Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141825 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica. |
id |
UNSP_06809b1b7aba34eef675d49873ff5fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141825 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantilA presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências (IB), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento Educação Física, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências (IB), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento Educação Física, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]2016-07-19T13:00:37Z2016-07-19T13:00:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6026-6038application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-60382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141825ISSN2357-7819-2014-6026-6038.pdf3688201307883799porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T18:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:40.542086Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
title |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
spellingShingle |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP] |
title_short |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
title_full |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
title_fullStr |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
title_full_unstemmed |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
title_sort |
Programa de formação continuada em dança educativa: implicações na prática pedagógica das educadoras do ensino infantil |
author |
Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP] |
author_facet |
Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Nilza Coqueiro Pires de [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] |
description |
A presente investigação tem como objetivo analisar os resultados parciais de um programa de formação continuada em dança na infância, referentes ao processo de reconstrução de uma nova prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Para tanto, a revisão da literatura abordou a formação continuada docente, a dança educativa proposta por Laban (1978 e 1990) e a prática pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, com questões abertas para um grupo de doze educadoras atuantes na educação infantil de uma cidade do interior paulista. Os encontros com quatro horas de duração ocorreram no 2º semestre/2012, totalizando oito (08) encontros, perfazendo um total de 32 h/a, orientado pela Dança Educativa de Laban (1978). Evidenciou-se que o programa possibilitou as participantes vislumbrar uma nova perspectiva para ministrar a dança na educação infantil, apesar das docentes elencarem outros saberes sobre a dança ao final do programa, constatou-se ainda uma visão muito geral, o que demonstra a necessidade de um maior aprofundamento sobre os conteúdos de dança especialmente na educação infantil. Conclui-se que as docentes ainda apresentam limitações quanto aos conhecimentos pertinentes aos conteúdos de dança na Educação Infantil. No entanto, destacam-se mudanças e avanços manifestadas pelas educadoras, como a aquisição de novos conhecimentos e a importância deste conteúdo para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a intervenção realizada pelo programa de formação continuada propiciou às professoras o acesso e a reflexão em torno dos conhecimentos pertencentes aos conteúdos de dança, bem como, a transposição dos saberes apreendidos na ação pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:37Z 2016-07-19T13:00:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-6038 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141825 ISSN2357-7819-2014-6026-6038.pdf 3688201307883799 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141825 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6026-6038 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6026-6038.pdf 3688201307883799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6026-6038 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128934784532480 |