, José Paiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Bruno [UNESP]2018-07-11T14:45:34Z2018-07-11T14:45:34Z2018-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15448900090583933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154489Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma braça e dois palmos
One fathom and two handspans
title Uma braça e dois palmos
spellingShingle Uma braça e dois palmos
Brito, Bruno [UNESP]
Almeida Júnior
Espaço
Paisagem
Território caipira
Medição vernacular
Pequena propriedade rural
Almeida Júnior
Caipira’s territory
Vernacular measurement
Space
Landscape
Small rural property
title_short Uma braça e dois palmos
title_full Uma braça e dois palmos
title_fullStr Uma braça e dois palmos
title_full_unstemmed Uma braça e dois palmos
title_sort Uma braça e dois palmos
author Brito, Bruno [UNESP]
author_facet Brito, Bruno [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spaniol, José Paiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Bruno [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Almeida Júnior
Espaço
Paisagem
Território caipira
Medição vernacular
Pequena propriedade rural
Almeida Júnior
Caipira’s territory
Vernacular measurement
Space
Landscape
Small rural property
topic Almeida Júnior
Espaço
Paisagem
Território caipira
Medição vernacular
Pequena propriedade rural
Almeida Júnior
Caipira’s territory
Vernacular measurement
Space
Landscape
Small rural property
description O presente trabalho discute algumas questões que acompanham minha produção artística desde 2013, como a recorrência de procedimentos tradicionais construtivos e a proximidade com as medidas do corpo, assim como os métodos vernaculares de medição empregados na estruturação de projetos. Este pensamento construtivo desenvolvido através da prática em artes visuais resultou em algumas impressões acerca da espacialidade nas pinturas de Almeida Júnior, principalmente nos quadros da fase regionalista, onde o pintor retrata cenas do interior paulista. Assim, foi feita uma leitura das imagens a partir dos elementos compositivos da paisagem, dos objetos e dos gestos dos personagens, ilustrando os argumentos por meio de dados e características recorrentes no cotidiano rural de comunidades caipiras e caiçaras. Desse modo, o estudo descreve a organização espacial dessas populações e as relações do homem com o seu território: físico, geográfico e subjetivo, imaterial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11T14:45:34Z
2018-07-11T14:45:34Z
2018-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154489
000905839
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/154489
identifier_str_mv 000905839
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546480775987200