Melhoria do compartilhamento do conhecimento operário e a influência cultural: estudo comparativo Brasil e China em indústria de bens de capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costilhas, Adilson Augusto Maldonado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202394
Resumo: Esta pesquisa analisa fatores capazes de apoiar o compartilhamento de conhecimento entre trabalhadores do setor industrial de bens de capital. A pesquisa é baseada no estudo de caso de uma empresa multinacional americana que produz o mesmo tipo de produto sob encomenda em duas subsidiarias sendo uma no Brasil e outra na China, bem como, entrevistas com líderes industriais que tiveram a oportunidade de trabalhar no Brasil e na China em outros segmentos de negócio. Foi utilizado método quantitativo e qualitativo para coleta de informações. Para o método quantitativo foi utilizado um questionário estruturado para coleta do julgamento de operários, líderes e gerentes de ambas as unidades, sobre os fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento, esses dados foram tratados utilizando-se do método Analytic Hierarchy Process (AHP) de Saaty (1977), para o método qualitativo foram realizadas entrevistas sobre os resultados encontrados pelo AHP com os gerentes das unidades de fabricação e um líder global que teve a oportunidade de trabalhar em ambas unidades. Adicionalmente, foi preparado um outro questionário e aplicado em líderes que tiveram a oportunidade de liderar trabalhadores tanto no Brasil como na China e puderam avaliar a influência cultural no compartilhamento do conhecimento em ambos os países. Os resultados encontrados no método quantitativo evidenciam que a Socialização e a Internalização são vistas pelos trabalhadores brasileiros e chineses respectivamente como os principais fatores de conversão de conhecimento facilitando no compartilhamento do conhecimento entre os trabalhadores. Fator como o incentivo foi destacado como influenciador positivo no compartilhamento do conhecimento em ambos os países estudados. Aspectos culturais foram avaliados utilizando os dados coletados nas entrevistas complementando o entendimento dos dados quantitativos. Esta pesquisa contribui com evidências para a criação de um contexto favorável na promoção do compartilhamento do conhecimento, avaliando aspectos culturais, compreendendo e classificando fatores existentes capazes de interagir no processo de criação. Os resultados estão alinhados com oportunidades de pesquisa (gaps) identificados na literatura, tais como, influência cultural em ambientes industriais, busca por competitividade e transferência de conhecimento, colaborando e complementando estudos similares.
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A pesquisa é baseada no estudo de caso de uma empresa multinacional americana que produz o mesmo tipo de produto sob encomenda em duas subsidiarias sendo uma no Brasil e outra na China, bem como, entrevistas com líderes industriais que tiveram a oportunidade de trabalhar no Brasil e na China em outros segmentos de negócio. Foi utilizado método quantitativo e qualitativo para coleta de informações. Para o método quantitativo foi utilizado um questionário estruturado para coleta do julgamento de operários, líderes e gerentes de ambas as unidades, sobre os fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento, esses dados foram tratados utilizando-se do método Analytic Hierarchy Process (AHP) de Saaty (1977), para o método qualitativo foram realizadas entrevistas sobre os resultados encontrados pelo AHP com os gerentes das unidades de fabricação e um líder global que teve a oportunidade de trabalhar em ambas unidades. Adicionalmente, foi preparado um outro questionário e aplicado em líderes que tiveram a oportunidade de liderar trabalhadores tanto no Brasil como na China e puderam avaliar a influência cultural no compartilhamento do conhecimento em ambos os países. Os resultados encontrados no método quantitativo evidenciam que a Socialização e a Internalização são vistas pelos trabalhadores brasileiros e chineses respectivamente como os principais fatores de conversão de conhecimento facilitando no compartilhamento do conhecimento entre os trabalhadores. Fator como o incentivo foi destacado como influenciador positivo no compartilhamento do conhecimento em ambos os países estudados. Aspectos culturais foram avaliados utilizando os dados coletados nas entrevistas complementando o entendimento dos dados quantitativos. Esta pesquisa contribui com evidências para a criação de um contexto favorável na promoção do compartilhamento do conhecimento, avaliando aspectos culturais, compreendendo e classificando fatores existentes capazes de interagir no processo de criação. Os resultados estão alinhados com oportunidades de pesquisa (gaps) identificados na literatura, tais como, influência cultural em ambientes industriais, busca por competitividade e transferência de conhecimento, colaborando e complementando estudos similares.This research analyses the factors capable of supporting knowledge sharing of workers in the capital goods industry. The research is based on a case study of an American Multinational Company that produces the same type of made-to-order product in two subsidiaries, one in Brazil and another in China, as well as interviews with industrial leaders who had the opportunity to work in Brazil and China in other business segments. Quantitative and qualitative methods were used to collect data. Regarding the quantitative method, a structured questionnaire was used to collect the opinion of workers, leaders and managers in both units. As far as the factors that influence the sharing of knowledge, these data were treated using the Saaty’s Analytic Hierarchy Process (AHP) method (1977). And lastly, for the qualitative method, interviews were conducted on the results found by the AHP with the manufacturing managers units and a global leader who had the opportunity to work in both units. Additionally, another questionnaire was prepared and applied to leaders who had the opportunity to deal with workers in Brazil and China and were able to assess the cultural influence on knowledge sharing in both countries. The results found in the quantitative method show that Socialization and Internalization are seen by Brazilian and Chinese workers respectively as the main knowledge conversion factors facilitating knowledge sharing among workers. Some factors, such as Incentive, was highlighted as a positive influence on knowledge sharing in both countries. Cultural aspects were assessed using interviews results complementing the understanding of the quantitative data. This research contributes with evidence in order for a favourable context to be promoted, one that fosters knowledge sharing, evaluates cultural aspects, and understands and classifies existing factors, capable of interacting in such creation process. The results are aligned with research opportunities (gaps) identified in the literature, such as cultural influence in industrial environments, search for competitiveness and knowledge transfer, collaborating and complementing similar researches.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz Júnior, Jorge [UNESP]Hong, Jacky Fok LoiUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costilhas, Adilson Augusto Maldonado2021-01-19T12:32:48Z2021-01-19T12:32:48Z2020-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20239433004080052P0enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:53:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:15:00.446512Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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