Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação-participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reigada, Carolina [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e10.htm
http://hdl.handle.net/11449/148297
Resumo: Introdução: Projetos em Educação Ambiental visam formar uma consciência ambiental, procurando modificar a relação entre os homens e destes com a natureza, promovendo um maior equilíbrio. As atividades de EA, por seu caráter interdisciplinar, abrangem temas socioculturais, políticos, éticos, ecológicos, etc. O sub-projeto aqui apresentado, parte do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, está sendo desenvolvido num bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu, com crianças de 6 à 11 anos e conta com o apoio da Associação de Moradores da Cohab, e Secretaria Municipal da Educação. Objetivos: sensibilizar crianças para o cuidado com o meio onde vivem; proporcionar oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para proteger e melhorar o seu ambiente; proporcionar oportunidades das crianças inserirem-se no ambiente da cidade percebendo sua participação e responsabilidade na conservação deste; contribuir para a formação do cidadão e a conscientização da sociedade. Métodos: Aplicando a metodologia da pesquisa-ação-participativa, partir da realidade social na sua complexidade, para construir ações ambientais adequadas para a realidade e sua transformação. Este método considera a influencia do sujeito no meio em que vive e o desenvolvimento do conhecimento junto à capacidade prática de enfrentar os problemas identificados e escolhidos como focos de ação com a efetiva participação dos próprios sujeitos envolvidos. A pesquisa-ação-participativa vem sendo desenvolvida através de conversas, brincadeiras e outras atividades, usando a técnica de levantamento e mapeamento do bairro. Resultados: Este sub-projeto, em andamento, tem já alguns resultados parciais e resultados esperados. Entre os resultados parciais destaca-se o início do trabalho de identificação dos usos adequados e inadequados do ambiente urbano, pelo estudo de alguns temas que surgiram no mapeamento ambiental. No mapeamento as crianças fizeram uma maquete de onde surgiram discussões e alguns estudos que contribuíram para que elas compreendessem as causas de alguns problemas ambientais como: limpeza das praças, ruas através de multirões e da conscientização da comunidade para a problemática do lixo. Dentre os resultados esperados, a construção da maquete apontou também outros temas a serem trabalhados como: pichação de muros, arborização do bairro e melhoramento de alguns locais de lazer. Desta forma, trabalhando um conjunto de valores e sentimentos que podem levar a atitudes de cuidado com o ambiente urbano e incentivando crianças a participarem e levarem essa preocupação aos adultos, elas passam a buscar soluções para alguns dos problemas ambientais encontrados.
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