Uma braça e dois palmos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154489 |
Resumo: | O presente trabalho discute algumas questões que acompanham minha produção artística desde 2013, como a recorrência de procedimentos tradicionais construtivos e a proximidade com as medidas do corpo, assim como os métodos vernaculares de medição empregados na estruturação de projetos. Este pensamento construtivo desenvolvido através da prática em artes visuais resultou em algumas impressões acerca da espacialidade nas pinturas de Almeida Júnior, principalmente nos quadros da fase regionalista, onde o pintor retrata cenas do interior paulista. Assim, foi feita uma leitura das imagens a partir dos elementos compositivos da paisagem, dos objetos e dos gestos dos personagens, ilustrando os argumentos por meio de dados e características recorrentes no cotidiano rural de comunidades caipiras e caiçaras. Desse modo, o estudo descreve a organização espacial dessas populações e as relações do homem com o seu território: físico, geográfico e subjetivo, imaterial. |
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Uma braça e dois palmosOne fathom and two handspansAlmeida JúniorEspaçoPaisagemTerritório caipiraMedição vernacularPequena propriedade ruralAlmeida JúniorCaipira’s territoryVernacular measurementSpaceLandscapeSmall rural propertyO presente trabalho discute algumas questões que acompanham minha produção artística desde 2013, como a recorrência de procedimentos tradicionais construtivos e a proximidade com as medidas do corpo, assim como os métodos vernaculares de medição empregados na estruturação de projetos. Este pensamento construtivo desenvolvido através da prática em artes visuais resultou em algumas impressões acerca da espacialidade nas pinturas de Almeida Júnior, principalmente nos quadros da fase regionalista, onde o pintor retrata cenas do interior paulista. Assim, foi feita uma leitura das imagens a partir dos elementos compositivos da paisagem, dos objetos e dos gestos dos personagens, ilustrando os argumentos por meio de dados e características recorrentes no cotidiano rural de comunidades caipiras e caiçaras. Desse modo, o estudo descreve a organização espacial dessas populações e as relações do homem com o seu território: físico, geográfico e subjetivo, imaterial.This dissertation discusses some issues that accompany my artistic production since 2013, such as the recurrence of traditional constructive procedures and the proximity to body measurements, as well as vernacular measurement methods used in project design. This constructive thinking developed through in the visual arts practice has resulted in some impressions about the spatiality in Almeida Júnior’s paintings, mainly in the the regionalist phase works, where the painter depicts scenes from the interior of São Paulo. Thus, a reading of the images was made from the compositional elements of the landscape, the objects and the gestures of the characters, illustrating the arguments through data and recurrent characteristics in the rural daily life of caipiras and caiçaras communities. Thus, the study describes the spatial organization of these populations and the relations of man with his territory: physical, geographical and subjective, immaterial.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1588052Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaniol, José Paiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Bruno [UNESP]2018-07-11T14:45:34Z2018-07-11T14:45:34Z2018-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15448900090583933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154489Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente trabalho discute algumas questões que acompanham minha produção artística desde 2013, como a recorrência de procedimentos tradicionais construtivos e a proximidade com as medidas do corpo, assim como os métodos vernaculares de medição empregados na estruturação de projetos. Este pensamento construtivo desenvolvido através da prática em artes visuais resultou em algumas impressões acerca da espacialidade nas pinturas de Almeida Júnior, principalmente nos quadros da fase regionalista, onde o pintor retrata cenas do interior paulista. Assim, foi feita uma leitura das imagens a partir dos elementos compositivos da paisagem, dos objetos e dos gestos dos personagens, ilustrando os argumentos por meio de dados e características recorrentes no cotidiano rural de comunidades caipiras e caiçaras. Desse modo, o estudo descreve a organização espacial dessas populações e as relações do homem com o seu território: físico, geográfico e subjetivo, imaterial. |
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