Física e teatro: uma nova maneira de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdirene Morais da [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143627
Resumo: Através de freqüentes afirmações que estudantes não gostam e temem a física e de modo geral a consideram como uma das disciplinas mais difíceis e complicada do currículo escolar, elaboramos uma proposta para promover a integração desta ciência com a arte, de tal forma a minimizar as dificuldades encontradas em se entender os conceitos científicos. Acreditamos que no momento em que os professores promovem parcerias da física com outras áreas do conhecimento humano, isto possibilite um aprendizado mais completo para os alunos, pois ao invés de introduzir os conceitos físicos através da visão matemática e repetitiva que hoje ainda é muito utilizada, eles estarão mostrando a parte histórica e cultural em que a física está inserida. Articular o teatro com o ensino de física, buscando a construção de novos significados para os alunos do ensino médio, através do enfoque da história da ciência retratada em peças teatrais de períodos representativos do desenvolvimento da física e de suas idéias, buscamos também mostrar aos futuros professores uma maneira alternativa de se apresentar os conteúdos físicos em sala de aula. O projeto é composto de dez alunos (nove da física e um da geografia), distribuídos entre o primeiro e terceiro ano da licenciatura. A partir do livro A vida de Galileu de Bertold Brech, desenvolvemos uma adaptação procurando inserir alguns aspectos pedagógicos que não existia na obra original, fazendo uso de alguns experimentos sobre temas como a queda e a flutuação dos corpos e sobre o geocentrismo e heliocentrismo. A primeira peça será apresentada em novembro nas atividades comemorativas do ano mundial da física na FCT-UNESP e após essa apresentação, daremos continuidade as atividades levando o espetáculo para as escolas da região. O resultado principal referente a melhor compreensão da física por alunos do ensino médio é uma parte do projeto que ainda não pode ser mensurado visto que as apresentações serão iniciadas em novembro de 2005, porém podemos mencionar alguns aspectos relevantes referente a contribuição na formação dos futuros professores, pois ao terem contato com a história da física começaram perceber que antes de se trabalhar qualquer conceito físico, é necessário primeiramente proporcionar aos alunos um resgate histórico e cultural, para demonstrar que o desenvolvimento cientifico e tecnológico está atrelado a um dado período histórico e as mudanças decorrentes nas diversas áreas do conhecimento humano.
id UNSP_0562e92139c8166b7debce8afa24dd41
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143627
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Física e teatro: uma nova maneira de ensinarAtravés de freqüentes afirmações que estudantes não gostam e temem a física e de modo geral a consideram como uma das disciplinas mais difíceis e complicada do currículo escolar, elaboramos uma proposta para promover a integração desta ciência com a arte, de tal forma a minimizar as dificuldades encontradas em se entender os conceitos científicos. Acreditamos que no momento em que os professores promovem parcerias da física com outras áreas do conhecimento humano, isto possibilite um aprendizado mais completo para os alunos, pois ao invés de introduzir os conceitos físicos através da visão matemática e repetitiva que hoje ainda é muito utilizada, eles estarão mostrando a parte histórica e cultural em que a física está inserida. Articular o teatro com o ensino de física, buscando a construção de novos significados para os alunos do ensino médio, através do enfoque da história da ciência retratada em peças teatrais de períodos representativos do desenvolvimento da física e de suas idéias, buscamos também mostrar aos futuros professores uma maneira alternativa de se apresentar os conteúdos físicos em sala de aula. O projeto é composto de dez alunos (nove da física e um da geografia), distribuídos entre o primeiro e terceiro ano da licenciatura. A partir do livro A vida de Galileu de Bertold Brech, desenvolvemos uma adaptação procurando inserir alguns aspectos pedagógicos que não existia na obra original, fazendo uso de alguns experimentos sobre temas como a queda e a flutuação dos corpos e sobre o geocentrismo e heliocentrismo. A primeira peça será apresentada em novembro nas atividades comemorativas do ano mundial da física na FCT-UNESP e após essa apresentação, daremos continuidade as atividades levando o espetáculo para as escolas da região. O resultado principal referente a melhor compreensão da física por alunos do ensino médio é uma parte do projeto que ainda não pode ser mensurado visto que as apresentações serão iniciadas em novembro de 2005, porém podemos mencionar alguns aspectos relevantes referente a contribuição na formação dos futuros professores, pois ao terem contato com a história da física começaram perceber que antes de se trabalhar qualquer conceito físico, é necessário primeiramente proporcionar aos alunos um resgate histórico e cultural, para demonstrar que o desenvolvimento cientifico e tecnológico está atrelado a um dado período histórico e as mudanças decorrentes nas diversas áreas do conhecimento humano.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Valdirene Morais da [UNESP]Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]2016-09-01T13:58:18Z2016-09-01T13:58:18Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject085application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 085http://hdl.handle.net/11449/1436272005-085-silva.pdf22457754827727010000-0002-6506-9530PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:43:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
title Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
spellingShingle Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
Silva, Valdirene Morais da [UNESP]
title_short Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
title_full Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
title_fullStr Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
title_full_unstemmed Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
title_sort Física e teatro: uma nova maneira de ensinar
author Silva, Valdirene Morais da [UNESP]
author_facet Silva, Valdirene Morais da [UNESP]
Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
author_role author
author2 Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdirene Morais da [UNESP]
Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
description Através de freqüentes afirmações que estudantes não gostam e temem a física e de modo geral a consideram como uma das disciplinas mais difíceis e complicada do currículo escolar, elaboramos uma proposta para promover a integração desta ciência com a arte, de tal forma a minimizar as dificuldades encontradas em se entender os conceitos científicos. Acreditamos que no momento em que os professores promovem parcerias da física com outras áreas do conhecimento humano, isto possibilite um aprendizado mais completo para os alunos, pois ao invés de introduzir os conceitos físicos através da visão matemática e repetitiva que hoje ainda é muito utilizada, eles estarão mostrando a parte histórica e cultural em que a física está inserida. Articular o teatro com o ensino de física, buscando a construção de novos significados para os alunos do ensino médio, através do enfoque da história da ciência retratada em peças teatrais de períodos representativos do desenvolvimento da física e de suas idéias, buscamos também mostrar aos futuros professores uma maneira alternativa de se apresentar os conteúdos físicos em sala de aula. O projeto é composto de dez alunos (nove da física e um da geografia), distribuídos entre o primeiro e terceiro ano da licenciatura. A partir do livro A vida de Galileu de Bertold Brech, desenvolvemos uma adaptação procurando inserir alguns aspectos pedagógicos que não existia na obra original, fazendo uso de alguns experimentos sobre temas como a queda e a flutuação dos corpos e sobre o geocentrismo e heliocentrismo. A primeira peça será apresentada em novembro nas atividades comemorativas do ano mundial da física na FCT-UNESP e após essa apresentação, daremos continuidade as atividades levando o espetáculo para as escolas da região. O resultado principal referente a melhor compreensão da física por alunos do ensino médio é uma parte do projeto que ainda não pode ser mensurado visto que as apresentações serão iniciadas em novembro de 2005, porém podemos mencionar alguns aspectos relevantes referente a contribuição na formação dos futuros professores, pois ao terem contato com a história da física começaram perceber que antes de se trabalhar qualquer conceito físico, é necessário primeiramente proporcionar aos alunos um resgate histórico e cultural, para demonstrar que o desenvolvimento cientifico e tecnológico está atrelado a um dado período histórico e as mudanças decorrentes nas diversas áreas do conhecimento humano.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:18Z
2016-09-01T13:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 085
http://hdl.handle.net/11449/143627
2005-085-silva.pdf
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143627
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 085
2005-085-silva.pdf
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 085
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045229735968768