As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francilane Eulália de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101432
Resumo: No Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas...
id UNSP_0669b7ab1f840cef4b6ac2be098a1774
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101432
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?GeografiaCamponesesEducação rural - BrasilAssentamentos humanosEducação rural - Goias (Estado)Geografia - Estudo e ensinoGeografia - Livros didáticosGeographyNo Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas...In Goiás state, is still very common the lack of schools. Those that stand in the field are working very precarious. In this scenario, calls attention to the city of Goiás, with 12 schools located in the field. In this research, the school Geography worked in Escola Família Agrícola de Goiás, in schools located in the municipal polo field: Holanda, Angelica Olimpya de Lima; Terezinha of Jesus Rocha and Vale do Amanhecer, and in elementary schools located in the city, but students who receive Field: Prof. Alcide Jube, Application Prof. Manoel Caiado, Lyceu of Goyas, João Augusto Perillo are the starting point of this thesis. For the implementation of the research was necessary, first, the procedure with indirect documentation, such as survey and analysis of secondary sources (literature), the location of the works related to the education / field, peasantry, territory and geography education... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Francilane Eulália de [UNESP]2014-06-11T19:31:27Z2014-06-11T19:31:27Z2012-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis380 f. : il.application/pdfSOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/101432000706253souza_fe_dr_prud.pdf33004129042P32836764800084585Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T15:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:57.580995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
title As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
spellingShingle As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
Souza, Francilane Eulália de [UNESP]
Geografia
Camponeses
Educação rural - Brasil
Assentamentos humanos
Educação rural - Goias (Estado)
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Livros didáticos
Geography
title_short As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
title_full As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
title_fullStr As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
title_full_unstemmed As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
title_sort As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?
author Souza, Francilane Eulália de [UNESP]
author_facet Souza, Francilane Eulália de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Bernardo Mançano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francilane Eulália de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Camponeses
Educação rural - Brasil
Assentamentos humanos
Educação rural - Goias (Estado)
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Livros didáticos
Geography
topic Geografia
Camponeses
Educação rural - Brasil
Assentamentos humanos
Educação rural - Goias (Estado)
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Livros didáticos
Geography
description No Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia e com os alunos das escolas pesquisadas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
2014-06-11T19:31:27Z
2014-06-11T19:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/101432
000706253
souza_fe_dr_prud.pdf
33004129042P3
2836764800084585
identifier_str_mv SOUZA, Francilane Eulália de. As geografias das escolas no campo do município de Goiás: instrumento na valorização do território do camponês?. 2012. 380 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
000706253
souza_fe_dr_prud.pdf
33004129042P3
2836764800084585
url http://hdl.handle.net/11449/101432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 380 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128483422896128