Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htm http://hdl.handle.net/11449/148515 |
Resumo: | Introdução: No período 1997/1998 o Núcleo de Ensino, atendendo convênio da UNESP e Secretária Estadual de Educação-SEE/SP, ministrou cursos à Rede Oficial de Ensino-ROE dos municípios: Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Lorena e Cunha. Além destes, sistematicamente oferecemos cursos para docentes de Ciências, Matemática e Informática. Em um destes projetos, adquirimos 20 licenças do “Interactive Physics”. A escolha deveu-se a SEE/SP instalá-lo em escolas da ROE participantes do programa “Escola de Cara Nova”, mas sem programa específico de treinamento. Pela análise sistemática deste software, percebemos que possui recursos como instrumento de ensino, sendo utilizado em universidades, como Universidade de Madri-Espanha, no suporte ao Ensino para séries iniciais das Engenharias, Licenciatura e Bacharelado em Física. Metodologia: Partindo da analogia entre teoria cognitiva de Ausubel e o desenvolvimento das linguagens dos recursos computacionais do “Interactive Physics”, discutimos a utilização do computador como instrumento de ensino, numa perspectiva de aprendizagem significativa, elaborando roteiros com aspectos teóricos, soluções de problemas e discussões reflexivas, hierarquizando conceito de movimento à energia cinética, possibilitando investigar como a estrutura cognitiva se configura e como passa de uma configuração a outra. Sabe-se que o sucesso do aluno não depende exclusivamente de suas concepções, mas da interação com o programa e sua pré-disposição em aprender. Ele pode ter conceitos formados, mas não conseguir manipular de forma eficiente o programa. Portanto, é na avaliação do quanto o programa será efetivo no processo da utilização dos seus próprios conhecimentos, na resolução da situação-problema, que se baseiam os objetos deste trabalho. Como objetivo geral, promoveu-se capacitação do docente da ROE, na utilização de computador através de Cursos de Extensão-30 horas, Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - A Natureza do Movimento e conceito intuitivo de Força, Energia e Trabalho”, divulgamos nossos resultados de pesquisas e o “Interactive Physics” para a ROE e alunos de Licenciatura-FEG/UNESP, de modo obter uma utilização efetiva dos recursos computacionais existentes. Buscamos capacitar o profissional formado na Licenciatura em Física - FEG/UNERSP, através da participação e conhecimento dos resultados recentes em Pesquisa em Ensino e novas metodologia, consolidando o Núcleo de Ensino como centro de ensino, pesquisa e extensão em Física e Matemática da região, aglutinando atividades de diversos grupos. Resultados: Contribuímos não só com estabelecimento de estratégia para melhor utilização do “Interactive Physics”, como diagnóstico objetivo e eficiente para análise da mudança conceitual das estruturas cognitivas relativa aos conceitos de quantidade de movimento linear, força, trabalho e energia. |
id |
UNSP_04d5ea7e2194222a93896e06f1d4e2e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148515 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de físicaIntrodução: No período 1997/1998 o Núcleo de Ensino, atendendo convênio da UNESP e Secretária Estadual de Educação-SEE/SP, ministrou cursos à Rede Oficial de Ensino-ROE dos municípios: Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Lorena e Cunha. Além destes, sistematicamente oferecemos cursos para docentes de Ciências, Matemática e Informática. Em um destes projetos, adquirimos 20 licenças do “Interactive Physics”. A escolha deveu-se a SEE/SP instalá-lo em escolas da ROE participantes do programa “Escola de Cara Nova”, mas sem programa específico de treinamento. Pela análise sistemática deste software, percebemos que possui recursos como instrumento de ensino, sendo utilizado em universidades, como Universidade de Madri-Espanha, no suporte ao Ensino para séries iniciais das Engenharias, Licenciatura e Bacharelado em Física. Metodologia: Partindo da analogia entre teoria cognitiva de Ausubel e o desenvolvimento das linguagens dos recursos computacionais do “Interactive Physics”, discutimos a utilização do computador como instrumento de ensino, numa perspectiva de aprendizagem significativa, elaborando roteiros com aspectos teóricos, soluções de problemas e discussões reflexivas, hierarquizando conceito de movimento à energia cinética, possibilitando investigar como a estrutura cognitiva se configura e como passa de uma configuração a outra. Sabe-se que o sucesso do aluno não depende exclusivamente de suas concepções, mas da interação com o programa e sua pré-disposição em aprender. Ele pode ter conceitos formados, mas não conseguir manipular de forma eficiente o programa. Portanto, é na avaliação do quanto o programa será efetivo no processo da utilização dos seus próprios conhecimentos, na resolução da situação-problema, que se baseiam os objetos deste trabalho. Como objetivo geral, promoveu-se capacitação do docente da ROE, na utilização de computador através de Cursos de Extensão-30 horas, Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - A Natureza do Movimento e conceito intuitivo de Força, Energia e Trabalho”, divulgamos nossos resultados de pesquisas e o “Interactive Physics” para a ROE e alunos de Licenciatura-FEG/UNESP, de modo obter uma utilização efetiva dos recursos computacionais existentes. Buscamos capacitar o profissional formado na Licenciatura em Física - FEG/UNERSP, através da participação e conhecimento dos resultados recentes em Pesquisa em Ensino e novas metodologia, consolidando o Núcleo de Ensino como centro de ensino, pesquisa e extensão em Física e Matemática da região, aglutinando atividades de diversos grupos. Resultados: Contribuímos não só com estabelecimento de estratégia para melhor utilização do “Interactive Physics”, como diagnóstico objetivo e eficiente para análise da mudança conceitual das estruturas cognitivas relativa aos conceitos de quantidade de movimento linear, força, trabalho e energia.Núcleo de Ensino de GuaratinguetáPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Fundação Para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)Pro Reitoria de Graduação (PROGRAD)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]Ramos, Maurício Keber [UNESP]2017-01-18T18:12:25Z2017-01-18T18:12:25Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485150223578007130192PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148515Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:44:18.251052Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
title |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
spellingShingle |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] |
title_short |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
title_full |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
title_fullStr |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
title_full_unstemmed |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
title_sort |
Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física |
author |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] |
author_facet |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Whitaker, Marisa Andreata [UNESP] Ramos, Maurício Keber [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Whitaker, Marisa Andreata [UNESP] Ramos, Maurício Keber [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Whitaker, Marisa Andreata [UNESP] Ramos, Maurício Keber [UNESP] |
description |
Introdução: No período 1997/1998 o Núcleo de Ensino, atendendo convênio da UNESP e Secretária Estadual de Educação-SEE/SP, ministrou cursos à Rede Oficial de Ensino-ROE dos municípios: Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Lorena e Cunha. Além destes, sistematicamente oferecemos cursos para docentes de Ciências, Matemática e Informática. Em um destes projetos, adquirimos 20 licenças do “Interactive Physics”. A escolha deveu-se a SEE/SP instalá-lo em escolas da ROE participantes do programa “Escola de Cara Nova”, mas sem programa específico de treinamento. Pela análise sistemática deste software, percebemos que possui recursos como instrumento de ensino, sendo utilizado em universidades, como Universidade de Madri-Espanha, no suporte ao Ensino para séries iniciais das Engenharias, Licenciatura e Bacharelado em Física. Metodologia: Partindo da analogia entre teoria cognitiva de Ausubel e o desenvolvimento das linguagens dos recursos computacionais do “Interactive Physics”, discutimos a utilização do computador como instrumento de ensino, numa perspectiva de aprendizagem significativa, elaborando roteiros com aspectos teóricos, soluções de problemas e discussões reflexivas, hierarquizando conceito de movimento à energia cinética, possibilitando investigar como a estrutura cognitiva se configura e como passa de uma configuração a outra. Sabe-se que o sucesso do aluno não depende exclusivamente de suas concepções, mas da interação com o programa e sua pré-disposição em aprender. Ele pode ter conceitos formados, mas não conseguir manipular de forma eficiente o programa. Portanto, é na avaliação do quanto o programa será efetivo no processo da utilização dos seus próprios conhecimentos, na resolução da situação-problema, que se baseiam os objetos deste trabalho. Como objetivo geral, promoveu-se capacitação do docente da ROE, na utilização de computador através de Cursos de Extensão-30 horas, Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - A Natureza do Movimento e conceito intuitivo de Força, Energia e Trabalho”, divulgamos nossos resultados de pesquisas e o “Interactive Physics” para a ROE e alunos de Licenciatura-FEG/UNESP, de modo obter uma utilização efetiva dos recursos computacionais existentes. Buscamos capacitar o profissional formado na Licenciatura em Física - FEG/UNERSP, através da participação e conhecimento dos resultados recentes em Pesquisa em Ensino e novas metodologia, consolidando o Núcleo de Ensino como centro de ensino, pesquisa e extensão em Física e Matemática da região, aglutinando atividades de diversos grupos. Resultados: Contribuímos não só com estabelecimento de estratégia para melhor utilização do “Interactive Physics”, como diagnóstico objetivo e eficiente para análise da mudança conceitual das estruturas cognitivas relativa aos conceitos de quantidade de movimento linear, força, trabalho e energia. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:12:25Z 2017-01-18T18:12:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htm http://hdl.handle.net/11449/148515 0223578007130192 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htm http://hdl.handle.net/11449/148515 |
identifier_str_mv |
0223578007130192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129240445485056 |