Museus e centros de ciências brasileiros: a constituição do caráter educativo e os principais referenciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194295 |
Resumo: | Os museus expandiram-se em variedade e popularidade nas últimas décadas. Apesar dos museus terem historicamente uma orientação primária voltada para coleções e pesquisa, nos últimos tempos estas instituições também têm sido vistas como espaços educativos. De modo geral, todos os museus, em maior ou menor grau, atualmente, colocam ênfase neste papel. Os museus e centros de ciências, por sua vez, desenvolveram-se no decorrer da história dos museus e a identidade de cada um deles, construída ao longo de um processo histórico, foi definida pelos objetos, estruturas, recursos financeiros e humanos que dispõem. No que diz respeito à constituição do caráter educativo dos museus de ciências, estudos recentes demonstram que existem especificidades e apontam que um aspecto de maior influência nas suas práticas educativas diz respeito à formação e escolhas dos educadores e coordenadores destas instituições. Por meio desta investigação procurou-se identificar a produção da área e os principais referenciais pedagógicos a partir de uma revisão bibliográfica da produção dos últimos 20 anos do maior evento de ensino de ciências brasileiro, o ENPEC. Paralelamente, foram consultados educadores em museus de todo o Brasil para selecionar instituições consideradas por eles como referência por suas práticas educativas e enriquecer as discussões sobre as orientações pedagógicas e abordagens destas instituições no Brasil. Foram entrevistados dez coordenadores e/ou educadores responsáveis por sete museus apontados pelos pares como referência. A metodologia adotada foi inspirada no referencial das pesquisas qualitativas e a interpretação das entrevistas foi feita com base na análise de conteúdo e nos pressupostos da educação crítica. A proposta permitiu identificar que a constituição do caráter educativo destas instituições se deu inspirada nos referenciais pedagógicos da educação formal e do ensino de ciências. O amadurecimento de pesquisas na área permitiu definir as diferenças com relação à educação formal, sua importância e particularidades, reforçando o caráter educativo destas instituições. A partir dos resultados obtidos e das reflexões sobre estas questões propusemos uma filogenia dos museus de ciências brasileiros que permitiu um retrato das diferentes gerações de museus de ciências no País a partir das suas preocupações e referenciais pedagógicos. As reflexões realizadas permitiram-nos uma leitura acerca do papel dos museus de ciências, indicando a existência de um conjunto de instituições que se aproximam da educação crítica e permanecem ligados a institutos de pesquisa, enquanto que uma nova geração de museus de ciências afasta-se do campo da educação e da pesquisa. |
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Museus e centros de ciências brasileiros: a constituição do caráter educativo e os principais referenciaisBrazilian museums and science centers: the constitution of the educational character and main referencesEducação em museusEducação em ciênciasEducação críticaReferenciais pedagógicosScience educationMuseum educationCritical educationPedagogical referencesOs museus expandiram-se em variedade e popularidade nas últimas décadas. Apesar dos museus terem historicamente uma orientação primária voltada para coleções e pesquisa, nos últimos tempos estas instituições também têm sido vistas como espaços educativos. De modo geral, todos os museus, em maior ou menor grau, atualmente, colocam ênfase neste papel. Os museus e centros de ciências, por sua vez, desenvolveram-se no decorrer da história dos museus e a identidade de cada um deles, construída ao longo de um processo histórico, foi definida pelos objetos, estruturas, recursos financeiros e humanos que dispõem. No que diz respeito à constituição do caráter educativo dos museus de ciências, estudos recentes demonstram que existem especificidades e apontam que um aspecto de maior influência nas suas práticas educativas diz respeito à formação e escolhas dos educadores e coordenadores destas instituições. Por meio desta investigação procurou-se identificar a produção da área e os principais referenciais pedagógicos a partir de uma revisão bibliográfica da produção dos últimos 20 anos do maior evento de ensino de ciências brasileiro, o ENPEC. Paralelamente, foram consultados educadores em museus de todo o Brasil para selecionar instituições consideradas por eles como referência por suas práticas educativas e enriquecer as discussões sobre as orientações pedagógicas e abordagens destas instituições no Brasil. Foram entrevistados dez coordenadores e/ou educadores responsáveis por sete museus apontados pelos pares como referência. A metodologia adotada foi inspirada no referencial das pesquisas qualitativas e a interpretação das entrevistas foi feita com base na análise de conteúdo e nos pressupostos da educação crítica. A proposta permitiu identificar que a constituição do caráter educativo destas instituições se deu inspirada nos referenciais pedagógicos da educação formal e do ensino de ciências. O amadurecimento de pesquisas na área permitiu definir as diferenças com relação à educação formal, sua importância e particularidades, reforçando o caráter educativo destas instituições. A partir dos resultados obtidos e das reflexões sobre estas questões propusemos uma filogenia dos museus de ciências brasileiros que permitiu um retrato das diferentes gerações de museus de ciências no País a partir das suas preocupações e referenciais pedagógicos. As reflexões realizadas permitiram-nos uma leitura acerca do papel dos museus de ciências, indicando a existência de um conjunto de instituições que se aproximam da educação crítica e permanecem ligados a institutos de pesquisa, enquanto que uma nova geração de museus de ciências afasta-se do campo da educação e da pesquisa.Museums have expanded in variety and popularity in recent decades. Although museums have historically had a primary orientation towards collections and research, in recent times these institutions have been viewed as educational and learning spaces. In general, all museums, to a greater or lesser extent, currently emphasize their educational role. Museums and science centers, in turn, have developed over the history of museums, and the identity of each museum, built along a historical process, has been defined by its objects, structure, financial and human resources. Regarding the constitution of the educational character of science museums, recent studies show that there are specificities and point out that an aspect of greater influence on their educational practices concerns the training and choices of educators and coordinators of these institutions. According to these studies, the constitution of the educational character of science museums in Brazil seems to be related to the professionals involved in these institutions. This research aimed to identify the production of the area and the main pedagogical references from a bibliographical review of the production of the last 20 years of the largest Brazilian science education event, ENPEC. At the same time, educators in museums across Brazil were consulted to select institutions considered by them as a reference for their educational practices and to enrich discussions on the pedagogical orientations of these institutions in Brazil. Ten professionals responsible for seven museums appointed by peers as a reference were interviewed. The methodology adopted was inspired by the framework of qualitative research in education and the analysis of the interviews used content analysis and the assumptions of critical education. The proposal made it possible to identify that the constitution of the educational character of these institutions was inspired by the pedagogical references of formal education and science education. The maturity of the research allowed defining the differences in relation to formal education, its importance and particularities, reinforcing the educational character of these institutions. Based on the results obtained and reflections on these issues, we proposed a phylogeny of Brazilian science museums that allowed a portrait of the different generations of science museums in the country based on their concerns and pedagogical references. The reflections carried out allowed us to read about the role of science museums, indicating the existence of a group of institutions that approach critical education and remain closely linked to research institutes, while a new generation of science museums that moves away from the field of education and research.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavassan, Osmar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Guilherme do Amaral2020-11-10T18:24:52Z2020-11-10T18:24:52Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19429533004056079P06773774038051710000-0003-1860-6628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:02:04.680209Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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