De Rilke Shake a Um útero é do tamanho de um punho: transformações na poesia de Angélica Freitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escute, João Paulo Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136340
Resumo: Em seu primeiro livro, Rilke Shake (2007), Angélica Freitas apresenta poemas que mostram as distintas dicções que marcam a sua poesia e que, compondo a mistura do livro, resultam em um “drink” de tradição e contemporaneidade. Neste trabalho realizamos um estudo da obra Um útero do tamanho de um punho (2012), a fim de elucidar o discurso sobre a mulher que emerge dos poemas, já indicado pelo título do livro, procurando, a partir disso, delinear as possíveis transformações na trajetória da poeta ao estabelecer diferenças e semelhanças entre esta obra e a primeira publicação, estudada na pesquisa de iniciação científica que antecedeu a presente dissertação, de modo a poder avaliar o lugar de Freitas no cenário da poesia brasileira contemporânea, em que distintas linhas de força se fazem notar. Em Um útero é do tamanho de um punho (2012), é possível perceber que a leveza do livro anterior, dá lugar a uma atmosfera mais densa, com a manutenção da ironia, para escrever sobre a mulher, evidenciando não só a visão contemporânea do sujeito feminino mas toda uma tradição que, durante séculos, reforçou rótulos que submeteram a mulher a um lugar inferior na sociedade patriarcal. A escrita de Freitas não se dá de maneira aleatória, uma vez que a poeta possui um projeto poético coeso, compreendendo a temática do diálogo com a tradição e a questão do feminino, que abraça questões de gênero e sexualidade, sempre lançando mão de referências que misturam um refinado conhecimento erudito com elementos das culturas de massa, popular brasileira e pop. Os poemas convidam o leitor a ir além da gargalhada ao final do último verso, expandindo uma leitura simples e revelando, após uma cuidadosa degustação do shake de Freitas, uma reflexão provocada por esse riso aparentemente despretensioso. O discurso sobre o feminino, entrelaçado com o diálogo entre tradição e reinvenção poética, permite que Um útero é do tamanho de um punho (2012) se comunique com Rilke Shake (2007), revelando, assim, que mesmo se tratando de work in progress, a escrita de Freitas nos permite delimitar características e temas recorrentes a serem explorados neste trabalho.
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Neste trabalho realizamos um estudo da obra Um útero do tamanho de um punho (2012), a fim de elucidar o discurso sobre a mulher que emerge dos poemas, já indicado pelo título do livro, procurando, a partir disso, delinear as possíveis transformações na trajetória da poeta ao estabelecer diferenças e semelhanças entre esta obra e a primeira publicação, estudada na pesquisa de iniciação científica que antecedeu a presente dissertação, de modo a poder avaliar o lugar de Freitas no cenário da poesia brasileira contemporânea, em que distintas linhas de força se fazem notar. Em Um útero é do tamanho de um punho (2012), é possível perceber que a leveza do livro anterior, dá lugar a uma atmosfera mais densa, com a manutenção da ironia, para escrever sobre a mulher, evidenciando não só a visão contemporânea do sujeito feminino mas toda uma tradição que, durante séculos, reforçou rótulos que submeteram a mulher a um lugar inferior na sociedade patriarcal. A escrita de Freitas não se dá de maneira aleatória, uma vez que a poeta possui um projeto poético coeso, compreendendo a temática do diálogo com a tradição e a questão do feminino, que abraça questões de gênero e sexualidade, sempre lançando mão de referências que misturam um refinado conhecimento erudito com elementos das culturas de massa, popular brasileira e pop. Os poemas convidam o leitor a ir além da gargalhada ao final do último verso, expandindo uma leitura simples e revelando, após uma cuidadosa degustação do shake de Freitas, uma reflexão provocada por esse riso aparentemente despretensioso. O discurso sobre o feminino, entrelaçado com o diálogo entre tradição e reinvenção poética, permite que Um útero é do tamanho de um punho (2012) se comunique com Rilke Shake (2007), revelando, assim, que mesmo se tratando de work in progress, a escrita de Freitas nos permite delimitar características e temas recorrentes a serem explorados neste trabalho.In her first book, Rilke Shake (2007), Angelica Freitas presents poems that show the different dictions that mark her poetry and composing the mixture of the book, resulting in a drink of tradition and modernity. In this work we carried out a study of the book Um útero é do tamanho de um punho (2012) in order to elucidate the discourse on women emerging from the poems, as indicated by the book's title, looking, from this, outline the possible changes in the poet’s trajectory to establish differences and similarities between the second and the first publication, studied in my previous research leading up to this work, in order to assess the place of Freitas in the scenario of contemporary brazilian poetry, in which different power lines are remarkable. In Um útero é do tamanho de um punho (2012), it’s possible to see that the lightness of the previous book, gives way to a more dense atmosphere with the maintenance of irony, to write about women, showing not only the contemporary view of feminine subject but also tradition that for centuries, reinforced labels that submitted the woman to a lower place in the patriarchal society. Freitas's writing does not happen randomly, as the poet has a cohesive poetic project, comprising the theme of dialogue with the tradition and the issue of women, which embraces issues of gender and sexuality, always making use of references mixing a refined knowledge with elements of mass culture, Brazilian and pop culture. The poems invite the reader to go beyond the laughter at the end of the last verse, expanding a simple reading and revealing, after careful tasting Freitas's shake, a reflection caused by this seemingly unassuming laughter. The discourse on the feminine, intertwined with the dialogue between tradition and poetic reinvention, allows Um útero é do tamanho de um punho (2012) to communicate with Rilke Shake (2007), showing thereby that even being a work in progress, Freitas’s writing allows us to define recurring characteristics and themes to be explored in this work.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 131184/2014-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martha, Diana Junkes Bueno [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escute, João Paulo Vieira [UNESP]2016-03-22T13:10:21Z2016-03-22T13:10:21Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13634000086865433004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:16:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136340Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:57:48.348378Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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