A universidade ao lado da escola pública em 2012: oficina fique sabendo das suas sexualidades
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTEyOA== http://hdl.handle.net/11449/146942 |
Resumo: | Síntese: Trata-se de uma intervenção psicossocial realizada junto a um grupo de alunos do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Assis / SP, com a intenção de levá-los a uma visão crítica a respeito das novas configurações das sexualidades na contemporaneidade. Introdução: A escola pública na contemporaneidade apresenta características que abrange problemáticas sociais e conflitos culturais que interferem diretamente na relação aluno x escola. Essas características são mais evidentes em escolas inseridas em um contexto social nos quais crianças e adolescentes se encontram em situações de vulnerabilidade social (violências urbanas, exploração sexual, tráfico de drogas etc.). Especificamente a criação de um canal de comunicação, expressão e informação livres, não autoritários e críticos para lidar com as sexualidades do alunado pode tornar o espaço escolar um local crítico e aberto a novas discussões. Dessa forma, a oficina do presente trabalho tem por objetivo fomentar grupos de reflexão e de debates entre alunos do ensino fundamental a respeito das problemáticas sociais e emocionais que envolvem as sexualidades. Metodologia: Utilizamos as chamadas intervenções grupais em psicologia com respaldos teóricos (utilizamos a psicologia social comunitária e a pedagogia libertadora) e práticos (oficinas psicossociais que possibilitavam o desenvolvimento de reflexões grupais acerca das sexualidades). Trabalhamos com, aproximadamente, 15 alunos, de onze a treze anos. Resultados e discussão: Por meio de dinâmicas de grupo e discussões, desconstruímos preconceitos, familiarizamos as informações referentes às sexualidades e proporcionamos aos alunos um olhar diferente sobre o corpo e as suas relações amorosas; Problematizamos estigmas e estereótipos socialmente construídos e institucionalizados a partir das normatividades de gênero e sexualidades, exercidos sobre homens e mulheres independentes de orientação sexual e identidade de gênero. Conclusão: Essa oficina representou um espaço para a ampliação de conhecimentos não tendenciosos a respeito das sexualidades. Os alunos viram nesse espaço o lugar para trazer suas duvidas e serem orientados de forma científica, sem preconceito e crítica diante nas novas configurações sexuais que surgem na contemporaneidade. |
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