As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio Cesar Villar dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216648
Resumo: Considerando a avaliação como elemento integrante no processo de ensino- aprendizagem, propõe-se um levantamento no presente trabalho, a fim de considerar sobre possíveis métodos de avaliação da aprendizagem, que se distinguem do modelo tradicional podendo então contribuir para a efetiva aprendizagem de alunos, assim como, para uma constatação, por parte da gestão escolar, das dificuldades a serem superadas nas práticas pedagógicas vigentes. Sabendo do escasso número de escolas que adotam em suas ações uma concreta gestão democrática, o levantamento a seguir apresentado opta por um recorte, em que procura investigar como se dão as práticas de avaliação da aprendizagem empregadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo. Dessa maneira, esta pesquisa tempor objetivo compreender e analisar as práticas avaliativas da referida escola, destacada por ter uma organização do trabalho pedagógico diferenciada e democrática, bem como pela prática de uma gestão democrática social e política. Para tanto, o estudo se desenvolveu por meio de revisão bibliográfica e análise do PPP da escola Amorim Lima, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que a escola tem como avaliação práticas não convencionais, como entrega de trabalhos e roteiros de pesquisa, a correção das mesmas não classifica os estudantes nem lhes atribui um numeral como nota. Desta maneira, a instituição foge às práticas avaliativas tradicionais.
id UNSP_0660da2c970b7796576019c134048861
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216648
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim LimaLearning assessment practices at Amorim Lima Elementary SchoolAvaliação escolarEnsino-aprendizagemEMEF Desembargador Amorim LimaSchool assessmentTeaching-learningConsiderando a avaliação como elemento integrante no processo de ensino- aprendizagem, propõe-se um levantamento no presente trabalho, a fim de considerar sobre possíveis métodos de avaliação da aprendizagem, que se distinguem do modelo tradicional podendo então contribuir para a efetiva aprendizagem de alunos, assim como, para uma constatação, por parte da gestão escolar, das dificuldades a serem superadas nas práticas pedagógicas vigentes. Sabendo do escasso número de escolas que adotam em suas ações uma concreta gestão democrática, o levantamento a seguir apresentado opta por um recorte, em que procura investigar como se dão as práticas de avaliação da aprendizagem empregadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo. Dessa maneira, esta pesquisa tempor objetivo compreender e analisar as práticas avaliativas da referida escola, destacada por ter uma organização do trabalho pedagógico diferenciada e democrática, bem como pela prática de uma gestão democrática social e política. Para tanto, o estudo se desenvolveu por meio de revisão bibliográfica e análise do PPP da escola Amorim Lima, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que a escola tem como avaliação práticas não convencionais, como entrega de trabalhos e roteiros de pesquisa, a correção das mesmas não classifica os estudantes nem lhes atribui um numeral como nota. Desta maneira, a instituição foge às práticas avaliativas tradicionais.Considering the assessment as an integral element in the teaching-learning process, a survey is proposed in this work, in order to consider possible methods of learning assessment, which differ from the traditional model and can then contribute to the effective learning of students, as well as, for an observation, by the school management, of the difficulties to be overcome in the current pedagogical practices. Knowing the small number of schools that adopt concrete democratic management in their actions, the survey presented below opts for a cut view, in which it seeks to investigate how the learning assessment practices employed by the Municipal Elementary School (EMEF) occur. Amorim Lima, located in the city of São Paulo. Thus, this research aims to understand and analyze the evaluative practices of that school, highlighted by having a differentiated and democratic organization of pedagogical work, as well as the practice of a democratic social and political management. Therefore, the study was developed through a bibliographical review and analysis of Amorim Lima school’s PPP from a qualitative approach. The results demonstrate that the school has non-conventional practices as assessment, such as the delivery of paperwork and research scripts. It’s correction does not classify the students or assign them a numeral grade. In this way, the institution escapes traditional assessment practices.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Júlio Cesar Villar dos2022-02-16T18:14:26Z2022-02-16T18:14:26Z2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:19:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-28T06:19:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
Learning assessment practices at Amorim Lima Elementary School
title As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
spellingShingle As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
Santos, Júlio Cesar Villar dos
Avaliação escolar
Ensino-aprendizagem
EMEF Desembargador Amorim Lima
School assessment
Teaching-learning
title_short As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
title_full As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
title_fullStr As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
title_full_unstemmed As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
title_sort As práticas da avaliação da aprendizagem na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima
author Santos, Júlio Cesar Villar dos
author_facet Santos, Júlio Cesar Villar dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borghi, Raquel Fontes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlio Cesar Villar dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Ensino-aprendizagem
EMEF Desembargador Amorim Lima
School assessment
Teaching-learning
topic Avaliação escolar
Ensino-aprendizagem
EMEF Desembargador Amorim Lima
School assessment
Teaching-learning
description Considerando a avaliação como elemento integrante no processo de ensino- aprendizagem, propõe-se um levantamento no presente trabalho, a fim de considerar sobre possíveis métodos de avaliação da aprendizagem, que se distinguem do modelo tradicional podendo então contribuir para a efetiva aprendizagem de alunos, assim como, para uma constatação, por parte da gestão escolar, das dificuldades a serem superadas nas práticas pedagógicas vigentes. Sabendo do escasso número de escolas que adotam em suas ações uma concreta gestão democrática, o levantamento a seguir apresentado opta por um recorte, em que procura investigar como se dão as práticas de avaliação da aprendizagem empregadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo. Dessa maneira, esta pesquisa tempor objetivo compreender e analisar as práticas avaliativas da referida escola, destacada por ter uma organização do trabalho pedagógico diferenciada e democrática, bem como pela prática de uma gestão democrática social e política. Para tanto, o estudo se desenvolveu por meio de revisão bibliográfica e análise do PPP da escola Amorim Lima, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que a escola tem como avaliação práticas não convencionais, como entrega de trabalhos e roteiros de pesquisa, a correção das mesmas não classifica os estudantes nem lhes atribui um numeral como nota. Desta maneira, a instituição foge às práticas avaliativas tradicionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
2022-02-16T18:14:26Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216648
url http://hdl.handle.net/11449/216648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046708394852352