Explorando os biomas brasileiros com o Iara App: possibilidades de uso de um aplicativo para a educação ambiental em uma perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassinelli, Mariana Pupo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216407
Resumo: O presente trabalho possui caráter qualitativo e tem por finalidade compreender o aplicativo Iara como um recurso tecnológico que possibilita o ensino de Ciências e da Educação Ambiental em uma perspectiva inclusiva e didática para crianças entre 8 a 10 anos. Deste modo, o trabalho discute o IaraApp como um dispositivo pedagógico e suas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a igualdade e o exercício da cidadania, uma vez que trabalha com temáticas sociais e ambientais. A Educação Ambiental é fundamental para a formação de um indivíduo cidadão e consciente de sua responsabilidade com o meio ambiente, sendo que sua introdução pode ser iniciada desde cedo na vida das crianças. Por estarem iniciando seu desenvolvimento como futuros cidadãos e naturalmente demonstrarem maior curiosidade e empatia com o ambiente que as cercam, despertar a sensibilização e conscientização ambiental nesta fase pode apresentar resultados promissores. Além disso, a Educação Ambiental possui um caráter inclusivo, uma vez que apresenta como característica principal o respeito ao ambiente e aos seres vivos. Do mesmo modo, a utilização de recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas podem auxiliar no processo de inclusão pois permitem explorar diversas acessibilidades e, ainda, quando utilizadas desde cedo na vida escolar, permitem às crianças uma forma mais lúdica de aprender. Por isso, a Educação Ambiental e os recursos tecnológicos devem ser mais explorados nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando seus potenciais na formação dos indivíduos e suas possibilidades inclusivas. Deste modo, para tornar o conhecimento da Educação Ambiental amplamente difundido, é de extrema importância que ele seja acessível às pessoas. Sendo assim, é necessário fazer com que a oportunidade de aprendizado seja igual para todos, incluindo desta forma, os estudantes público-alvo da educação especial. Para isso, a presente pesquisa explorou a utilização dos recursos tecnológicos como uma forma de acessibilizar o ensino da Educação Ambiental.
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spelling Explorando os biomas brasileiros com o Iara App: possibilidades de uso de um aplicativo para a educação ambiental em uma perspectiva inclusivaExploring brazilian biomes with Iara: possibilities of using the IaraApp application for environmental education in an inclusive perspectiveEducação ambientalRecursos tecnológicosEducação inclusivaAnos iniciais do ensino fundamentalAcessibilidadeEnvironmental educationTechnological resourcesInclusive educationInitial years of elementary schoolAccessibilityO presente trabalho possui caráter qualitativo e tem por finalidade compreender o aplicativo Iara como um recurso tecnológico que possibilita o ensino de Ciências e da Educação Ambiental em uma perspectiva inclusiva e didática para crianças entre 8 a 10 anos. Deste modo, o trabalho discute o IaraApp como um dispositivo pedagógico e suas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a igualdade e o exercício da cidadania, uma vez que trabalha com temáticas sociais e ambientais. A Educação Ambiental é fundamental para a formação de um indivíduo cidadão e consciente de sua responsabilidade com o meio ambiente, sendo que sua introdução pode ser iniciada desde cedo na vida das crianças. Por estarem iniciando seu desenvolvimento como futuros cidadãos e naturalmente demonstrarem maior curiosidade e empatia com o ambiente que as cercam, despertar a sensibilização e conscientização ambiental nesta fase pode apresentar resultados promissores. Além disso, a Educação Ambiental possui um caráter inclusivo, uma vez que apresenta como característica principal o respeito ao ambiente e aos seres vivos. Do mesmo modo, a utilização de recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas podem auxiliar no processo de inclusão pois permitem explorar diversas acessibilidades e, ainda, quando utilizadas desde cedo na vida escolar, permitem às crianças uma forma mais lúdica de aprender. Por isso, a Educação Ambiental e os recursos tecnológicos devem ser mais explorados nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando seus potenciais na formação dos indivíduos e suas possibilidades inclusivas. Deste modo, para tornar o conhecimento da Educação Ambiental amplamente difundido, é de extrema importância que ele seja acessível às pessoas. Sendo assim, é necessário fazer com que a oportunidade de aprendizado seja igual para todos, incluindo desta forma, os estudantes público-alvo da educação especial. Para isso, a presente pesquisa explorou a utilização dos recursos tecnológicos como uma forma de acessibilizar o ensino da Educação Ambiental.The present study has a qualitative trait that seeks to understand the IaraApp as a technological resource that enables the teaching of Science and Environmental Education in an inclusive and didactic perspective for children between 8 and 10 years old. In this context, this study discusses IaraApp as a pedagogical device and its possibilities in the teaching and learning process. Therefore, it can also promote equality and the exercise of citizenship since it works with social and environmental themes. Environmental Education is very important for shaping them into citizens that are more aware of their responsibility to the environment. Thus, its introduction can start from an early age in children’s lives. As they are starting their development as future citizens and naturally showing greater curiosity and empathy with their surroundings, encouraging environmental awareness at this stage can present promising results. Children in the early ages are starting their development as future citizens and naturally show greater curiosity and empathy with their surroundings. Because of that, the introduction of Environmental Education when started at this stage of life can present promising results. In addition, Environmental Education has itself an inclusive feature since its main characteristic is the respect for the environment and living beings. In this way, the use of technological resources as pedagogical tools can also help in the inclusion process as they allow exploring different accessibilities. Moreover, it can also allow children a more playful way of learning when used early in school life. Therefore, Environmental Education and technological resources should be more explored in the early years of elementary school, considering their potential in the development of human beings and their inclusive possibilities. When Environmental Education becomes accessible, it can contribute to spreading knowledge to as many people as possible. To make the knowledge of Environmental Education as widely disseminated as possible, it is extremely important that it can be accessible to people. For this, it is necessary to ensure that the learning opportunity is equal for everyone, including the special education students. Thereby, the present research explored the use of technological resources as a way of teaching and making Environmental Education more accessible.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Denner Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassinelli, Mariana Pupo2022-02-08T14:03:58Z2022-02-08T14:03:58Z2022-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:32:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216407Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:43:45.078936Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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