Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Whitaker, Marisa Andreata [UNESP], Ramos, Maurício Keber [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htm
http://hdl.handle.net/11449/148515
Resumo: Introdução: No período 1997/1998 o Núcleo de Ensino, atendendo convênio da UNESP e Secretária Estadual de Educação-SEE/SP, ministrou cursos à Rede Oficial de Ensino-ROE dos municípios: Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Lorena e Cunha. Além destes, sistematicamente oferecemos cursos para docentes de Ciências, Matemática e Informática. Em um destes projetos, adquirimos 20 licenças do “Interactive Physics”. A escolha deveu-se a SEE/SP instalá-lo em escolas da ROE participantes do programa “Escola de Cara Nova”, mas sem programa específico de treinamento. Pela análise sistemática deste software, percebemos que possui recursos como instrumento de ensino, sendo utilizado em universidades, como Universidade de Madri-Espanha, no suporte ao Ensino para séries iniciais das Engenharias, Licenciatura e Bacharelado em Física. Metodologia: Partindo da analogia entre teoria cognitiva de Ausubel e o desenvolvimento das linguagens dos recursos computacionais do “Interactive Physics”, discutimos a utilização do computador como instrumento de ensino, numa perspectiva de aprendizagem significativa, elaborando roteiros com aspectos teóricos, soluções de problemas e discussões reflexivas, hierarquizando conceito de movimento à energia cinética, possibilitando investigar como a estrutura cognitiva se configura e como passa de uma configuração a outra. Sabe-se que o sucesso do aluno não depende exclusivamente de suas concepções, mas da interação com o programa e sua pré-disposição em aprender. Ele pode ter conceitos formados, mas não conseguir manipular de forma eficiente o programa. Portanto, é na avaliação do quanto o programa será efetivo no processo da utilização dos seus próprios conhecimentos, na resolução da situação-problema, que se baseiam os objetos deste trabalho. Como objetivo geral, promoveu-se capacitação do docente da ROE, na utilização de computador através de Cursos de Extensão-30 horas, Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - A Natureza do Movimento e conceito intuitivo de Força, Energia e Trabalho”, divulgamos nossos resultados de pesquisas e o “Interactive Physics” para a ROE e alunos de Licenciatura-FEG/UNESP, de modo obter uma utilização efetiva dos recursos computacionais existentes. Buscamos capacitar o profissional formado na Licenciatura em Física - FEG/UNERSP, através da participação e conhecimento dos resultados recentes em Pesquisa em Ensino e novas metodologia, consolidando o Núcleo de Ensino como centro de ensino, pesquisa e extensão em Física e Matemática da região, aglutinando atividades de diversos grupos. Resultados: Contribuímos não só com estabelecimento de estratégia para melhor utilização do “Interactive Physics”, como diagnóstico objetivo e eficiente para análise da mudança conceitual das estruturas cognitivas relativa aos conceitos de quantidade de movimento linear, força, trabalho e energia.
id UNSP_04d5ea7e2194222a93896e06f1d4e2e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148515
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de físicaIntrodução: No período 1997/1998 o Núcleo de Ensino, atendendo convênio da UNESP e Secretária Estadual de Educação-SEE/SP, ministrou cursos à Rede Oficial de Ensino-ROE dos municípios: Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Lorena e Cunha. Além destes, sistematicamente oferecemos cursos para docentes de Ciências, Matemática e Informática. Em um destes projetos, adquirimos 20 licenças do “Interactive Physics”. A escolha deveu-se a SEE/SP instalá-lo em escolas da ROE participantes do programa “Escola de Cara Nova”, mas sem programa específico de treinamento. Pela análise sistemática deste software, percebemos que possui recursos como instrumento de ensino, sendo utilizado em universidades, como Universidade de Madri-Espanha, no suporte ao Ensino para séries iniciais das Engenharias, Licenciatura e Bacharelado em Física. Metodologia: Partindo da analogia entre teoria cognitiva de Ausubel e o desenvolvimento das linguagens dos recursos computacionais do “Interactive Physics”, discutimos a utilização do computador como instrumento de ensino, numa perspectiva de aprendizagem significativa, elaborando roteiros com aspectos teóricos, soluções de problemas e discussões reflexivas, hierarquizando conceito de movimento à energia cinética, possibilitando investigar como a estrutura cognitiva se configura e como passa de uma configuração a outra. Sabe-se que o sucesso do aluno não depende exclusivamente de suas concepções, mas da interação com o programa e sua pré-disposição em aprender. Ele pode ter conceitos formados, mas não conseguir manipular de forma eficiente o programa. Portanto, é na avaliação do quanto o programa será efetivo no processo da utilização dos seus próprios conhecimentos, na resolução da situação-problema, que se baseiam os objetos deste trabalho. Como objetivo geral, promoveu-se capacitação do docente da ROE, na utilização de computador através de Cursos de Extensão-30 horas, Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - A Natureza do Movimento e conceito intuitivo de Força, Energia e Trabalho”, divulgamos nossos resultados de pesquisas e o “Interactive Physics” para a ROE e alunos de Licenciatura-FEG/UNESP, de modo obter uma utilização efetiva dos recursos computacionais existentes. Buscamos capacitar o profissional formado na Licenciatura em Física - FEG/UNERSP, através da participação e conhecimento dos resultados recentes em Pesquisa em Ensino e novas metodologia, consolidando o Núcleo de Ensino como centro de ensino, pesquisa e extensão em Física e Matemática da região, aglutinando atividades de diversos grupos. Resultados: Contribuímos não só com estabelecimento de estratégia para melhor utilização do “Interactive Physics”, como diagnóstico objetivo e eficiente para análise da mudança conceitual das estruturas cognitivas relativa aos conceitos de quantidade de movimento linear, força, trabalho e energia.Núcleo de Ensino de GuaratinguetáPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Fundação Para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)Pro Reitoria de Graduação (PROGRAD)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]Ramos, Maurício Keber [UNESP]2017-01-18T18:12:25Z2017-01-18T18:12:25Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485150223578007130192PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148515Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-07-01T20:52:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
title Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
spellingShingle Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
title_short Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
title_full Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
title_fullStr Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
title_full_unstemmed Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
title_sort Capacitação de docentes da rede oficial de ensino na utilização do computador como instrumento de ensino de física
author Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
author_facet Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Ramos, Maurício Keber [UNESP]
author_role author
author2 Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Ramos, Maurício Keber [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Whitaker, Marisa Andreata [UNESP]
Ramos, Maurício Keber [UNESP]
description Introdução: No período 1997/1998 o Núcleo de Ensino, atendendo convênio da UNESP e Secretária Estadual de Educação-SEE/SP, ministrou cursos à Rede Oficial de Ensino-ROE dos municípios: Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Lorena e Cunha. Além destes, sistematicamente oferecemos cursos para docentes de Ciências, Matemática e Informática. Em um destes projetos, adquirimos 20 licenças do “Interactive Physics”. A escolha deveu-se a SEE/SP instalá-lo em escolas da ROE participantes do programa “Escola de Cara Nova”, mas sem programa específico de treinamento. Pela análise sistemática deste software, percebemos que possui recursos como instrumento de ensino, sendo utilizado em universidades, como Universidade de Madri-Espanha, no suporte ao Ensino para séries iniciais das Engenharias, Licenciatura e Bacharelado em Física. Metodologia: Partindo da analogia entre teoria cognitiva de Ausubel e o desenvolvimento das linguagens dos recursos computacionais do “Interactive Physics”, discutimos a utilização do computador como instrumento de ensino, numa perspectiva de aprendizagem significativa, elaborando roteiros com aspectos teóricos, soluções de problemas e discussões reflexivas, hierarquizando conceito de movimento à energia cinética, possibilitando investigar como a estrutura cognitiva se configura e como passa de uma configuração a outra. Sabe-se que o sucesso do aluno não depende exclusivamente de suas concepções, mas da interação com o programa e sua pré-disposição em aprender. Ele pode ter conceitos formados, mas não conseguir manipular de forma eficiente o programa. Portanto, é na avaliação do quanto o programa será efetivo no processo da utilização dos seus próprios conhecimentos, na resolução da situação-problema, que se baseiam os objetos deste trabalho. Como objetivo geral, promoveu-se capacitação do docente da ROE, na utilização de computador através de Cursos de Extensão-30 horas, Utilização do Computador como Instrumento de Ensino - A Natureza do Movimento e conceito intuitivo de Força, Energia e Trabalho”, divulgamos nossos resultados de pesquisas e o “Interactive Physics” para a ROE e alunos de Licenciatura-FEG/UNESP, de modo obter uma utilização efetiva dos recursos computacionais existentes. Buscamos capacitar o profissional formado na Licenciatura em Física - FEG/UNERSP, através da participação e conhecimento dos resultados recentes em Pesquisa em Ensino e novas metodologia, consolidando o Núcleo de Ensino como centro de ensino, pesquisa e extensão em Física e Matemática da região, aglutinando atividades de diversos grupos. Resultados: Contribuímos não só com estabelecimento de estratégia para melhor utilização do “Interactive Physics”, como diagnóstico objetivo e eficiente para análise da mudança conceitual das estruturas cognitivas relativa aos conceitos de quantidade de movimento linear, força, trabalho e energia.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:25Z
2017-01-18T18:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htm
http://hdl.handle.net/11449/148515
0223578007130192
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ84.htm
http://hdl.handle.net/11449/148515
identifier_str_mv 0223578007130192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650027189436416