Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras quanto ao desenvolvimento da comunicação oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maximino, Luciana Paula
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Marina Viotti, Oliveira, Danielle Tavares [UNESP], Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin, Feniman, Mariza Ribeiro, Spinardi, Ana Carulina Pereira, Lopes-Herrera, Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000600017
http://hdl.handle.net/11449/11527
Resumo: OBJETIVO: investigar os conhecimentos e as atitudes práticas de pediatras em relação à comunicação oral de crianças. MÉTODOS: foram entrevistados 79 pediatras por meio de questionário específico. O conteúdo do questionário buscava informações sobre o profissional, conhecimento das etapas do desenvolvimento da comunicação infantil, sua conduta frente a alguma queixa de suspeita de alterações da comunicação, encaminhamentos profissionais e o método utilizado como avaliação destas crianças. Os questionários foram entregues pessoalmente e respondidos manualmente pelos médicos. RESULTADOS: a maioria dos pediatras entrevistados tem conhecimento, embora básico, das alterações da comunicação infantil e o desenvolvimento da linguagem. Porém, muitos pediatras desconhecem a real atuação do fonoaudiólogo. Além disso, embora haja uma preocupação com a idade da criança falar corretamente, os médicos não realizam o encaminhamento no período adequado. CONCLUSÃO: este estudo mostra a importância da divulgação do trabalho fonoaudiológico em outros meios que não os restritos a ambientes acadêmico, científico ou clínico apenas frequentado por fonoaudiólogos, mas também por profissionais da área médica.
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