As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101432 |
Resumo: | No Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas... |
id |
UNSP_0669b7ab1f840cef4b6ac2be098a1774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101432 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?GeografiaCamponesesEducação rural - BrasilAssentamentos humanosEducação rural - Goias (Estado)Geografia - Estudo e ensinoGeografia - Livros didáticosGeographyNo Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas...In Goiás state, is still very common the lack of schools. Those that stand in the field are working very precarious. In this scenario, calls attention to the city of Goiás, with 12 schools located in the field. In this research, the school Geography worked in Escola Família Agrícola de Goiás, in schools located in the municipal polo field: Holanda, Angelica Olimpya de Lima; Terezinha of Jesus Rocha and Vale do Amanhecer, and in elementary schools located in the city, but students who receive Field: Prof. Alcide Jube, Application Prof. Manoel Caiado, Lyceu of Goyas, João Augusto Perillo are the starting point of this thesis. For the implementation of the research was necessary, first, the procedure with indirect documentation, such as survey and analysis of secondary sources (literature), the location of the works related to the education / field, peasantry, territory and geography education... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Francilane Eulália de [UNESP]2014-06-11T19:31:27Z2014-06-11T19:31:27Z2012-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis380 f. : il.application/pdfSOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/101432000706253souza_fe_dr_prud.pdf33004129042P32836764800084585Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T15:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:57.580995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
title |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
spellingShingle |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? Souza, Francilane Eulália de [UNESP] Geografia Camponeses Educação rural - Brasil Assentamentos humanos Educação rural - Goias (Estado) Geografia - Estudo e ensino Geografia - Livros didáticos Geography |
title_short |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
title_full |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
title_fullStr |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
title_full_unstemmed |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
title_sort |
As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês? |
author |
Souza, Francilane Eulália de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Francilane Eulália de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francilane Eulália de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Camponeses Educação rural - Brasil Assentamentos humanos Educação rural - Goias (Estado) Geografia - Estudo e ensino Geografia - Livros didáticos Geography |
topic |
Geografia Camponeses Educação rural - Brasil Assentamentos humanos Educação rural - Goias (Estado) Geografia - Estudo e ensino Geografia - Livros didáticos Geography |
description |
No Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-07 2014-06-11T19:31:27Z 2014-06-11T19:31:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. http://hdl.handle.net/11449/101432 000706253 souza_fe_dr_prud.pdf 33004129042P3 2836764800084585 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. 000706253 souza_fe_dr_prud.pdf 33004129042P3 2836764800084585 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
380 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128483422896128 |