A vida de todos os dias: tempo disponível e tempo de trabalho dos professores da área de humanidades da Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcela Andresa Semeghini [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157508
Resumo: Esta pesquisa investigou uma dimensão da precarização do trabalho docente na UNESP: a redução do tempo disponível a tempo de trabalho. Para isso, perpassamos o início da universidade no Brasil até os dias atuais, sublinhando a herança da ideologia neoliberal como a expansão do ensino público, de maneira desordenada, e a privatização. Fizemos a análise histórica e crítica do tempo de trabalho e tempo disponível, além da explanação sobre o modo de organização gerencial do trabalho e a reestruturação produtiva que, juntamente com a ideologia neoliberal, redesenharam a atividade intelectual e, em especial, a docente, principalmente no que se refere a cobrança por resultados que sejam visíveis e quantificados. Verificou-se que a restrição de tempo disponível do docente gera a precarização do trabalho e, danos a sua saúde física e mental; além de adentrar no seu tempo que deveria ser não apropriado. O objetivo da pesquisa foi averiguar a articulação entre tempo de trabalho e tempo disponível e o modo de organização do tempo dos professores da Área de Humanidades da UNESP. Analisou-se a forma de ser do trabalho, o cotidiano do docente na Área de Humanidades e as condições salariais, inovações tecnológicas, organização do trabalho e modos de gestão do trabalho docente nos últimos 12 anos, visto que no ano de 2003 iniciou o processo da terceira expansão desta Universidade. Os impactos das condições objetivas do trabalho docente sobre a utilização do tempo de trabalho e do tempo disponível dos professores, na vida de todos os dias e na saúde do trabalhador é notória. O método de pesquisa de orçamento do tempo foi utilizado para aferir o modo de organização do tempo disponível dos professores, baseando-se em pesquisa bibliográfica, observação direta, e aplicação de questionário semi-aberto e fechado e empregos de materiais documentais que permitem estabelecer relatos específicos e medidos de modo como dispõem de seu tempo.
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