Oficina a vida tem a cor que você pinta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude75.htm http://hdl.handle.net/11449/148416 |
Resumo: | Introdução: A oficina de pintura “A vida tem a cor que você pinta”, que teve início em março de 2002 e atende a 10 crianças, faz parte do projeto ABC- Aprender, Brincar e Crescer, realizado na cidade de Assis – SP, destinado a crianças de 7 a 12 anos em situação de risco pessoal e social, conforme denominação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Objetivos: Esta oficina tem por objetivo utilizar a pintura como forma de expressão da criatividade e da subjetividade bem como permitir que a criança manifeste, através da arte, seu modo de perceber o mundo e que, a partir disso, mobilize condições em si própria para refletir e organizar sua vida de forma a valorizar a sua auto-estima. Método: Foram realizados encontros semanais durante o ano de 2002 coordenados por duas alunas do 4o. ano de Psicologia. Nesses encontros foram trabalhados com as crianças, primeiramente, dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras a fim de favorecer a integração do grupo, a formação de vínculos entre elas e sua confiança nas coordenadoras. Estas dinâmicas também foram realizadas durante o ano todo. Após este período de integração foi oferecido às crianças material gráfico para o desenvolvimento das atividades de desenho e pintura, realizadas em diversos materiais como cartolina, isopor, tecido, assim como a pintura no rosto. Foi trabalhado também temas livres e outros direcionados. A escolha de temas como “Pintar o grupo”, “Folclore” e “Copa do Mundo” baseou-se no andamento das atividades do grupo, no cotidiano destas crianças e em datas comemorativas. Resultados: No decorrer do ano foi possível observar mudanças significativas na forma das crianças relacionarem-se umas com as outras e com as coordenadoras, pois houve uma maior aceitação das diferenças individuais e uma maior integração do grupo. As crianças também desenvolveram uma maior valorização de suas próprias produções gráficas, o que favoreceu a confiança em si mesmas e nas construções tanto materiais como afetivas realizadas por elas, aspectos estes considerados importantes no caminho direcionado para o exercício pleno da cidadania. |
id |
UNSP_03c6f447acbbc11c1eb1739cc7ed2747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148416 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Oficina a vida tem a cor que você pintaIntrodução: A oficina de pintura “A vida tem a cor que você pinta”, que teve início em março de 2002 e atende a 10 crianças, faz parte do projeto ABC- Aprender, Brincar e Crescer, realizado na cidade de Assis – SP, destinado a crianças de 7 a 12 anos em situação de risco pessoal e social, conforme denominação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Objetivos: Esta oficina tem por objetivo utilizar a pintura como forma de expressão da criatividade e da subjetividade bem como permitir que a criança manifeste, através da arte, seu modo de perceber o mundo e que, a partir disso, mobilize condições em si própria para refletir e organizar sua vida de forma a valorizar a sua auto-estima. Método: Foram realizados encontros semanais durante o ano de 2002 coordenados por duas alunas do 4o. ano de Psicologia. Nesses encontros foram trabalhados com as crianças, primeiramente, dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras a fim de favorecer a integração do grupo, a formação de vínculos entre elas e sua confiança nas coordenadoras. Estas dinâmicas também foram realizadas durante o ano todo. Após este período de integração foi oferecido às crianças material gráfico para o desenvolvimento das atividades de desenho e pintura, realizadas em diversos materiais como cartolina, isopor, tecido, assim como a pintura no rosto. Foi trabalhado também temas livres e outros direcionados. A escolha de temas como “Pintar o grupo”, “Folclore” e “Copa do Mundo” baseou-se no andamento das atividades do grupo, no cotidiano destas crianças e em datas comemorativas. Resultados: No decorrer do ano foi possível observar mudanças significativas na forma das crianças relacionarem-se umas com as outras e com as coordenadoras, pois houve uma maior aceitação das diferenças individuais e uma maior integração do grupo. As crianças também desenvolveram uma maior valorização de suas próprias produções gráficas, o que favoreceu a confiança em si mesmas e nas construções tanto materiais como afetivas realizadas por elas, aspectos estes considerados importantes no caminho direcionado para o exercício pleno da cidadania.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalin, Luciana Aparecida [UNESP]Pedrozo, Camilla Barboza [UNESP]Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]2017-01-18T18:11:39Z2017-01-18T18:11:39Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude75.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148416PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:11:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-14T19:11:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
title |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
spellingShingle |
Oficina a vida tem a cor que você pinta Cavalin, Luciana Aparecida [UNESP] |
title_short |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
title_full |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
title_fullStr |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
title_full_unstemmed |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
title_sort |
Oficina a vida tem a cor que você pinta |
author |
Cavalin, Luciana Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Cavalin, Luciana Aparecida [UNESP] Pedrozo, Camilla Barboza [UNESP] Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pedrozo, Camilla Barboza [UNESP] Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalin, Luciana Aparecida [UNESP] Pedrozo, Camilla Barboza [UNESP] Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
description |
Introdução: A oficina de pintura “A vida tem a cor que você pinta”, que teve início em março de 2002 e atende a 10 crianças, faz parte do projeto ABC- Aprender, Brincar e Crescer, realizado na cidade de Assis – SP, destinado a crianças de 7 a 12 anos em situação de risco pessoal e social, conforme denominação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Objetivos: Esta oficina tem por objetivo utilizar a pintura como forma de expressão da criatividade e da subjetividade bem como permitir que a criança manifeste, através da arte, seu modo de perceber o mundo e que, a partir disso, mobilize condições em si própria para refletir e organizar sua vida de forma a valorizar a sua auto-estima. Método: Foram realizados encontros semanais durante o ano de 2002 coordenados por duas alunas do 4o. ano de Psicologia. Nesses encontros foram trabalhados com as crianças, primeiramente, dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras a fim de favorecer a integração do grupo, a formação de vínculos entre elas e sua confiança nas coordenadoras. Estas dinâmicas também foram realizadas durante o ano todo. Após este período de integração foi oferecido às crianças material gráfico para o desenvolvimento das atividades de desenho e pintura, realizadas em diversos materiais como cartolina, isopor, tecido, assim como a pintura no rosto. Foi trabalhado também temas livres e outros direcionados. A escolha de temas como “Pintar o grupo”, “Folclore” e “Copa do Mundo” baseou-se no andamento das atividades do grupo, no cotidiano destas crianças e em datas comemorativas. Resultados: No decorrer do ano foi possível observar mudanças significativas na forma das crianças relacionarem-se umas com as outras e com as coordenadoras, pois houve uma maior aceitação das diferenças individuais e uma maior integração do grupo. As crianças também desenvolveram uma maior valorização de suas próprias produções gráficas, o que favoreceu a confiança em si mesmas e nas construções tanto materiais como afetivas realizadas por elas, aspectos estes considerados importantes no caminho direcionado para o exercício pleno da cidadania. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:39Z 2017-01-18T18:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude75.htm http://hdl.handle.net/11449/148416 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude75.htm http://hdl.handle.net/11449/148416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045266963562496 |