Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Eliane Compri de Azevedo [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255896
http://lattes.cnpq.br/6999490805227356
Resumo: Fortalecer e conscientizar a capacidade das crianças e jovens com relação a sexualidade está vinculado a diversos fatores, por esse motivo essa dissertação propõe pensar a Educação Sexual pautada no tripé: reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar, todos, como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo correlacionar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a sexualidade com os componentes desse tripé a fim de traçar prerrogativas sobre a Educação Sexual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica dos últimos três anos (2020-2023) e seleção dos artigos após interseção das palavras chaves: "formação docente", "reestruturação do currículo", "gestão escolar" e " educação sexual" totalizando em treze (13) artigos. Em seguida, para a análise dos dados utilizou-se as etapas metodológicas da técnica de Laurence Bardin que contempla a préanálise, a exploração do material, tratamento dos resultados e inferências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do tripé da educação em sexualidade com base na reestruturação do currículo, do percurso docente e da gestão escolar o que permite proporcionar aos alunos uma formação específica no tocante a sexualidade tendo como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a crianças, adolescentes e jovens de forma a fornecer-lhes autonomia para: garantir a própria saúde, bem-estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais de respeito; considerar como suas escolhas afetam o bem-estar próprio e o de outras pessoas e, por fim, entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo de toda a vida.
id UNSP_06f1bedf230f7d4dad8f743617eefb54
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255896
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação SexualRestructuring the Curriculum, Teaching Path and School Management: The Tripod of Sexual EducationEducação sexualReestruturação do currículoGestão escolarFormação de professoresSex educationRestructuring of the curriculumSchool managementTeacher trainingFortalecer e conscientizar a capacidade das crianças e jovens com relação a sexualidade está vinculado a diversos fatores, por esse motivo essa dissertação propõe pensar a Educação Sexual pautada no tripé: reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar, todos, como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo correlacionar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a sexualidade com os componentes desse tripé a fim de traçar prerrogativas sobre a Educação Sexual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica dos últimos três anos (2020-2023) e seleção dos artigos após interseção das palavras chaves: "formação docente", "reestruturação do currículo", "gestão escolar" e " educação sexual" totalizando em treze (13) artigos. Em seguida, para a análise dos dados utilizou-se as etapas metodológicas da técnica de Laurence Bardin que contempla a préanálise, a exploração do material, tratamento dos resultados e inferências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do tripé da educação em sexualidade com base na reestruturação do currículo, do percurso docente e da gestão escolar o que permite proporcionar aos alunos uma formação específica no tocante a sexualidade tendo como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a crianças, adolescentes e jovens de forma a fornecer-lhes autonomia para: garantir a própria saúde, bem-estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais de respeito; considerar como suas escolhas afetam o bem-estar próprio e o de outras pessoas e, por fim, entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo de toda a vida.Strengthen and raise awareness of the capacity of children and young people regarding sexuality is linked to several factors, for this reason this dissertation proposes to think about Education Sexual based on the tripod: restructuring of the curriculum, teaching path and school management, all, as guiding elements of the teaching-learning process on the topic. In that In this sense, the present research aims to correlate, through a review systematic bibliographical, sexuality with the components of this tripod in order to trace prerogatives over Sexual Education. The methodology used was exploratory research based on a bibliographic review of the last three years (2020-2023) and selection of articles after intersection of key words: "teacher training", "curriculum restructuring", "management school" and "sexual education" totaling thirteen (13) articles. Then, for the analysis of the data we used the methodological steps of the Laurence Bardin technique, which includes pre-analysis, exploration of the material, treatment of results and inferences. The results of research highlight the importance of the tripod of sexuality education based on restructuring of the curriculum, teaching path and school management, which allows for specific training regarding sexuality with the aim of transmitting knowledge, skills, attitudes and values ​​to children, adolescents and young people in order to provide them with autonomy to: ensure their own health, well-being and dignity; to develop respectful social and sexual relationships; consider how your choices affect well-being own and other people and, finally, understand and guarantee the protection of their rights throughout of all life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]Mattos, Eliane Compri de Azevedo [UNESP]2024-06-07T21:58:22Z2024-06-07T21:58:22Z2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255896http://lattes.cnpq.br/6999490805227356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-08T06:01:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:51.239440Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
Restructuring the Curriculum, Teaching Path and School Management: The Tripod of Sexual Education
title Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
spellingShingle Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
Mattos, Eliane Compri de Azevedo [UNESP]
Educação sexual
Reestruturação do currículo
Gestão escolar
Formação de professores
Sex education
Restructuring of the curriculum
School management
Teacher training
title_short Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
title_full Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
title_fullStr Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
title_full_unstemmed Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
title_sort Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual
author Mattos, Eliane Compri de Azevedo [UNESP]
author_facet Mattos, Eliane Compri de Azevedo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Eliane Compri de Azevedo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Reestruturação do currículo
Gestão escolar
Formação de professores
Sex education
Restructuring of the curriculum
School management
Teacher training
topic Educação sexual
Reestruturação do currículo
Gestão escolar
Formação de professores
Sex education
Restructuring of the curriculum
School management
Teacher training
description Fortalecer e conscientizar a capacidade das crianças e jovens com relação a sexualidade está vinculado a diversos fatores, por esse motivo essa dissertação propõe pensar a Educação Sexual pautada no tripé: reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar, todos, como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo correlacionar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a sexualidade com os componentes desse tripé a fim de traçar prerrogativas sobre a Educação Sexual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica dos últimos três anos (2020-2023) e seleção dos artigos após interseção das palavras chaves: "formação docente", "reestruturação do currículo", "gestão escolar" e " educação sexual" totalizando em treze (13) artigos. Em seguida, para a análise dos dados utilizou-se as etapas metodológicas da técnica de Laurence Bardin que contempla a préanálise, a exploração do material, tratamento dos resultados e inferências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do tripé da educação em sexualidade com base na reestruturação do currículo, do percurso docente e da gestão escolar o que permite proporcionar aos alunos uma formação específica no tocante a sexualidade tendo como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a crianças, adolescentes e jovens de forma a fornecer-lhes autonomia para: garantir a própria saúde, bem-estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais de respeito; considerar como suas escolhas afetam o bem-estar próprio e o de outras pessoas e, por fim, entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo de toda a vida.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-07T21:58:22Z
2024-06-07T21:58:22Z
2024-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/255896
http://lattes.cnpq.br/6999490805227356
url https://hdl.handle.net/11449/255896
http://lattes.cnpq.br/6999490805227356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128368728604672