Efeitos de um treino computadorizado de habilidades cognitivas em crianças com discalculia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Liene Regina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213789
Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento é caracterizada por déficits na cognição numérica, que se entendem por prejuízos na consolidação dos sistemas numéricos simbólicos, compreensão dos sinais e algarismos, assim como na realização de operações aritméticas, como adição e subtração. Além disto, a Discalculia do Desenvolvimento (DD) afeta crianças com inteligência típica e oportunidades de escolaridade adequadas, sendo geralmente resistente ao tratamento. Há evidências que o Calcularis®, um treino cognitivo computadorizado, promove melhoria nas habilidades matemáticas: processamento de números, adição, subtração, multiplicação e divisão para crianças com DD. Contudo, ganhos em outras habilidades cognitivas ainda não foram exaustivamente estudados, tampouco a influência da duração do protocolo. Nesse sentido, o presente estudo avaliou os efeitos do treino computadorizado Calcularis® sobre a cognição numérica, as habilidades intelectuais, mnemônicas, executivas e escolares de crianças com DD que frequentavam o ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. Foram triadas 888 crianças, das quais oitenta e sete apresentaram indicativos de DD e passaram pela avaliação neuropsicológica, após exclusões, as remanescentes 66 crianças foram designadas aleatoriamente para um dos três grupos: Grupo Adaptativo (GA), composto por crianças que realizaram o treino cognitivo computadorizado adaptativo; Grupo Controle (GC), formado por crianças que não receberam intervenções e continuaram com a rotina escolar e; Grupo Não Adaptativo (GNA), integrado por crianças que realizaram o mesmo treino cognitivo, porém de forma não adaptativa (não se ajustando às capacidades matemáticas individuais da criança). Sessenta e seis crianças completaram 20 sessões de treino e os resultados foram analisados considerando-se os desempenhos nos diferentes domínios cognitivos avaliados em função do grupo e tempo. Os resultados indicaram nas interações entre grupo versus tempo que o GA apresentou melhor desempenho no pós-treino em subtração. Também foi observado no GA melhor desempenho em habilidades não treinadas (memória fonológica), que possuíam estímulos e processos comuns incorporados nas tarefas: transcodificação de números e melhor percepção em relação à eficácia acadêmica e, mais importante, utilizando um protocolo mais curto do que os estudos realizados nos países desenvolvidos. O programa de treino impulsionou o desempenho escolar da matemática em crianças com DD e se mostrou efetivo para um país com desigualdades em recursos educacionais.
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Há evidências que o Calcularis®, um treino cognitivo computadorizado, promove melhoria nas habilidades matemáticas: processamento de números, adição, subtração, multiplicação e divisão para crianças com DD. Contudo, ganhos em outras habilidades cognitivas ainda não foram exaustivamente estudados, tampouco a influência da duração do protocolo. Nesse sentido, o presente estudo avaliou os efeitos do treino computadorizado Calcularis® sobre a cognição numérica, as habilidades intelectuais, mnemônicas, executivas e escolares de crianças com DD que frequentavam o ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. Foram triadas 888 crianças, das quais oitenta e sete apresentaram indicativos de DD e passaram pela avaliação neuropsicológica, após exclusões, as remanescentes 66 crianças foram designadas aleatoriamente para um dos três grupos: Grupo Adaptativo (GA), composto por crianças que realizaram o treino cognitivo computadorizado adaptativo; Grupo Controle (GC), formado por crianças que não receberam intervenções e continuaram com a rotina escolar e; Grupo Não Adaptativo (GNA), integrado por crianças que realizaram o mesmo treino cognitivo, porém de forma não adaptativa (não se ajustando às capacidades matemáticas individuais da criança). Sessenta e seis crianças completaram 20 sessões de treino e os resultados foram analisados considerando-se os desempenhos nos diferentes domínios cognitivos avaliados em função do grupo e tempo. Os resultados indicaram nas interações entre grupo versus tempo que o GA apresentou melhor desempenho no pós-treino em subtração. Também foi observado no GA melhor desempenho em habilidades não treinadas (memória fonológica), que possuíam estímulos e processos comuns incorporados nas tarefas: transcodificação de números e melhor percepção em relação à eficácia acadêmica e, mais importante, utilizando um protocolo mais curto do que os estudos realizados nos países desenvolvidos. O programa de treino impulsionou o desempenho escolar da matemática em crianças com DD e se mostrou efetivo para um país com desigualdades em recursos educacionais.Developmental dyscalculia (DD) is characterized by deficits in numerical cognition, which are understood as impairments in the consolidation of symbolic numerical systems, understanding of signs and figures, as well as in the realization of arithmetic operations, such as addition and subtraction. Moreover, Developmental Dyscalculia (DD) affects children with average intelligence and adequate schooling opportunities and is generally resistant to the treatment. There is evidence that Calcularis®, a computerized cognitive training, promotes improvement in mathematical skills for children with DD. However, gains in other cognitive skills neither have been exhaustively studied, nor has the influence of protocol duration. In that sense, the present study investigated the effects of a computerized training Calcularis® on numerical cognition, intellectual, mnemonic, executive and school skills of children with DD who attended elementary school in the interior of the state of São Paulo. 888 children were screened, eighty-seven of whom had DD indications and underwent neuropsychological assessment, after exclusions, as remaining 66 children were being randomly assigned to one of the three groups: Adaptive Group (GA), composed by children who underwent adaptive computerized cognitive training, Control Group (CG), children who did not receive interventions and continued with the school routine; and the Non-Adaptive Group (NAG), integrated by children who underwent non-adaptive cognitive training, which was computerized (not fitting to the child's individual math skills). Sixty-six children completed at least 20 training sessions and the results were analyzed considering the performances in the different cognitive domains evaluated according to the group and time (time 1 vs time 2). The results indicated, in the interactions between group versus time, that the GA presented better performance in the post-training in subtraction. Improvement in GA was also observed in untrained skills (phonological memory), which had common stimuli and processes incorporated in the tasks: transcoding numbers and better perception regarding academic effectiveness and, more importantly, using a shorter protocol than studies performed in developed countries. The training program boosted the school performance of mathematics in children with DD and proved effective for a country with inequalities in education resources.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Flávia Heloisa dosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Liene Regina2021-08-02T12:15:16Z2021-08-02T12:15:16Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21378933004056085P0enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:05:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213789Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:59:20.568308Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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