Atividade de estudo e o desenvolvimento do pensamento teórico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243028 |
Resumo: | A presente dissertação compreende a educação escolar como instituição basilar no processo de formação e desenvolvimento do gênero humano que, por meio de atividades de estudo, efetivam o processo de ensino/aprendizagem do conhecimento teórico-científico acumulado ao longo da história da humanidade. Para os autores da Teoria Histórico-Cultural, a Atividade de Estudo emerge no processo de escolarização como a atividade principal orientadora do desenvolvimento das capacidades teóricas da personalidade, configurando-se como um método de assimilação dos modos generalizados de ação com o conhecimento teórico-científico. Fundamentados nos autores da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade de Estudo segundo o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e Teoria da Atividade, objetivamos, por meio de pesquisa bibliográfica, compreender as inter-relações e influências reciprocas entre a atividade cognoscitiva relacionada ao conhecimento teórico-científico e a Atividade de Estudo para o desenvolvimento do pensamento teórico. O motivo que nos levou a pesquisar tais unidades envolve demandas apontadas por Davidov acerca da necessidade de estudar mais detalhadamente as conexões entre o conhecimento teórico-científico, a Atividade de Estudo e o desenvolvimento dos processos cognitivos dos alunos. Constatamos ao longo de nosso trabalho que o pensamento teórico se configura como o princípio geral que está presente e regula todo o processo realizado na Atividade de Estudo, enquanto essa se configura como totalidade, cujas categorias do seu modo de existir, medeiam a relação singular/universal e, com isso, possibilitam que seu universal, isto é, o pensamento teórico, se desenvolva nos sujeitos singulares que concretizam na tarefa de estudo o movimento de assimilação do conhecimento teórico-científico. |
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Atividade de estudo e o desenvolvimento do pensamento teóricoStudy activity and the development of theoretical thinkingEducação escolarAtividade cognoscitivaConhecimento teórico-científicoAtividade de estudoPensamento teóricoSchool educationCognoscitive activityTheoretical-scientific knowledgeStudy activityTheoretical thinkingA presente dissertação compreende a educação escolar como instituição basilar no processo de formação e desenvolvimento do gênero humano que, por meio de atividades de estudo, efetivam o processo de ensino/aprendizagem do conhecimento teórico-científico acumulado ao longo da história da humanidade. Para os autores da Teoria Histórico-Cultural, a Atividade de Estudo emerge no processo de escolarização como a atividade principal orientadora do desenvolvimento das capacidades teóricas da personalidade, configurando-se como um método de assimilação dos modos generalizados de ação com o conhecimento teórico-científico. Fundamentados nos autores da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade de Estudo segundo o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e Teoria da Atividade, objetivamos, por meio de pesquisa bibliográfica, compreender as inter-relações e influências reciprocas entre a atividade cognoscitiva relacionada ao conhecimento teórico-científico e a Atividade de Estudo para o desenvolvimento do pensamento teórico. O motivo que nos levou a pesquisar tais unidades envolve demandas apontadas por Davidov acerca da necessidade de estudar mais detalhadamente as conexões entre o conhecimento teórico-científico, a Atividade de Estudo e o desenvolvimento dos processos cognitivos dos alunos. Constatamos ao longo de nosso trabalho que o pensamento teórico se configura como o princípio geral que está presente e regula todo o processo realizado na Atividade de Estudo, enquanto essa se configura como totalidade, cujas categorias do seu modo de existir, medeiam a relação singular/universal e, com isso, possibilitam que seu universal, isto é, o pensamento teórico, se desenvolva nos sujeitos singulares que concretizam na tarefa de estudo o movimento de assimilação do conhecimento teórico-científico.The present dissertation understands school education as a basic institution in the process of formation and development of the human gender that, through study activities, effect the teaching/learning process of the theoretical-scientific knowledge accumulated throughout the history of mankind. For the authors of the Historical-Cultural Theory, the Study Activity emerges in the schooling process, as the main activity guiding the development of the theoretical capacities of the personality, setting up as a method of assimilation of the generalized modes of action with the theoretical-scientific knowledge. Based on the authors of the Historical-Cultural Theory, Theory of Study Activity according to the Elkonin-Davidov-Repkin system and Theory of Activity, we aim, through bibliographical research, to understand the interrelationships and reciprocal influences between cognitive activity related to theoretical- scientific knowledge and Study Activity for the development of theoretical thinking. The reason that led us to research such units involves demands pointed out by Davidov about the need to study in more detail the connections between theoretical-scientific knowledge, Study Activity and the development of students’ cognitive processes. We found throughout our work that theoretical thinking is configured as the general principle that is present and regulates the entire process carried out in the Study Activity, while this is configured as a totality, whose as categories of its way of existing, mediate the singular/universal relation and, with that, make possible that its universal, that is, the theoretical thought, develops in the singular subjects that concretize in the task of study the movement of assimilation of the theoretical-scientific knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Allan Alberto2023-04-18T19:25:44Z2023-04-18T19:25:44Z2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Allan Alberto. Atividade de estudo e o desenvolvimento do pensamento teórico. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24302833004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação compreende a educação escolar como instituição basilar no processo de formação e desenvolvimento do gênero humano que, por meio de atividades de estudo, efetivam o processo de ensino/aprendizagem do conhecimento teórico-científico acumulado ao longo da história da humanidade. Para os autores da Teoria Histórico-Cultural, a Atividade de Estudo emerge no processo de escolarização como a atividade principal orientadora do desenvolvimento das capacidades teóricas da personalidade, configurando-se como um método de assimilação dos modos generalizados de ação com o conhecimento teórico-científico. Fundamentados nos autores da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade de Estudo segundo o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e Teoria da Atividade, objetivamos, por meio de pesquisa bibliográfica, compreender as inter-relações e influências reciprocas entre a atividade cognoscitiva relacionada ao conhecimento teórico-científico e a Atividade de Estudo para o desenvolvimento do pensamento teórico. O motivo que nos levou a pesquisar tais unidades envolve demandas apontadas por Davidov acerca da necessidade de estudar mais detalhadamente as conexões entre o conhecimento teórico-científico, a Atividade de Estudo e o desenvolvimento dos processos cognitivos dos alunos. Constatamos ao longo de nosso trabalho que o pensamento teórico se configura como o princípio geral que está presente e regula todo o processo realizado na Atividade de Estudo, enquanto essa se configura como totalidade, cujas categorias do seu modo de existir, medeiam a relação singular/universal e, com isso, possibilitam que seu universal, isto é, o pensamento teórico, se desenvolva nos sujeitos singulares que concretizam na tarefa de estudo o movimento de assimilação do conhecimento teórico-científico. |
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