Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malara, Maria Bernadete da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102086
Resumo: Este trabalho teve como objetivo observar, compreender e caracterizar os saberes/conhecimentos que os professores formadores acreditam ser necessários para a prática pedagógica dos professores que ministram um Curso Introdutório de Estatística, visando a uma aprendizagem da disciplina direcionada para o desenvolvimento do pensamento estatístico. A investigação, que se insere no contexto de uma pesquisa qualitativa, baseou-se em dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, de contato via correio eletrônico e de consulta ao material produzido pelos entrevistados. Os critérios usados para selecionar os quatro formadores, levaram em conta as seguintes condições: graduação em Matemática ou Estatística, ser um formador de professor de Estatística para o ensino superior, ministrar ou ter ministrado um Curso Introdutório de Estatística e ter comprovado envolvimento na pesquisa científica. Analisando o discurso dos professores entrevistados, encontramos evidências de diferentes tipos de saberes: derivados da experiência como aluno; derivados das concepções sobre a função do professor universitário; das concepções sobre aprendizagem, sobre como ensinar que definem paradigmas, relacionados com o conhecimento do conteúdo específico, relacionados à mobilização para o conhecimento, referentes à postura pessoal do professor–educador, relativos aos fatores que interferem na prática docente e saberes relativos às dificuldades do aluno.
id UNSP_057156901ecc32c3545ff9540e2a8f85
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102086
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadoresProfessores - FormaçãoTeachers’ formationEste trabalho teve como objetivo observar, compreender e caracterizar os saberes/conhecimentos que os professores formadores acreditam ser necessários para a prática pedagógica dos professores que ministram um Curso Introdutório de Estatística, visando a uma aprendizagem da disciplina direcionada para o desenvolvimento do pensamento estatístico. A investigação, que se insere no contexto de uma pesquisa qualitativa, baseou-se em dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, de contato via correio eletrônico e de consulta ao material produzido pelos entrevistados. Os critérios usados para selecionar os quatro formadores, levaram em conta as seguintes condições: graduação em Matemática ou Estatística, ser um formador de professor de Estatística para o ensino superior, ministrar ou ter ministrado um Curso Introdutório de Estatística e ter comprovado envolvimento na pesquisa científica. Analisando o discurso dos professores entrevistados, encontramos evidências de diferentes tipos de saberes: derivados da experiência como aluno; derivados das concepções sobre a função do professor universitário; das concepções sobre aprendizagem, sobre como ensinar que definem paradigmas, relacionados com o conhecimento do conteúdo específico, relacionados à mobilização para o conhecimento, referentes à postura pessoal do professor–educador, relativos aos fatores que interferem na prática docente e saberes relativos às dificuldades do aluno.This work had as aim to observe, to understand and to characterize the knowledge that the teachers’ educators believe to be necessary to the teachers' pedagogic practice in an Introductory Course of Statistics, aiming at the learning of its contents, in the perspective of the development of the statistical thought. The investigation, that may be included in the context of a qualitative research, was based in data collected by means of semi-structured interviews, by contacts using electronic mail and by the exam of the material produced by the interviewers. The criteria used to select the four educators took into account the initial formation in Mathematics or Statistics, to be a teacher educator of Statistics for the higher education, to teach or to have taught in an Introductory Course in Statistics and to have proved involvement in scientific research. An analysis of the interviewed teachers' speech showed evidences of different kinds of knowledge: about their experience as students; derived from the conceptions about the academic teacher's function; derived from the teachers’ conceptions on learning, on how to teach that it define paradigms, related to the knowledge of the specific content, related to the mobilization for knowledge, regarding the teacher-educator's personal position; related to the factors that interfere in the teaching practice and related to the student's difficulties.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malara, Maria Bernadete da Silva [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2008-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis309 f.application/pdfMALARA, Maria Bernadete da Silva. Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores. 2008. 309 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102086000570005malara_mbs_dr_rcla.pdf33004137031P797504440892576330000-0003-1433-5509Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:15:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102086Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:51.663Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
title Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
spellingShingle Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
Malara, Maria Bernadete da Silva [UNESP]
Professores - Formação
Teachers’ formation
title_short Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
title_full Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
title_fullStr Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
title_full_unstemmed Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
title_sort Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores
author Malara, Maria Bernadete da Silva [UNESP]
author_facet Malara, Maria Bernadete da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Malara, Maria Bernadete da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Teachers’ formation
topic Professores - Formação
Teachers’ formation
description Este trabalho teve como objetivo observar, compreender e caracterizar os saberes/conhecimentos que os professores formadores acreditam ser necessários para a prática pedagógica dos professores que ministram um Curso Introdutório de Estatística, visando a uma aprendizagem da disciplina direcionada para o desenvolvimento do pensamento estatístico. A investigação, que se insere no contexto de uma pesquisa qualitativa, baseou-se em dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, de contato via correio eletrônico e de consulta ao material produzido pelos entrevistados. Os critérios usados para selecionar os quatro formadores, levaram em conta as seguintes condições: graduação em Matemática ou Estatística, ser um formador de professor de Estatística para o ensino superior, ministrar ou ter ministrado um Curso Introdutório de Estatística e ter comprovado envolvimento na pesquisa científica. Analisando o discurso dos professores entrevistados, encontramos evidências de diferentes tipos de saberes: derivados da experiência como aluno; derivados das concepções sobre a função do professor universitário; das concepções sobre aprendizagem, sobre como ensinar que definem paradigmas, relacionados com o conhecimento do conteúdo específico, relacionados à mobilização para o conhecimento, referentes à postura pessoal do professor–educador, relativos aos fatores que interferem na prática docente e saberes relativos às dificuldades do aluno.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-25
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALARA, Maria Bernadete da Silva. Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores. 2008. 309 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102086
000570005
malara_mbs_dr_rcla.pdf
33004137031P7
9750444089257633
0000-0003-1433-5509
identifier_str_mv MALARA, Maria Bernadete da Silva. Os saberes docentes do professor universitário do curso introdutório de estatística expressos no discurso dos formadores. 2008. 309 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000570005
malara_mbs_dr_rcla.pdf
33004137031P7
9750444089257633
0000-0003-1433-5509
url http://hdl.handle.net/11449/102086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 309 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129371079180288