Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141825
Resumo: A presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica.
id UNSP_06809b1b7aba34eef675d49873ff5fc9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141825
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantilA presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências (IB), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento Educação Física, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências (IB), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento Educação Física, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]2016-07-19T13:00:37Z2016-07-19T13:00:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6026-6038application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-60382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141825ISSN2357-7819-2014-6026-6038.pdf3688201307883799porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T18:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:40.542086Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
title Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
spellingShingle Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]
title_short Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
title_full Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
title_fullStr Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
title_full_unstemmed Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
title_sort Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
author Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]
author_facet Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
author_role author
author2 Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
description A presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:37Z
2016-07-19T13:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-6038
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141825
ISSN2357-7819-2014-6026-6038.pdf
3688201307883799
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141825
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-6038
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6026-6038.pdf
3688201307883799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6026-6038
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128934784532480