Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143606 |
Resumo: | Introdução: este projeto busca desenvolver instrumentos para a superação da segregação dos alunos moradores dos assentamentos rurais- vulgarmente conhecidos como “sem-terra”.Através da arte-educação,os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental e Infantil (EMEFEI) do assentamento “Primavera”-no município de Presidente Venceslau/SP,realizarão atividades para desenvolver e aprimorar a comunicação,dificuldade observada com freqüência entre as crianças. Objetivos: usca-se o desenvolvimento do aluno a partir da dinâmica realizada,observando o progresso do educando/assentado através das atividades e levando em conta a visão de realidade.Desenvolver a criatividade dos alunos,via exercícios de diferentes técnicas artísticas,bem como suas sensibilidades estética e artística, também são objetivos do projeto.A utilização de materiais e técnicas novas(como pintura, música e poesia),busca,também,desenvolver perspectivas novas para essas crianças. Métodos: projeto utiliza-se da metodologia da arte-educação para a consecução dos objetivos.A articulação entre extensão,ensino e pesquisa se deu no próprio desenvolvimento da metodologia didática,pois esta etapa envolveu o estagiário-bolsista PROEX e as professoras da EMEFEI do assentamento, tanto na busca de conhecer,quanto na adaptação dos conteúdos programáticos ao formato da arte-educação.A primeira etapa do projeto foi a de levantamento de dados acerca da realidade dos assentamentos e sobre as técnicas artísticas a serem posteriormente trabalhadas em sala de aula. O levantamento da realidade empírica se deu em conjunto com um projeto de pesquisa que a FCT/Unesp realiza na mesma área. Resultados: foi elaborado um plano de atividades,com exercícios de diferentes técnicas artísticas(desenho,pintura,redação, música,teatro),para a aplicação junto aos alunos da pré-escola e da 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental da escola do assentamento. Esse plano,em execução no segundo semestre de 2005,prevê 9 encontros de atividades,com 5 horas cada.Além dos exercícios supracitados,haverá a participação/apresentação de dois grupos teatrais ligados à Unesp e uma finalização do trabalho com a apresentação de peça teatral montada pelo grupo da EMEFEI. Como resultados preliminares,tem-se o fato da escola assumir o projeto de extensão da Unesp,reservando horário letivo para a realização das atividades.A coincidência da proposta do projeto com a escolha de um tema artístico(“o circo”)para ser trabalhado transversalmente na escola facilitou essa integração projeto da Unesp– escola do assentamento.Os encontros e as atividades são ministrados e formulados pelo estagiário. |
id |
UNSP_0709e4fd8d601067fe871d2563b58a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143606 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agráriaIntrodução: este projeto busca desenvolver instrumentos para a superação da segregação dos alunos moradores dos assentamentos rurais- vulgarmente conhecidos como “sem-terra”.Através da arte-educação,os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental e Infantil (EMEFEI) do assentamento “Primavera”-no município de Presidente Venceslau/SP,realizarão atividades para desenvolver e aprimorar a comunicação,dificuldade observada com freqüência entre as crianças. Objetivos: usca-se o desenvolvimento do aluno a partir da dinâmica realizada,observando o progresso do educando/assentado através das atividades e levando em conta a visão de realidade.Desenvolver a criatividade dos alunos,via exercícios de diferentes técnicas artísticas,bem como suas sensibilidades estética e artística, também são objetivos do projeto.A utilização de materiais e técnicas novas(como pintura, música e poesia),busca,também,desenvolver perspectivas novas para essas crianças. Métodos: projeto utiliza-se da metodologia da arte-educação para a consecução dos objetivos.A articulação entre extensão,ensino e pesquisa se deu no próprio desenvolvimento da metodologia didática,pois esta etapa envolveu o estagiário-bolsista PROEX e as professoras da EMEFEI do assentamento, tanto na busca de conhecer,quanto na adaptação dos conteúdos programáticos ao formato da arte-educação.A primeira etapa do projeto foi a de levantamento de dados acerca da realidade dos assentamentos e sobre as técnicas artísticas a serem posteriormente trabalhadas em sala de aula. O levantamento da realidade empírica se deu em conjunto com um projeto de pesquisa que a FCT/Unesp realiza na mesma área. Resultados: foi elaborado um plano de atividades,com exercícios de diferentes técnicas artísticas(desenho,pintura,redação, música,teatro),para a aplicação junto aos alunos da pré-escola e da 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental da escola do assentamento. Esse plano,em execução no segundo semestre de 2005,prevê 9 encontros de atividades,com 5 horas cada.Além dos exercícios supracitados,haverá a participação/apresentação de dois grupos teatrais ligados à Unesp e uma finalização do trabalho com a apresentação de peça teatral montada pelo grupo da EMEFEI. Como resultados preliminares,tem-se o fato da escola assumir o projeto de extensão da Unesp,reservando horário letivo para a realização das atividades.A coincidência da proposta do projeto com a escolha de um tema artístico(“o circo”)para ser trabalhado transversalmente na escola facilitou essa integração projeto da Unesp– escola do assentamento.Os encontros e as atividades são ministrados e formulados pelo estagiário.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planjemaneto, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Luís Gustavo de Freitas [UNESP]Barone, Luís Antonio [UNESP]2016-09-01T13:58:13Z2016-09-01T13:58:13Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject058application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 058http://hdl.handle.net/11449/1436062005-058-dias.pdf7387083975795268PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:51:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:42:17.252483Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
title |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
spellingShingle |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária Dias, Luís Gustavo de Freitas [UNESP] |
title_short |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
title_full |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
title_fullStr |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
title_full_unstemmed |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
title_sort |
Arte-educação para crianças assentadas: cidadania e desenvolvimentos em projetos de reforma agrária |
author |
Dias, Luís Gustavo de Freitas [UNESP] |
author_facet |
Dias, Luís Gustavo de Freitas [UNESP] Barone, Luís Antonio [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Barone, Luís Antonio [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Luís Gustavo de Freitas [UNESP] Barone, Luís Antonio [UNESP] |
description |
Introdução: este projeto busca desenvolver instrumentos para a superação da segregação dos alunos moradores dos assentamentos rurais- vulgarmente conhecidos como “sem-terra”.Através da arte-educação,os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental e Infantil (EMEFEI) do assentamento “Primavera”-no município de Presidente Venceslau/SP,realizarão atividades para desenvolver e aprimorar a comunicação,dificuldade observada com freqüência entre as crianças. Objetivos: usca-se o desenvolvimento do aluno a partir da dinâmica realizada,observando o progresso do educando/assentado através das atividades e levando em conta a visão de realidade.Desenvolver a criatividade dos alunos,via exercícios de diferentes técnicas artísticas,bem como suas sensibilidades estética e artística, também são objetivos do projeto.A utilização de materiais e técnicas novas(como pintura, música e poesia),busca,também,desenvolver perspectivas novas para essas crianças. Métodos: projeto utiliza-se da metodologia da arte-educação para a consecução dos objetivos.A articulação entre extensão,ensino e pesquisa se deu no próprio desenvolvimento da metodologia didática,pois esta etapa envolveu o estagiário-bolsista PROEX e as professoras da EMEFEI do assentamento, tanto na busca de conhecer,quanto na adaptação dos conteúdos programáticos ao formato da arte-educação.A primeira etapa do projeto foi a de levantamento de dados acerca da realidade dos assentamentos e sobre as técnicas artísticas a serem posteriormente trabalhadas em sala de aula. O levantamento da realidade empírica se deu em conjunto com um projeto de pesquisa que a FCT/Unesp realiza na mesma área. Resultados: foi elaborado um plano de atividades,com exercícios de diferentes técnicas artísticas(desenho,pintura,redação, música,teatro),para a aplicação junto aos alunos da pré-escola e da 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental da escola do assentamento. Esse plano,em execução no segundo semestre de 2005,prevê 9 encontros de atividades,com 5 horas cada.Além dos exercícios supracitados,haverá a participação/apresentação de dois grupos teatrais ligados à Unesp e uma finalização do trabalho com a apresentação de peça teatral montada pelo grupo da EMEFEI. Como resultados preliminares,tem-se o fato da escola assumir o projeto de extensão da Unesp,reservando horário letivo para a realização das atividades.A coincidência da proposta do projeto com a escolha de um tema artístico(“o circo”)para ser trabalhado transversalmente na escola facilitou essa integração projeto da Unesp– escola do assentamento.Os encontros e as atividades são ministrados e formulados pelo estagiário. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:13Z 2016-09-01T13:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 058 http://hdl.handle.net/11449/143606 2005-058-dias.pdf 7387083975795268 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143606 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 058 2005-058-dias.pdf 7387083975795268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
058 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129348559962112 |