Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/205075 |
Resumo: | Esta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial de instrumentos ao métier (trabalho) docente, tendo em vista as particularidades das crianças em fase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidade empreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019, durante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa teve por objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquanto instrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo ao questionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos enquanto objetivos específicos, quais foram, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dos fundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e a potencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suas potencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar esses instrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultados obtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado por Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), dentre outros, e dos resultados obtidos a partir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têm potencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para a aprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças e oferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo o professor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e à potencialização do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNSP_03a0ef7bd8f50667bb44c4f5aa6c69d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/205075 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabéticoLearning Objects for teaching the alphabetic systemAlfabetizaçãoSistema alfabéticoObjetos de AprendizagemInstrumentalização e instrumentaçãoLiteracyAlphabetical SystemLearning ObjectsInstrumentalization and instrumentationEsta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial de instrumentos ao métier (trabalho) docente, tendo em vista as particularidades das crianças em fase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidade empreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019, durante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa teve por objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquanto instrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo ao questionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos enquanto objetivos específicos, quais foram, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dos fundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e a potencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suas potencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar esses instrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultados obtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado por Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), dentre outros, e dos resultados obtidos a partir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têm potencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para a aprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças e oferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo o professor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e à potencialização do processo de ensino e aprendizagem.This research was outlined faced with the need to identify artifacts with the potential as instruments to the teaching métier, bearing in mind the particularities of children in the literacy phase and the improvement of didactic-pedagogical actions. In view of this need, we undertook a theoretical-practical investigation over the 2nd to the 4th bimester of 2019, during the two weekly classes taught by the researcher professor in the two classes of the 1st year of Elementary School at a municipal school in the countryside of São Paulo. This research had the general objective of identify the potentialities of Learning Objects (LO), as instruments in the teaching métier of the research professor, verifying and responding to questioning whether, in fact, they help in the process of teaching and learning. For this, it was necessary to follow some paths established by the specific objectives, which were, to identify specialized bibliography, which would support the theme and the establishment of the foundations to be followed, taking into account the specificities of literacy and the potentiation of its process; identify and investigate the Learning Objects and their didactic potential, their instrumentalization for pedagogical use; use these instruments in didactic-pedagogical actions; verify, describe and analyze the results obtained. In face of the presented by the specialized theoretical contribution by Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), among others, and the results obtained from the use of LO, both as parts of this investigation, we conclude that LO have the potential to be pedagogical instruments, when they include contents and learning skills of the alphabetical system, to be interesting cultural artifacts to children, and offer challenges and multisensory and playful manipulation of these contents; being the teacher, the indispensable human agent to the conversion of artifacts into instruments and to the potentiation of the teaching and learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP]2021-06-22T14:39:47Z2021-06-22T14:39:47Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20507533004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-06-12T13:54:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético Learning Objects for teaching the alphabetic system |
title |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético |
spellingShingle |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP] Alfabetização Sistema alfabético Objetos de Aprendizagem Instrumentalização e instrumentação Literacy Alphabetical System Learning Objects Instrumentalization and instrumentation |
title_short |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético |
title_full |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético |
title_fullStr |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético |
title_full_unstemmed |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético |
title_sort |
Objetos de Aprendizagem para o ensino do sistema alfabético |
author |
Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP] |
author_facet |
Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrozza, Raquel Luciane Calobrizi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Sistema alfabético Objetos de Aprendizagem Instrumentalização e instrumentação Literacy Alphabetical System Learning Objects Instrumentalization and instrumentation |
topic |
Alfabetização Sistema alfabético Objetos de Aprendizagem Instrumentalização e instrumentação Literacy Alphabetical System Learning Objects Instrumentalization and instrumentation |
description |
Esta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial de instrumentos ao métier (trabalho) docente, tendo em vista as particularidades das crianças em fase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidade empreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019, durante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa teve por objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquanto instrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo ao questionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos enquanto objetivos específicos, quais foram, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dos fundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e a potencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suas potencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar esses instrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultados obtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado por Soares (2018), Rabardel (2002), Cosenza, R. M; Guerra (2011), Dehaene (2012), Schlünzen (2011), dentre outros, e dos resultados obtidos a partir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têm potencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para a aprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças e oferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo o professor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e à potencialização do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-22T14:39:47Z 2021-06-22T14:39:47Z 2021-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/205075 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/205075 |
identifier_str_mv |
33004030079P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826304167560347648 |