De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ07.htm http://hdl.handle.net/11449/148396 |
Resumo: | Introdução: Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2002, envolvendo professores e alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental, da Escola Estadual “Esther Veris Cerpe” e “Índia Vanuíre”, da cidade de Tupã (SP), com a participação de docentes e estagiários (alunos de graduação) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, voltado para a investigação da recepção e produção de textos. O foco principal da pesquisa volta-se para a recepção de “narrativas longas” de boa qualidade literária, abordadas num diálogo com textos de outra natureza (verbal ou não), mas de mesma esfera temática, e para a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras”, segundo propostas de produção com elas afinadas. Interessam à investigação tanto a descrição, análise e interpretação do processo de recepção e produção, em si, quanto as questões metodológicas por ele implicadas,concernentes ao ensino de língua e literatura no contexto da escola pública brasileira. Objetivos: Preparar teoricamente os professores e estagiários envolvidos no projeto. Levar os professores das escolas participantes da pesquisa ao desenvolvimento de “miniprojetos temáticos” de leitura e produção de textos. Propiciar aos estudantes de primeira a oitava série o envolvimento nesses projetos. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, realizam-se seminários de formação, destinados à discussão de textos relevantes para a compreensão do processo. Em seguida, os professores elaborarão “miniprojetos temáticos”, que serão realizados no segundo semestre de 2002. Finalmente, os alunos apresentarão o resultado de sua leitura e produção, para seleção e publicação de volume com material de destaque. Resultados: Espera-se, com a realização da pesquisa, contribuir para o preparo dos professores da escola pública, que trabalham no ensino fundamental, seja com respeito à recepção, seja com relação à produção de textos, permitindo que passem a trabalhar com textos de boa qualidade e, através da leitura e da produção, colaborem para uma sensível compreensão da importância dessas atividades, na formação integral do cidadão. |
id |
UNSP_05021f8f99837867f8576671b0c05260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148396 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamentalIntrodução: Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2002, envolvendo professores e alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental, da Escola Estadual “Esther Veris Cerpe” e “Índia Vanuíre”, da cidade de Tupã (SP), com a participação de docentes e estagiários (alunos de graduação) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, voltado para a investigação da recepção e produção de textos. O foco principal da pesquisa volta-se para a recepção de “narrativas longas” de boa qualidade literária, abordadas num diálogo com textos de outra natureza (verbal ou não), mas de mesma esfera temática, e para a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras”, segundo propostas de produção com elas afinadas. Interessam à investigação tanto a descrição, análise e interpretação do processo de recepção e produção, em si, quanto as questões metodológicas por ele implicadas,concernentes ao ensino de língua e literatura no contexto da escola pública brasileira. Objetivos: Preparar teoricamente os professores e estagiários envolvidos no projeto. Levar os professores das escolas participantes da pesquisa ao desenvolvimento de “miniprojetos temáticos” de leitura e produção de textos. Propiciar aos estudantes de primeira a oitava série o envolvimento nesses projetos. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, realizam-se seminários de formação, destinados à discussão de textos relevantes para a compreensão do processo. Em seguida, os professores elaborarão “miniprojetos temáticos”, que serão realizados no segundo semestre de 2002. Finalmente, os alunos apresentarão o resultado de sua leitura e produção, para seleção e publicação de volume com material de destaque. Resultados: Espera-se, com a realização da pesquisa, contribuir para o preparo dos professores da escola pública, que trabalham no ensino fundamental, seja com respeito à recepção, seja com relação à produção de textos, permitindo que passem a trabalhar com textos de boa qualidade e, através da leitura e da produção, colaborem para uma sensível compreensão da importância dessas atividades, na formação integral do cidadão.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Literatura, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Literatura, Assis, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Pereira, Rony Farto [UNESP]2017-01-18T18:09:53Z2017-01-18T18:09:53Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ07.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148396PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:07:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148396Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:48:36.417784Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
title |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
spellingShingle |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] |
title_short |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
title_full |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
title_fullStr |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
title_sort |
De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental |
author |
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] |
author_facet |
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] Pereira, Rony Farto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rony Farto [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] Pereira, Rony Farto [UNESP] |
description |
Introdução: Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2002, envolvendo professores e alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental, da Escola Estadual “Esther Veris Cerpe” e “Índia Vanuíre”, da cidade de Tupã (SP), com a participação de docentes e estagiários (alunos de graduação) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, voltado para a investigação da recepção e produção de textos. O foco principal da pesquisa volta-se para a recepção de “narrativas longas” de boa qualidade literária, abordadas num diálogo com textos de outra natureza (verbal ou não), mas de mesma esfera temática, e para a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras”, segundo propostas de produção com elas afinadas. Interessam à investigação tanto a descrição, análise e interpretação do processo de recepção e produção, em si, quanto as questões metodológicas por ele implicadas,concernentes ao ensino de língua e literatura no contexto da escola pública brasileira. Objetivos: Preparar teoricamente os professores e estagiários envolvidos no projeto. Levar os professores das escolas participantes da pesquisa ao desenvolvimento de “miniprojetos temáticos” de leitura e produção de textos. Propiciar aos estudantes de primeira a oitava série o envolvimento nesses projetos. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, realizam-se seminários de formação, destinados à discussão de textos relevantes para a compreensão do processo. Em seguida, os professores elaborarão “miniprojetos temáticos”, que serão realizados no segundo semestre de 2002. Finalmente, os alunos apresentarão o resultado de sua leitura e produção, para seleção e publicação de volume com material de destaque. Resultados: Espera-se, com a realização da pesquisa, contribuir para o preparo dos professores da escola pública, que trabalham no ensino fundamental, seja com respeito à recepção, seja com relação à produção de textos, permitindo que passem a trabalhar com textos de boa qualidade e, através da leitura e da produção, colaborem para uma sensível compreensão da importância dessas atividades, na formação integral do cidadão. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:53Z 2017-01-18T18:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ07.htm http://hdl.handle.net/11449/148396 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ07.htm http://hdl.handle.net/11449/148396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129464431804416 |