A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavicchia, Fernanda Stella [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214568
Resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre a teoria de luta por reconhecimento, de Axel Honneth, identificando e definindo os conceitos centrais de suas formulações, como moralidade, sofrimento, luta, autonomia e autorrealização. Ao fazer isso, o estudo busca explicitar o significado e a abrangência que o termo identidade assume em sua teoria, diferenciando-a de outras proposições que tratam de reconhecimento e identidade. Além do estudo teórico investigativo e comparativo, é feita a análise dos protestos de maio de 2019 no Brasil, ocorridos após o anúncio do contingenciamento de verba pelo governo federal e o recolhimento de bolsas de pesquisa. A união entre teoria e empiria permite a reflexão sobre o significado dos conceitos articulados pelo autor ao mesmo tempo em que contribui para refletir sobre a realidade atual. Utilizando a técnica de grupo focal, investiga-se a motivação de estudantes universitários participantes das manifestações de rua, no intuito de desvendar seus sentimentos. A investigação empírica levanta discussões sobre a situação da pesquisa científica no Brasil e as mudanças sociais estruturais trazidas pela modernidade, que afetam a universidade e a expectativa de vida dos estudantes. Essa discussão evidencia a relevância social do conceito de reconhecimento e examina o vínculo entre o sofrimento individual e a luta social.
id UNSP_0593a0ea273abcb3ce3db4970a1636b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214568
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no BrasilAxel Honneth's theory of the struggle for recognition and the may 2019 protests for education in BrazilReconhecimentoIdentidadeProtestoUniversidadeAxel HonnethEste trabalho faz uma reflexão sobre a teoria de luta por reconhecimento, de Axel Honneth, identificando e definindo os conceitos centrais de suas formulações, como moralidade, sofrimento, luta, autonomia e autorrealização. Ao fazer isso, o estudo busca explicitar o significado e a abrangência que o termo identidade assume em sua teoria, diferenciando-a de outras proposições que tratam de reconhecimento e identidade. Além do estudo teórico investigativo e comparativo, é feita a análise dos protestos de maio de 2019 no Brasil, ocorridos após o anúncio do contingenciamento de verba pelo governo federal e o recolhimento de bolsas de pesquisa. A união entre teoria e empiria permite a reflexão sobre o significado dos conceitos articulados pelo autor ao mesmo tempo em que contribui para refletir sobre a realidade atual. Utilizando a técnica de grupo focal, investiga-se a motivação de estudantes universitários participantes das manifestações de rua, no intuito de desvendar seus sentimentos. A investigação empírica levanta discussões sobre a situação da pesquisa científica no Brasil e as mudanças sociais estruturais trazidas pela modernidade, que afetam a universidade e a expectativa de vida dos estudantes. Essa discussão evidencia a relevância social do conceito de reconhecimento e examina o vínculo entre o sofrimento individual e a luta social.This work reflects on Axel Honneth's theory of struggle for recognition, identifying and defining the main concepts of his formulations, such as morality, suffering, struggle, autonomy and self-realization. In doing so, the study seeks to clarify the meaning and scope of the term identity in his theory, differentiating it from other propositions that deal with recognition and identity. In addition to the theoretical investigative and comparative study, an analysis is carried out on the protests of May 2019 in Brazil, which took place after the announcement of university cuts. The union between theory and empiricism allows reflection on the meaning of the concepts articulated by the author, while contributing to reflect on current reality. Using the focus group technique, the motivation of university students participating in demonstrations is investigated, in order to reveal their feelings. The empirical investigation raises discussions about the situation of scientific research in Brazil and the structural social changes brought about by modernity, which affect the university and the life expectancy of students. This discussion highlights the social relevance of the concept of recognition and examines the link between individual suffering and social struggle.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432481/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lahuerta, Milton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavicchia, Fernanda Stella [UNESP]2021-09-27T17:07:30Z2021-09-27T17:07:30Z2021-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21456833004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:47:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214568Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:13:00.881641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
Axel Honneth's theory of the struggle for recognition and the may 2019 protests for education in Brazil
title A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
spellingShingle A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
Cavicchia, Fernanda Stella [UNESP]
Reconhecimento
Identidade
Protesto
Universidade
Axel Honneth
title_short A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
title_full A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
title_fullStr A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
title_full_unstemmed A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
title_sort A teoria de luta por reconhecimento de Axel Honneth e os protestos pela educação de maio de 2019 no Brasil
author Cavicchia, Fernanda Stella [UNESP]
author_facet Cavicchia, Fernanda Stella [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lahuerta, Milton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavicchia, Fernanda Stella [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Reconhecimento
Identidade
Protesto
Universidade
Axel Honneth
topic Reconhecimento
Identidade
Protesto
Universidade
Axel Honneth
description Este trabalho faz uma reflexão sobre a teoria de luta por reconhecimento, de Axel Honneth, identificando e definindo os conceitos centrais de suas formulações, como moralidade, sofrimento, luta, autonomia e autorrealização. Ao fazer isso, o estudo busca explicitar o significado e a abrangência que o termo identidade assume em sua teoria, diferenciando-a de outras proposições que tratam de reconhecimento e identidade. Além do estudo teórico investigativo e comparativo, é feita a análise dos protestos de maio de 2019 no Brasil, ocorridos após o anúncio do contingenciamento de verba pelo governo federal e o recolhimento de bolsas de pesquisa. A união entre teoria e empiria permite a reflexão sobre o significado dos conceitos articulados pelo autor ao mesmo tempo em que contribui para refletir sobre a realidade atual. Utilizando a técnica de grupo focal, investiga-se a motivação de estudantes universitários participantes das manifestações de rua, no intuito de desvendar seus sentimentos. A investigação empírica levanta discussões sobre a situação da pesquisa científica no Brasil e as mudanças sociais estruturais trazidas pela modernidade, que afetam a universidade e a expectativa de vida dos estudantes. Essa discussão evidencia a relevância social do conceito de reconhecimento e examina o vínculo entre o sofrimento individual e a luta social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T17:07:30Z
2021-09-27T17:07:30Z
2021-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214568
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/214568
identifier_str_mv 33004030017P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128333125255168