Projeto de um sistema de telemetria para veículos fórmula sae utilizando transmissão wifi e protocolo can
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238330 |
Resumo: | Neste trabalho promoveu-se o desenvolvimento de um sistema de telemetria voltado a veículos de categoria fórmula SAE, com o intuito de permitir o acesso em tempo real a aquisição de dados desenvolvida pelo time de eletrônica do grupo de extensão Fênix Racing da UNESP de Ilha Solteira. O projeto utiliza duas placas microcontroladoras – ESP32 e Arduino UNO - para captar dados gerados pelos mais diversos sensores de velocidade, aceleração e temperatura através do protocolo CAN (Controller Area Network). Após a captação de dados, o ESP32 é responsável por enviá-los via conexão Wi-Fi 3G de um celular à um servidor No-SQL Firebase para que então seja possível a leitura e análise em tempo real dos dados, permitindo um feedback mais rápido para ações voltadas à segurança do piloto e a otimização do projeto veícular, e a expansão do projeto teórico com uma maior quantidade de informações a serem analisadas e estudadas pelo time de desenvolvimento. A taxa máxima de transferência obtida foi de 35 Hz, porém, com uma média de 34 Hz devido a limitações de velocidade das bibliotecas utilizadas. A taxa de atualização mostra que o sistema é parcialmente funcional, considerando os sensores de temperatura, GPS, velocidade, RPM e curso da suspensão. Ao final do projeto são sugeridas recomendações para otimização do sistema de transferência de dados. |
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Projeto de um sistema de telemetria para veículos fórmula sae utilizando transmissão wifi e protocolo canTelemetry system for sae formula vehicles using wifi transmission and can protocolAquisição de dadosESP32ArduinoProcessamento de sinaisData acquisitionSignal processingNeste trabalho promoveu-se o desenvolvimento de um sistema de telemetria voltado a veículos de categoria fórmula SAE, com o intuito de permitir o acesso em tempo real a aquisição de dados desenvolvida pelo time de eletrônica do grupo de extensão Fênix Racing da UNESP de Ilha Solteira. O projeto utiliza duas placas microcontroladoras – ESP32 e Arduino UNO - para captar dados gerados pelos mais diversos sensores de velocidade, aceleração e temperatura através do protocolo CAN (Controller Area Network). Após a captação de dados, o ESP32 é responsável por enviá-los via conexão Wi-Fi 3G de um celular à um servidor No-SQL Firebase para que então seja possível a leitura e análise em tempo real dos dados, permitindo um feedback mais rápido para ações voltadas à segurança do piloto e a otimização do projeto veícular, e a expansão do projeto teórico com uma maior quantidade de informações a serem analisadas e estudadas pelo time de desenvolvimento. A taxa máxima de transferência obtida foi de 35 Hz, porém, com uma média de 34 Hz devido a limitações de velocidade das bibliotecas utilizadas. A taxa de atualização mostra que o sistema é parcialmente funcional, considerando os sensores de temperatura, GPS, velocidade, RPM e curso da suspensão. Ao final do projeto são sugeridas recomendações para otimização do sistema de transferência de dados.This undergraduate thesis promoted the development of a telemetry system aimed at vehicles of the Formula SAE category, in order to allow real-time access to the data acquisition developed by the electronics team of the Fenix Racing extension group at UNESP Ilha Solteira. The project uses two microcontroller boards - ESP32 and Arduino UNO - to capture data generated by the speed, acceleration and temperature sensors, through the CAN (Controller Area Network) protocol. After capturing data, ESP32 is responsible for sending them via a 3G Wi-Fi connection from a smartphone to a No-SQL Firebase server, so that it is possible to read and analyze the data in real time, allowing faster feedback for actions aimed at pilot safety, vehicle design optimization and expansion of the theoretical design with a greater amount of information to be analyzed and studied by the development team. The maximum transfer rate obtained was 35 Hz, however, with an average of 34 Hz due to speed limitations of the libraries used. The refresh rate shows that the system is partially functional, considering the sensors for temperature, GPS, speed, RPM and suspension travel. At the end of the project, recommendations are suggested for optimizing the data transfer system.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Carlos Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, João Victor Franco2022-12-20T11:11:05Z2022-12-20T11:11:05Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:11:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:23:12.819731Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Neste trabalho promoveu-se o desenvolvimento de um sistema de telemetria voltado a veículos de categoria fórmula SAE, com o intuito de permitir o acesso em tempo real a aquisição de dados desenvolvida pelo time de eletrônica do grupo de extensão Fênix Racing da UNESP de Ilha Solteira. O projeto utiliza duas placas microcontroladoras – ESP32 e Arduino UNO - para captar dados gerados pelos mais diversos sensores de velocidade, aceleração e temperatura através do protocolo CAN (Controller Area Network). Após a captação de dados, o ESP32 é responsável por enviá-los via conexão Wi-Fi 3G de um celular à um servidor No-SQL Firebase para que então seja possível a leitura e análise em tempo real dos dados, permitindo um feedback mais rápido para ações voltadas à segurança do piloto e a otimização do projeto veícular, e a expansão do projeto teórico com uma maior quantidade de informações a serem analisadas e estudadas pelo time de desenvolvimento. A taxa máxima de transferência obtida foi de 35 Hz, porém, com uma média de 34 Hz devido a limitações de velocidade das bibliotecas utilizadas. A taxa de atualização mostra que o sistema é parcialmente funcional, considerando os sensores de temperatura, GPS, velocidade, RPM e curso da suspensão. Ao final do projeto são sugeridas recomendações para otimização do sistema de transferência de dados. |
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