A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Igídio dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bortoletto, Adriana [UNESP], Ramos, Ana Paula Idalgo, Vieira, Eder Augusto, Silveira, Flávia de Godoi, Prates, Malta Pereira Campos, Polizelle, Maria Aparecida Laurindo, Prado, Paulo Marcos, Ferreira, Ronaldo Nunes, Scabini, Jean [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141850
Resumo: Este artigo apresenta a trajetória do Pequeno Grupo de Pesquisa de Fernandópolis (PGP-Fernandópolis) do Polo UNESP Bauru - Ilha Solteira, que por meio do projeto Observatório da Educação (OBEDUC) em parceira com a escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS) desenvolveu no período de 2011 a 2013 estudo e reflexão sobre a prática docente em contexto interdisciplinar, dialógico, investigativo e colaborativo. Vinculados ao currículo, às políticas públicas e à avaliação, o PGP-Fernandópolis estudou possibilidades de potencializar os conhecimentos dos professores participantes, a fim que eles sejam capazes de resolver as situações problemas havidas em seu contexto escolar, de modo a integrar componentes curriculares diferentes para a promoção de uma educação adequada. Como resultado inicial os professores elaboraram sequência didática embasada no TDAH como questão sócio-científica na perspectiva de componentes curriculares distintos e promoveu um mini-curso para estudantes do ensino médio.
id UNSP_03aad87bc024b1f0e41825c129b5becc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141850
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola PúblicaFormação de professoresQuestões sóciocientíficasInterdisciplinaridadeEste artigo apresenta a trajetória do Pequeno Grupo de Pesquisa de Fernandópolis (PGP-Fernandópolis) do Polo UNESP Bauru - Ilha Solteira, que por meio do projeto Observatório da Educação (OBEDUC) em parceira com a escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS) desenvolveu no período de 2011 a 2013 estudo e reflexão sobre a prática docente em contexto interdisciplinar, dialógico, investigativo e colaborativo. Vinculados ao currículo, às políticas públicas e à avaliação, o PGP-Fernandópolis estudou possibilidades de potencializar os conhecimentos dos professores participantes, a fim que eles sejam capazes de resolver as situações problemas havidas em seu contexto escolar, de modo a integrar componentes curriculares diferentes para a promoção de uma educação adequada. Como resultado inicial os professores elaboraram sequência didática embasada no TDAH como questão sócio-científica na perspectiva de componentes curriculares distintos e promoveu um mini-curso para estudantes do ensino médio.Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares, Fernandópolis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Escola Estadual Líbero de Almeida SilvaresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, José Igídio dosBortoletto, Adriana [UNESP]Ramos, Ana Paula IdalgoVieira, Eder AugustoSilveira, Flávia de GodoiPrates, Malta Pereira CamposPolizelle, Maria Aparecida LaurindoPrado, Paulo MarcosFerreira, Ronaldo NunesScabini, Jean [UNESP]2016-07-19T13:00:45Z2016-07-19T13:00:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3550-3561application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3550-35612357-7819http://hdl.handle.net/11449/141850ISSN2357-7819-2014-3550-3561.pdf41825469269333010000-0002-7249-8835porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:12:12.398592Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
title A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
spellingShingle A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
Santos, José Igídio dos
Formação de professores
Questões sóciocientíficas
Interdisciplinaridade
title_short A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
title_full A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
title_fullStr A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
title_full_unstemmed A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
title_sort A trajetória do pequeno grupo de pesquisa nos anos de 2011 a 2013 na implementação do projeto OBEDUC na Escola Pública
author Santos, José Igídio dos
author_facet Santos, José Igídio dos
Bortoletto, Adriana [UNESP]
Ramos, Ana Paula Idalgo
Vieira, Eder Augusto
Silveira, Flávia de Godoi
Prates, Malta Pereira Campos
Polizelle, Maria Aparecida Laurindo
Prado, Paulo Marcos
Ferreira, Ronaldo Nunes
Scabini, Jean [UNESP]
author_role author
author2 Bortoletto, Adriana [UNESP]
Ramos, Ana Paula Idalgo
Vieira, Eder Augusto
Silveira, Flávia de Godoi
Prates, Malta Pereira Campos
Polizelle, Maria Aparecida Laurindo
Prado, Paulo Marcos
Ferreira, Ronaldo Nunes
Scabini, Jean [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Igídio dos
Bortoletto, Adriana [UNESP]
Ramos, Ana Paula Idalgo
Vieira, Eder Augusto
Silveira, Flávia de Godoi
Prates, Malta Pereira Campos
Polizelle, Maria Aparecida Laurindo
Prado, Paulo Marcos
Ferreira, Ronaldo Nunes
Scabini, Jean [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Questões sóciocientíficas
Interdisciplinaridade
topic Formação de professores
Questões sóciocientíficas
Interdisciplinaridade
description Este artigo apresenta a trajetória do Pequeno Grupo de Pesquisa de Fernandópolis (PGP-Fernandópolis) do Polo UNESP Bauru - Ilha Solteira, que por meio do projeto Observatório da Educação (OBEDUC) em parceira com a escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS) desenvolveu no período de 2011 a 2013 estudo e reflexão sobre a prática docente em contexto interdisciplinar, dialógico, investigativo e colaborativo. Vinculados ao currículo, às políticas públicas e à avaliação, o PGP-Fernandópolis estudou possibilidades de potencializar os conhecimentos dos professores participantes, a fim que eles sejam capazes de resolver as situações problemas havidas em seu contexto escolar, de modo a integrar componentes curriculares diferentes para a promoção de uma educação adequada. Como resultado inicial os professores elaboraram sequência didática embasada no TDAH como questão sócio-científica na perspectiva de componentes curriculares distintos e promoveu um mini-curso para estudantes do ensino médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:45Z
2016-07-19T13:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3550-3561
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141850
ISSN2357-7819-2014-3550-3561.pdf
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141850
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3550-3561
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3550-3561.pdf
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3550-3561
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128331912052736